Navegando por Palavras-chave "Sagrado"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre o Tejo e o Reno – linguagem, poesia e pensamento em Martin Heidegger e Alberto Caeiro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-06-17) Teixeira, Lucas Carvalho Lima [UNIFESP]; Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThe aim of the present work is to reconstruct and analyze, in the way of a parallel study, three pre-selected fundamental axes that, for us, would make possible an articulation between the thinking of Martin Heidegger and the poetry of Alberto Caeiro, the head figure among the so called hereronyms attributed to Fernando Pessoa. These three axes consist in three major themes that Heidegger and Caeiro dealt with, namely: the question concerning the human position in the world, the question concerning the nature of language and the question concerning the place and meaning of the sacred. The parallelism that is adopted hier as a method will make the Heideggerian and Caeirian projects confront each other around the same issues, so that, in the end, in the part entitled (in)conclusive Interludes, we seek to outline possible confluences and divergences between them.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A poesia de Herberto Helder: entre o sagrado e o erotismo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-10) Damião, Solange [UNIFESP]; Lachat, Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3500335089443803; http://lattes.cnpq.br/0671857631506461Essa pesquisa propõe uma análise reflexiva da obra poética de Herberto Helder, observando o processo de criação na sua poesia, bem como, a relação entre os aspectos do sagrado e do erotismo na representação do corpo. Constata-se que a poesia herbertiana encontra-se numa dialética com o corpo que busca pela transcendência, tornando-se o espaço apropriado para a materialização do desejo. Logo, a investigação do tema acabou por constituir, enfim, suporte para o estudo da produção das obras, percebendo-se que a alteridade corporal no processo de criação não se manifesta apenas na poesia, mas também na forma de composição do escritor. Observa-se, então, que na escrita do autor, há uma potência erótica que será essencial para a sua criação poética, sendo desconstruída pelo sentido da palavra, ao mesmo tempo em que se relaciona com o corpo. Deste modo, a hipótese que se lança é de que o erotismo impõe uma violência contra a palavra e o corpo, sendo necessário para o trabalho de criação. Neste sentido, nossa busca é pela presença do erotismo nas obras de Herberto Helder, privilegiando os textos onde se encontra a imagem da criação, hipótese que exigirá a revisão de determinados pressupostos teóricos empregados na literatura portuguesa contemporânea.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As relações de gênero no espaço votivo grego: estudo do friso contínuo do Partenon na sociedade Ateniense Séc V a.C.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-20) Santos, Ailton Ferreira [UNIFESP}; Baumgarten, Jens Michael; http://lattes.cnpq.br/1801238997224040; http://lattes.cnpq.br/1706607677525184Resumo Na Grécia Antiga, a mulher ateniense situava-se aquém dos direitos da pólis. A ridicularização da imagem feminina em Atenas encontrava no teatro sua maior expressividade, tendo como território fértil as tragédias e comédias. Ao realizar um aprofundamento bibliográfico sobre a ação política do feminino na pólis, constituindo assim um manancial teórico que evidencie onde, o respectivo feminino enquanto contexto de cidadã, se apresenta no parâmetro relacionado aos hábitos religiosos e cívicos na qual estavam inseridas, concebendo assim, uma desconstrução do entendimento do papel da mulher na sociedade ateniense, realizo uma conexão à materialidade da escultura arquitetônica do Friso Contínuo do Partenon, corpus da presente pesquisa. A partir da leitura da narrativa visual do respectivo Friso, tendo a imagem figurada do cerimonial do Peplos como referencial da escultura arquitetônica, elaborei a concepção hipotética de que a mulher foi representada como defensora da cidade de Atenas e que a personagem infantil no rito da dobra presente na imagem é feminina, uma vez que percebo a ênfase em sua importância no âmbito religioso cívico, e por ser considerada um veículo justo de questionamentos contemporâneos no contexto científico. Ao estabelecer a materialidade dos acontecimentos votivos numa narrativa escultórica embasada num contexto do seu período, os arquitetos e escultores o fizeram inserindo mulheres diligentes em suas obras, responsáveis por participar efetivamente nos âmbitos sagrados relacionados aos templos e demais espaços e tempos da vida cotidiana em Atenas, que impactaram na estruturação da vivência ateniense. Com a lei de Péricles, instituída no período compreendido em meados do Séc. V a.C., foram as respectivas mulheres diligentes que possuíam a responsabilidade de reproduzir citadinos da pólis ateniense, colaborando para a conservação da logicidade do contexto democrático na antiguidade clássica. Em minha proposição, o escultor concebe a interface operante do feminino no espaço votivo exatamente porque ele estava apoiado na fundamentação da propagação da cidadania. Pautado na reflexão e no conceito analítico do manancial teórico e na História de Gênero, proponho a compreensão da requisição específica das mulheres na sociedade de Atenas do Séc. V a.C., pelo questionamento das vinculações entre o feminino e o masculino, a materialidade escultórica arquitetônica do Peplos através do contexto sagrado e a tecelagem, destarte evidenciar o provável papel feminino diligente na pólis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O sagrado em Arthur Bispo do Rosário(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-30) Martins, Maysa; Ferreira, Carolin Overhoff; http://lattes.cnpq.br/1735199899378409; http://lattes.cnpq.br/0403773007978445Ao longo de mais dos mais de cinquenta anos internado em instituições psiquiátricas, Arthur Bispo do Rosário construiu e costurou mais de 800 objetos com o intuito de estabelecer um elo entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos, entre as coisas existentes no mundo material e no mundo espiritual. A despeito da sacralidade atribuída por Bispo à sua própria existência, assim como da agência e da função sagrada que atribuía a todos os seus objetos, suas criações foram incorporadas ao universo institucional e à cronologia das artes modernas e contemporâneas ocidentais, passando assim a serem interpretadas através das lentes dos discursos da psiquiatria, do interesse da arte ocidental pelo inconsciente e pelo “primitivo”, ou ainda, em relação às experiências formais estéticas de artistas modernos europeus e americanos. Dessa maneira, ao demonstrar a colonialidade e o racismo implícitos neste encerramento de Bispo dentro das categorias do pensamento moderno-ocidental, essa dissertação se volta para as epistemologias africanas Bantu e Nagô, assim como seus desdobramentos nas religiosidades afro-brasileiras e no catolicismo negro no Brasil, em busca não apenas de continuidades africanas plásticas ou formais, mas de um deslocamento epistemológico, metafísico e temporal capaz de nos apontar em direção a outras possibilidades de apreensão das criações de Bispo do Rosário