Navegando por Palavras-chave "Traffic"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Adaptação transcultural e mensuração da validade e confiabilidade do Functional Capacity Index (FCI)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-08-31) Yamada, Marina Peixe [UNIFESP]; Whitaker, Iveth Yamaguchi [UNIFESP]; Zanei, Suely Sueko Viski [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8404189458594038; http://lattes.cnpq.br/4954772252354513; http://lattes.cnpq.br/7743557129893916; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: adaptar culturalmente para o português e validar o instrumento de medida de capacidade funcional, o Functional Capacity Index (FCI), à realidade brasileira e verificar as propriedades psicométricas, confiabilidade e validade do instrumento adaptado em pacientes com lesões traumáticas um ano após o acidente de trânsito. Método: pesquisa metodológica que envolveu tradução/retrotradução, adaptação transcultural, incluindo-se avaliação semântica, idiomática, conceitual e cultural e validação do FCI. A versão final foi aplicada a um grupo de pacientes vítimas de trauma após um ano da alta hospitalar. Para verificar a confiabilidade foi utilizado o Coeficiente Alfa de Cronbach. Para a avaliação da validade de construto discriminante comparou-se dois grupos, caso e controle. Para a validação concorrente aplicou-se o índice de Katz e para a verificação da validade convergente, o questionário Injury Severity Score (ISS). Resultados: Após a tradução do instrumento, do total de 58 itens avaliados, oito (13,8%) não apresentaram concordância entre os tradutores. Na retrotradução, seis (10,3%) apresentaram palavras diferentes do original, porém com significados semelhantes. Na avaliação pelo comitê de especialistas, cinco itens (8,6%) não alcançaram a taxa de concordância maior que 90,0%. Após a aplicação do instrumento final, a consistência interna de todos os domínios que compõe o FCI, verificada pelo Alfa de Cronbach, mostrou-se aceitável (? ? 0,7); os valores do FCI correlacionaram-se de forma moderada e significante com os valores do índice de Katz (r = 0,387 e p = 0,006); observou-se que não houve correlação significante entre os escores ISS e FCI (r = - 0,118 e p = 0,415); os valores do FCI foram estatisticamente maiores no grupo caso em comparação ao grupo controle (p<0,001), confirmando a validade de critério discriminante. Conclusão: A adaptação transcultural do instrumento de avaliação da capacidade funcional, FCI, para o português do Brasil, aplicado às pessoas que sofreram acidente de trânsito um ano após a alta hospitalar, permitiu concluir que o instrumento final mostrou resultados satisfatórios quanto à confiabilidade. Em relação à validade, os resultados quanto à validade de critério concorrente e de construto discriminante indicaram resultados favoráveis a sua utilização.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre a psiquiatrização e a criminalização das relações de adolescentes com drogas: recolhendo elementos para forjar caminhos rumo à proteção ao trabalho infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Silva, Yanca Almeida [UNIFESP]; Surjus, Luciana Togni de Lima e Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8786999221233177; http://lattes.cnpq.br/7445885428074400; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A adolescência é uma importante fase da vida, onde concentram-se grandes transformações biopsicossociais que podem ser geradoras de inseguranças e instabilidades. Os desejos de autonomia e de diferenciação do núcleo familiar, influência midiática, e experiências marcadas por interseccionalidades de raça, gênero e classe social, podem se apresentar como constrangimentos para a construção da identidade social, explicitando as disparidades entre a realidade e seus planos para o futuro. Associado à exposição a situações de pobreza, abuso ou violência, o envolvimento com drogas pode favorecer o estabelecimento de situações conflitivas com as leis vigentes. O tráfico de drogas por adolescentes se situa na ambiguidade jurídica entre, de um lado, os marcos legislativos que definem os atos infracionais (Estatuto da Criança e do Adolescente e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) e, de outro, a regulamentação internacional e nacional que o localiza entre as piores formas de trabalho infantil (Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho e Decretos 178/1999, 3597/2000 e 6481/2008). Este estudo exploratório teve como objetivo compreender os principais atravessamentos que sustentam o envolvimento de adolescentes no tráfico de drogas como ato infracional, por meio do delineamento do perfil socioeconômico e cultural de adolescentes submetidos a medidas socioeducativas, explorando dimensões que possam evidenciar as contradições sobre tal questão. A revisão de literatura foi sistematizada em três eixos temáticos: as determinações sociais nos processos saúde-adoecimento - dos riscos da psiquiatrização ao extermínio da juventude; medidas socioeducativas - criminalização da pobreza, seletividade penal e fracasso do sistema; o trabalho - sobrevivência, pertença e exploração. Estes eixos explicitam as características de desigualdade social que submetem meninos negros e pobres a uma lógica de punição e extermínio. Ainda não há na literatura cientifica uma problematização da questão do tráfico ser considerado exploração do trabalho infantil, mas algumas produções técnicas explicitam a ambivalência legal no Brasil, trazendo subsídios para sustentar novas ações e investigações acerca da temática. A autorização de familiares e assentimento dos adolescentes ao uso de suas informações processuais disponíveis no sistema informatizado se mostrou inviável.
- ItemSomente MetadadadosHomocysteine and cysteine concentrations are modified by recent exposure to environmental air pollution in São Paulo, Brazil(Elsevier B.V., 2009-10-01) Abe, Karina Camasmie [UNIFESP]; Brandao, Leticia de Campos [UNIFESP]; Aguilar Calegare, Bruno Frederico [UNIFESP]; Tufik, Sergio [UNIFESP]; Nascimento Saldiva, Paulo Hilario do; D'Almeida, Vania [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP)Millions of people worldwide are affected by anthropogenic air pollution derived from the combustion of fossil fuels. in this work, we tested the effects of fetal, lactation and post-weaning ambient air pollution exposure on total homocysteine (tHcy) concentrations and on a downstream pathway element, the plasma cysteine (Cys) concentration. Two similar exposure chambers (polluted and filtered chamber) were located near an area with heavy traffic in São Paulo, Brazil, and male Swiss mice were housed there from the pre-natal period until 3 months of age. Groups during fetal, lactation and adult periods of exposure were apportioned, and tHcy and Cys plasma concentrations were assessed when the animals were 3 months old. in our study, both the tHcy and Cys concentrations were decreased in groups that spent their final stage of life in polluted chambers, suggesting recent alterations in tHcy and Cys concentrations due to air pollution exposure. the possible relationship of these data with cardiovascular dysfunction is still a matter of controversy in animals; nevertheless, epigenetic mechanisms emerge as a possible issue to consider in the investigation of the link between air pollution and Hcy measurement. (C) 2009 Elsevier Inc. All rights reserved.
- ItemSomente MetadadadosPacientes com lesões traumáticas decorrentes de acidentes de trânsito: análise do tempo de permanência na sala de emergência(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-04-25) Aguiar, Katiuscia Larsen De Abreu [UNIFESP]; Whitaker, Iveth Yamaguchi [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objectives: To characterize patients with traumatic injuries due to traffic accidents admitted to emergency room (ER), analyze the length of ER stay up to the referral to operating room, intensive care unit (ICU), or hospital wards, and verify the association of length of ER stay with age, gender, type of traffic accident, day period of incident, type of prehospital care (PHC), amount of computed tomography (CT) scan undertaken, time up to cranial CT, number of specialists, injury and trauma severity, length of hospital and ICU stay, complications, type of hospital discharge, recovery after hospital discharge, and readmission. Method: Prospective cohort study for the follow-up of patients with traumatic injuries due to traffic accidents, since their admission into the ER up six months after hospital discharge. Data from patients admitted to ER due to traffic accidents aged more 14 years old in 2015 were included in the sample. Kruskal-Wallis, Chi-square, or likelihood-ratio tests were used to observe the association between length of ER stay and study variables, considering a 5% significance level and a 95% confidence interval. Results: The sample included 327 patients of which 82% were men, mean age was 34 years, primarily (58.7%) affected by motorcycle accidents, 97.2% suffered minor, moderate, and serious injuries. The length of ER stay mean was 4.8 hours. The longest length of ER stay was associated with the time for undertaking cranial CT scan (p=0.0039), trauma severity (anatomical p=0.0056 and physiological p=0.0141), and complications (p=0.0241). Among those who stayed in the ER for up to two hours, the highest percentage (37.1%) was referred to the green sector (p<0.0001), and was associated with motorcycle accidents (p=0.0147) and basic support (p=0.0478). Conclusion: The length of ER stay of patients with traffic accident injuries was 4,8 hours in average. It was associated with factors indicating trauma severity. Severe patients were observed in longer ER time intervals than those with lesser severity. Considering the high demand of patients in emergency department and for the therapeutic and monitoring needs of critically ill patients to be met at a time and place appropriate to their conditions, the organization of hospitalized patient flow should be part of health public service management agenda.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tráfico de aves em território brasileiro: uma revisão(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-18) Almeida Junior, Jairo Menezes [UNIFESP]; Neiman, Zysman [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6435341856481082O tráfico de animais gera de 10 a 20 bilhões de dólares por ano, sendo classificado como a terceira atividade ilícita mais lucrativa do mundo (ficando atrás de tráfico de narcóticos e armas). O Brasil, por ter uma biodiversidade muito rica, é alvo de uma constante exploração desde o seu descobrimento no século XV até os dias atuais, sendo considerado como um dos países que mais sofre nesse aspecto. Dentre as mais variadas ordens de animais que são traficadas anualmente, vale-se destacar uma em especial: as Aves. Devido à beleza de suas cores, são animais muito visados e, tradicionalmente, os mais comercializados no país. O tráfico no Brasil possui viés fortemente social, com predominância de caça e venda de animais majoritariamente em regiões mais vulneráveis do país, tornando-se, assim, meio de sobrevivência de cidadãos econômica e socialmente fragilizados. Por se tratar de uma atividade ilícita, há uma forte carência de dados disponíveis sobre o assunto, principalmente se tratando de abrangência nacional. Portanto, o objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica e histórica, com base nos dados já disponíveis na literatura, sobre tráfico de Aves no Brasil. Alguns dados foram obtidos com base em outros trabalhos de levantamento bibliográfico, porém, é difícil mensurar com exatidão os números reais. Ainda, pôde-se observar que as Aves são o grupo mais recebido por CETAS de todo o Brasil, com a ordem dos Passeriformes sendo a mais procurada pelo comércio ilegal. Aliado a problemas estruturais, como a dificuldade de fiscalização da fronteira, desigualdade social e a grande dificuldade em obter dados conclusivos sobre a atividade, o comércio ilegal é um problema socioeconômico e ambiental complexo que está longe de ser completamente sanado.