Navegando por Palavras-chave "Programação"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de um sistema gerenciador de senhas com Arduino e novo Sistema de Gerenciamento do Atendimento (SGA)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-16) Santos, Bruno Malosti dos [UNIFESP]; Musa, Daniela Leal [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8606503911561836No cotidiano de muitas empresas, o atendimento ao público é essencial para o negócio. Entretanto, é necessário que haja maneiras de organizar o atendimento, gerando o mínimo possível de filas. Assim, a presente monografia sugere alternativas de baixo custo, para popularizar o acesso às tecnologias que realizam o gerenciamento de atendimentos, filas ou prestações de serviços. As alternativas se baseiam em um software de domínio público, denominado SGA (Sistema de Gerenciamento de Atendimentos), e uma metodologia para o desenvolvimento de um totem, com auxilio de uma placa de prototipagem (Arduino). Além da possibilidade de confecção do totem, também é proposto a utilização de um tablet para realizar esse serviço. Finalmente, é apresentada uma discussão sobre as tecnologias existente no mercado e seus custos, comparado-as com a solução proposta pelo projeto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo da série histórica do Nível Médio do Mar, sua relação com clima e ocupação urbana(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-06) Amancio, Luiza dos Santos [UNIFESP]; Martins, Fernando Ramos [UNIFESP]; Costa, Rodrigo Santos; http://lattes.cnpq.br/2669917809806669; http://lattes.cnpq.br/9012359647335296; http://lattes.cnpq.br/7212940910036701; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Uma das preocupações envolvendo as mudanças climáticas e as cidades costeiras diz respeito aos impactos ocasionados pelo aumento do Nível Médio do Mar (NMM). De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), é esperado que o nível médio do oceano seja elevado entre 0,18 m e 0,59 m até 2100 devido ao aquecimento global, resultado da intensificação do efeito estufa. Sendo esse um valor generalista, a posse de dados que reflitam a realidade local e atendam as demandas de gestão se torna necessária. O NMM pode ser obtido através da modelagem de dados de satélite e medidores de maré, restringidos a uma parte específica do globo com auxílio de programação em linguagem Python, podendo, assim, ser traduzido em informações relevantes para a população e tomadores de decisão. As análises de uma base de dados global para o NMM de Bertioga, cidade localizada no litoral do estado de São Paulo, indicaram aumento de -0,039 m em 1950 para +0,048 m ao final de 2009. O teste estatístico de Mann-Kendall retornou tendências positivas para as décadas de 1990-1999 e 2000-2009, validadas pelas leituras de marégrafo de Cananéia-SP. Confirmada até aqui as previsões divulgadas pelos órgãos internacionais, se mostra imperativo que Bertioga desenvolva estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas, sendo proposto um modelo base que tem como ponto central a integração, desde a redação dos projetos até sua execução.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Papert: programação e a busca por um plano de aulas construcionista(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-12) Prado, Claudiane Oliveira do [UNIFESP]; Souza, Renato Marcone José de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8984902656508635; http://lattes.cnpq.br/2853323718300636A utilização da programação nas propostas pedagógicas não é um assunto novo e aumentou consideravelmente nos últimos anos, mas ainda necessita de aprofundamento nas práticas pedagógicas e reflexões sobre sua integração ao currículo, principalmente no ensino fundamental inicial. A presente pesquisa busca unir o potencial da programação e o interesse que o uso de tecnologia exerce nos alunos, para, a partir desse cenário investigativo, refletir sobre os potenciais e as limitações dessa prática pedagógica. Foi realizada pesquisa de natureza qualitativa em escola de São Bernardo do Campo, com alunos do quarto ano do ensino fundamental. Os dados foram obtidos por meio de observação das aulas, por depoimentos, por entrevistas, por informações registradas em áudio, vídeo e escritas. Para a elaboração do plano de aulas, foi estudada a obra de Seymour Papert, tendo o construcionismo como princípio norteador da proposta. Um desafio que surgiu foi como avaliar essa prática pedagógica, de forma alinhada com as ideias do autor. Não tendo encontrado na literatura a visão de Papert sobre avaliação, foi realizada entrevista com Ann Berger Valente (Apêndice A), que contribuiu relatando suas observações e suas conversas com o pesquisador. Com este trabalho pretende-se contribuir com as discussões sobre o tema e refletir sobre as práticas pedagógicas que possibilitam a elaboração e a execução de um projeto dos alunos, incentivando o protagonismo e a resolução de problemas. Observou-se a possibilidade de trabalhar conteúdos matemáticos, aliados à programação, com crianças em um contexto de pandemia e como avaliar esse tipo de trabalho pedagógico.
- ItemSomente MetadadadosStatus Da Vitamina D E Repercussão Na Modulação Da Via Do Nf-"B Na Placenta E Nos Parâmetros Clínicos E Antropométricos Neonatais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-03-23) Momentti, Ana Carolina [UNIFESP]; Pisani, Luciana Pellegrini [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Background. Vitamin D has been widely recognized for its role in modulating inflammation and immune system, being associated with placental inflammatory process, and fetal and neonatal clinical complications, but it still to be more elucidated. Aim. To investigate the possible changes in the placental inflammatory parameters induced by insufficient and deficient maternal vitamin D status in relation to the adequate status, and the repercussion in the clinical and anthropometric neonatal parameters. Methods. Puerperal women with single fetus without obstetric pathologies and/or complications were recruited to study. Serum 25(OH)D was measured in the first 48 hours after delivery, and the participants were classified according to vitamin D status: AD - adequate vitamin D status (control group); INS - insufficient vitamin D status; DEF - deficient vitamin D status. The placenta was collected after delivery. Maternal and neonatal data were obtained in the participants’ medical records. TNF- α, IL-10, MCP-1 and IL-10/TNF-α ratio protein contents and phosphorylated subunit of NF-κB p50 and TNFR1 protein expression were determined in placenta by ELISA and Western Blotting, respectively. Results. Vitamin D status demonstrated no association with placental inflammatory and neonatal parameters. A positive correlation (r= 0.03; p<0.05) was observed between maternal serum 25(OH)D and calcium. Conclusion. Our results do not exclude the possibility of maternal vitamin D inadequacy having influence on the development of future adverse events especially on the offspring. Further researches are needed to improve understanding of the determinants and the impacts of immunologic transition on the maternal-fetal dyad in a normal pregnancy.