Navegando por Palavras-chave "Refugee"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção do questionário para levantamento de Características Comunicativas no Aprendizado Compulsório da Língua de Acolhimento - QCALAc(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Alves, Amália Helena Amaral [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Furuie, Raquel de Aguiar [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5833015430638063; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/5373530967308300; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Diz-se refugiado aquele que foi obrigado a sair de seu local de origem e migrar para outro, devido a perseguições políticas, religiosas, raciais, étnicas, de nacionalidade e/ou conflitos armados e grave e generalizada violação de direitos humanos (ACNUR, 2020). O Brasil foi considerado pioneiro internacional na proteção dos refugiados pela ACNUR. Porém, barreiras linguísticas, geralmente, são enfrentadas no início do processo de acolhimento e, assim, salientam dilemas já vividos por essa população. Não há trabalhos que investiguem essas barreiras enfrentadas durante o aprendizado compulsório da Língua de Acolhimento (LAc). Objetivo: Elaborar um questionário que permita investigar características comunicativas do aprendizado da LAc de pessoas adultas refugiadas, com tempo de 0 a 12 meses de permanência no município de São Paulo, que não tenham o Português como língua materna. Método: Este projeto, de estudo prospectivo, foi submetido ao CEP-UNIFESP/EPM (CAAE 37282820.2.0000.5505) e aprovado sob o número: 4.458.957. Com base em pesquisa bibliográfica identificaram-se os principais fatores associados à qualidade de vida e as barreiras de comunicação que pessoas refugiadas recém-chegadas ao Brasil podem enfrentar. Para identificar as situações em que a falta de conhecimento do idioma pode ser um impeditivo, foram criados 08 domínios para os questionamentos (trabalho, social, saúde, educação, transporte público, acesso a produtos, eventos culturais, espaços religiosos). Vinte e nove questões, agrupadas, foram apresentadas a duas diferentes bancas de consenso, de juízes que as analisaram quanto às características linguísticas e sociolinguísticas (fonoaudiólogos pós-graduandos) e a coerência entre as questões e os domínios definidos e destes com o objetivo do estudo (dois docentes da UNIFESP) para análise linguística e da coerência. Desde a 1ª. versão, 13 questões foram modificadas em sua estrutura gramatical e 01 questão foi adicionada. Resultados: Trinta questões compuseram a versão final do Questionário de Características do Aprendizado da Língua de Acolhimento – QCALAc, já preparado, em sua versão final para coleta de respostas por meio de escala Likert, variando de 1 a 5, sendo 1 equivalente a resposta “nunca” e 5 a “sempre”. A última versão do QCALAc, está disponível em 04 idiomas (inglês, francês, espanhol, árabe), além do Português Brasileiro, em que foi elaborado, no Google Formulários de forma a facilitar a resposta do participante. Conclusão: o QCALAc foi elaborado e após modificações foi aprovado em seu formato de 30 questões sobre identificação e contextos comunicativos disponibilizadas em 05 idiomas. Espera-se que este estudo contribua para o desenvolvimento de futuras pesquisas sobre a comunicação dos refugiados no Brasil, em diversas áreas do conhecimento. Os resultados encontrados também poderão auxiliar, com informações, cursos de Português para estrangeiros refugiados a entenderem suas características de comunicação e necessidades relacionadas.
- ItemSomente MetadadadosO lugar do suicídio na sociedade: trajetórias de vidas anônimas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-06-28) Jabur, Sergio Marques [UNIFESP]; Marquetti, Fernanda Cristina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present research deals with suicide as a social phenomenon as opposed to the hegemony of medical discourse. The semantic dispute over the suicide discourse has been going on since the nineteenth century. The aim of the present study is to analyze the trajectories of individuals who sought or thought about their own death, and their experiences with the phenomenon of suicide. The bibliographic review led us to adopt the concept of liquid modernity of the sociologist Zygmunt Bauman as a basis for the understanding of suicide as a social phenomenon. Our starting hypothesis was to reflect whether there would be an interference of liquid times in people's daily life to the point of influencing the thought of death. The current time, described as liquid, was strongly influenced by the failure of the illuminist modernity project, by individualism, by the dissolution of utopias, and also by the strong impact of industrial and technological revolutions. The process of globalization, at the end of the last century, culminated in the fragmentation of institutions, the melting of social structures, and also the disengagement of individuals - living their identity crises. The research is qualitative in which the design is formed by interviews with people older than eighteen years. We use the instruments of the timeline to trace the trajectory and memories of the subjects as well as to work with their narratives whose analyzes occurred at the interface between liquid modernity and its displacements. The main finding of the research was the refugee status of the subjects; the semantics of the word, here discussed, is related to the state of drift, invisibility and nonbelonging. The person who thinks about suicide has no place in society and lives a constant crisis of identity. The unfoldings of the research, in terms of preventive action, indicate the need to invest in social relations, represented by micropolitics as opposed to oppressive macropolitics; and therefore a reconstruction of social structures.