Navegando por Palavras-chave "PNRS"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de projetos de gerenciamento de resíduos sólidos em eventos universitários: o caso da Sustentare Jr.(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-23) Câmara, Stella Hoffman [UNIFESP]; Costa, Rosangela Calado da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4638308738481562; http://lattes.cnpq.br/4992006733394898Desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Brasil depara-se com desafios para alcançar os objetivos propostos no que concerne à gestão desse tema. Entre as consequências da dificuldade na implementação efetiva da PNRS, observada, por exemplo, pela disposição inadequada de resíduos sólidos, encontram-se contaminação ambiental, impactos na saúde pública e na saúde do ambiente. Diante disso, torna-se necessário propor medidas criativas para a resolução dos problemas gerados por todos os atores envolvidos. Um dos segmentos em que se pode atuar para diminuir os impactos ambientais dos resíduos sólidos compreende o setor de eventos de diversos tipos, que geram pontualmente quantidades expressivas de resíduos, e que são muito comuns na sociedade, trazendo, então, a necessidade de administrar o que é gerado de maneira mais eficiente. Assim, a pesquisa objetivou, por meio da sistematização e análise de projetos de gerenciamento de resíduos sólidos em eventos festivos universitários realizados por uma empresa júnior, gerar informações que podem ser úteis ao aprimoramento de projetos de mesma natureza. Para isso, foi utilizada uma combinação de metodologias, envolvendo análise das etapas de elaboração e de implementação do projeto; caracterização e quantificação gravimétrica dos resíduos gerados nos eventos; realização de oficina para identificar os pontos fortes, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças (metodologia FOFA) em torno do projeto, de acordo com a perspectiva dos membros da empresa júnior que atuam ou atuaram nos projetos de gerenciamento de resíduos sólidos; entrevistas com os contratantes do serviço, para conhecer a sua percepção acerca dos projetos realizados; e questionários “on-line” aplicados entre o público participante dos eventos, a fim de investigar suas percepções sobre o projeto e como são observadas as ações implementadas pela empresa júnior. Como principais resultados, entre os pontos positivos da implementação desse tipo de projeto, estão a sensibilização ambiental de atores envolvidos no processo, o encaminhamento de mais de 400 kg de materiais recicláveis para a reciclagem e a visibilidade da empresa dentro da universidade; entre os pontos negativos, encontram-se deficiências na comunicação e nos treinamentos oferecidos, bem como necessidade de melhorias nas metodologias utilizadas nos projetos. Em conclusão, entende-se que esse tipo de projeto possui relevância social, pois contribui para que menos resíduos precisem ser coletados pelas prefeituras locais, gerando economia ao poder público e melhoria da qualidade ambiental local. Dessa forma, é importante que sejam direcionados esforços para seu aprimoramento contínuo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Resíduos sólidos e educação ambiental: análise de projetos desenvolvidos em Universidades Públicas do Estado de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-21) Araújo, Thiago Henrique Pinto de [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Garcia, Everton Viesba; http://lattes.cnpq.br/0953319823203066; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/3988561849601037Vivemos em uma Sociedade de Consumo sistematizada justamente no consumo desenfreado e na enorme exploração dos bens e serviços. O consumo exacerbado é consequência de um modelo que preza por uma produção cada vez maior, sem precedentes, no qual a natureza tem a função limitada de apenas fornecimento de matérias primas. Entre tantos impactos causados pelos hábitos da Sociedade de Consumo, a geração de resíduos (o lixo) transita entre um dos maiores. No Brasil, após mais de 20 anos de debates no Congresso Nacional, a Lei Federal nº 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que solidifica os instrumentos necessários para o avanço da gestão e gerenciamento de resíduos no país. Considerando uma das premissas da Lei, a Responsabilidade Compartilhada, e a percepção de que as Universidades são lócus privilegiados para formação cidadã e profissional, desenvolveu-se este estudo na intenção de compreender como se dão os processos de Educação Ambiental em projetos de Resíduos Sólidos desenvolvidos em Universidades públicas no Estado de São Paulo. A pesquisa de caráter bibliográfico e documental traz à tona o crescimento da quantidade de projetos desenvolvidos nas instituições e que uma parte significativa apresenta pouca ou nenhuma atividade em Educação Ambiental, o que no entendimento deste autor afeta os resultados dos projetos e sua executabilidade a médio e longo prazo.