Navegando por Palavras-chave "Problemas"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Orientações para uso de problemas nas aulas de matemática em tempos do movimento da matemática moderna(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-01) Oliveira, Carlos Henrique da Silva [UNIFESP]; Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7883451343333340Entre as décadas de 1950 e 1970, um novo movimento fez com que o modo de ensinar matemática mudasse, o Movimento da Matemática Moderna. Neste movimento, os alunos passaram a aprender teoria de conjuntos, estruturas e lógica matemática já nos anos iniciais. No Brasil, os professores precisaram se atualizar, e assim, foram criados cursos como Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio e o Grupo de Estudos em Ensino de Matemática. No entanto, havia outras formas das quais os professores utilizavam para se manterem atualizados e prepararem suas aulas, utilizando as revistas pedagógicas, que em alguns casos, como na Revista do Ensino, do estado do Rio Grande do Sul, eram publicações oficiais, pois era gerida pela Secretaria de Educação deste estado. Os trabalhos na área da História da educação matemática apontam que os problemas desempenham papel de destaque nas propostas para o ensino ao longo do tempo, e que as finalidades de seu uso, sua forma e as orientações aos professores em relação à sua utilização no ensino sofrem alterações ao longo do tempo. Sendo assim, este trabalho, na forma de pesquisa qualitativa, utilizando as pesquisas bibliográfica e documental como procedimentos técnicos, buscou analisar as orientações que as revistas pedagógicas faziam para o uso de problemas nas aulas de matemática durante o tempo em que o Movimento da Matemática Moderna esteve em um período de maior circulação de suas ideias no Brasil, e, para isso, foi feita uma busca de artigos escritos nas décadas de 1960 e 1970 no Repositório Institucional da UFSC, no acervo referente à História da educação matemática. Para este trabalho, seis artigos foram selecionados, sendo que dois foram escritos antes do domínio do Movimento da Matemática Moderna, e quatro após. A conclusão obtida foi a de que houve uma mudança na forma de propor os problemas, com a inserção do conceito de conjuntos aparecendo nos problemas já nos anos iniciais, mas, que eles ainda eram propostos utilizando elementos dos cotidianos dos alunos, uma manutenção do que apregoavam movimentos que antecederam a Matemática Moderna.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Problemas nas aulas de aritmética: orientações aos professores em manuais pedagógicos em tempos de Escola Nova(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-09) Feitosa, Renata França [UNIFESP]; Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7883451343333340; http://lattes.cnpq.br/4153477093229509Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo apresentar a análise dos manuais pedagógicos utilizados na formação dos professores do ensino primário na época da Escola Nova, buscando discutir o ensino de aritmética e identificar as orientações para o uso de problemas nas aulas de aritmética. O tema aqui apresentado faz parte de um Projeto Temático que pertencente às pesquisas desenvolvidas pelo GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, que serviram como referência inicial para o desenvolvimento da pesquisa. O período da Escola Nova foi marcado por mudanças na educação principalmente no que diz respeito à utilização de novos métodos de ensino, novos materiais pedagógicos, didáticos e literários em geral. Deste modo, por meio do estudo de pesquisas pertencentes ao GHEMAT que analisaram manuais pedagógicos e documentos oficiais da época buscou-se discutir o ensino de aritmética e identificar quais eram as orientações para o uso de problemas no ensino de Aritmética que estes materiais transmitiam aos professores que ensinam matemática.