Navegando por Palavras-chave "Proteção social"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ajuste de curvas aplicado aos dados de acidentes de trânsito em São Paulo: uma análise da viabilidade do seguro DPVAT(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-14) Santos, Luana Gabriela dos [UNIFESP]; Garcia, Raphael de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1108249683067698A medida provisória nº 904 de 2019 previa a extinção do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), a partir do dia 1 de janeiro de 2020, todavia, o documento não foi aprovado e o seguro permanece ativo. Dadas as circunstâncias, os estudos tratados neste Trabalho de Conclusão de Curso são voltados para o funcionamento do DPVAT, bem como a incidência de acidentes envolvendo veículos automotores em São Paulo, com o propósito de avaliar a ocorrência de impactos aos segurados caso o seguro supracitado seja, de fato, cancelado futuramente. Nesta produção foram utilizadas técnicas de Ajuste de Curvas pelo Método dos Quadrados Mínimos, para avaliar a curva de tendência dos acidentes de trânsito passíveis de indenizações pelo seguro, e realizar projeções futuras desses sinistros. Os dados dos incidentes de trânsito foram obtidos a partir do sistema do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) denominado TabNet, mantido pelo Ministério da Saúde. Os resultados logrados demonstraram que a quantidade de acidentes tende a alcançar valores expressivos, de modo que o cancelamento do seguro DPVAT seria prejudicial para a população.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Proteção social como direito: uma avaliação sociopolítica do benefício de prestação continuada (BPC)(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Santos, Bianca Sacramento dos [UNIFESP]; Vazquez, Daniel Arias [UNIFESP]; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774786Y6&tokenCaptchar=03ANYolqtxPZy8ZXGEMAEaODT_xVUik4tS8GJzxWLENO4x7a0t2LjqacDNmsGXlVwRlwd0BElkoD6rtDneLHA9HjUlqPMhOLzz00Mz7cJw8zoOiJP0uteUcRGIdcrwzn6t6Plaf1c9kh_0QuqjsIx08or2KKiywqSypBMe1K2wVZfASKgEDJ-8XDgRTmPqOnGTQVyGyPLG-UxyR7f2h6cNDNDgXj5jOWnlVfzH0IpOckEz-1wmYjIXBk5265tCNXbQ5md9HWLHhxAKt7Dif2v-ii72TcsSvd-VOyv0TCP8mfrziu3-Pcfq2l7KbS8W6QfzSNEiWIh-b_WmB6BpZ6D0iMkK_3wLT_GERRjTBwG6HpfZGbFKyGXHSb0YYq9EaAMOaTIQ03JSEOscU5NN8cGcQP_2gTUfwM4BkkbCUFqbaC0y7Q9UQwJT52HzoZdEf0i790lt6ZDmWy5E8Pe3pogTGu-7EhRK2TLNXb9MQeQDWCLuZ79nhgTw05OKb6RdATnJuMre9Iu3HvuZZid--klRkb9ty_jiT5jHm_rnOlci4_FxhKJ57jRqxpeU7E0aCjA7SFA_9MJIEWbA1rD9Doiwchm1abjAA7-D3wO Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito social previsto pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS, cujo enfoque é a proteção social para idosos e deficientes físicos com renda per capita de até ¼ de salário mínimo. Este trabalho analisa o papel do BPC no combate à pobreza e às desigualdades sociais, visando compreender o ordenamento jurídico-institucional do programa, seu processo de implementação e a evolução da cobertura do programa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Retratos da informalidade: a fragilidade dos sistemas de proteção social em momentos de infortúnio(ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2011-03-01) Cockell, Fernanda Flávia [UNIFESP]; Perticarrari, Daniel; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de São CarlosThe research has as the objective to study the strategies and social networks used by informal workers in misfortune situations. We interviewed sixteen workers of the buildings' construction sector of São Carlos (São Paulo, Brazil). We tried to understand how they deal with working capacity reduction inside a precariousness context and how they perceive these situations. The qualitative analysis shows that most of them have financial difficulties to acquire private forms of protection. We could infer that informal social networks are essential for them deal to periods of working incapacity. Moreover the nuclear and extended family supports and religious networks are predominating.
- ItemAcesso aberto (Open Access)SUAS HISTÓRIAS: narrativas de mulheres usuárias de um CRAS na cidade de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-17) Nagao, Carolina Linhares [UNIFESP]; Surjus, Luciana Togni de Lima e Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8786999221233177; http://lattes.cnpq.br/6660163469014006A assistência social foi afirmada, na Constituição Federal de 1988, como um direito social e se constituiu como política nacional em 2004, com a criação do SUAS. A efetivação desse direito, porém, tem sido atravessada pelas características históricas do Brasil, como a acentuada desigualdade social, o racismo estrutural e a cultura do assistencialismo. O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, que teve como objetivo compreender quais as reverberações da política de assistência social na vida das usuárias de um CRAS no município de Santos-SP. Foram realizadas entrevistas narrativas com cinco usuárias do CRAS Nova Cintra. A análise foi realizada com base em quatro categorias, elaboradas a partir das narrativas: 1. Território; 2. Mulheres; 3. Raça e 4. Relação com o SUAS. Os resultados apontam para o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único como portas de entrada para o reconhecimento e acesso a direitos. Se destaca também a potencialidade da escuta, do acolhimento e dos grupos para o fortalecimento de vínculos no território e o papel do CRAS na articulação da rede de políticas públicas. Fica indicado, ainda, a presença mais ativa no território e o controle social como caminhos a serem fortalecidos e a necessidade de se questionar a persistência de certas práticas de tutela e controle na relação estabelecida pela política com os usuários atendidos.