Navegando por Palavras-chave "Middle school"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação financeira no ensino fundamental II(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-22) Akamine, Isadora [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido no segundo semestre de 2023 no curso de Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Matemática. Relata-se sobre a trajetória profissional que levou à problematização sobre a importância da Educação Financeira, especialmente para os estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa se fundamenta nos preceitos da Educação Matemática Crítica e tem como objetivo principal encontrar maneiras de trabalhar a Educação Financeira por meio de situações-problema de forma que os estudantes se tornem participantes ativos do processo de ensino e aprendizagem. O referencial teórico e metodológico da pesquisa baseia-se no princípio de que a Educação Financeira vai além do ensino de conceitos financeiros e envolve os estudantes em uma reflexão profunda sobre as implicações sociais e econômicas das decisões financeiras. Além disso, discute-se a importância da Educação Financeira no contexto das políticas públicas no Brasil e o papel da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) na promoção da educação financeira e previdenciária da população. Outro ponto abordado na pesquisa é a relação entre Educação Financeira e inflação, destacando a importância de compreender o impacto da inflação no poder de compra dos consumidores. É abordada a necessidade de incluir o conceito de inflação no ensino da Educação Financeira, especialmente considerando o contexto econômico brasileiro. Ademais, a pesquisa analisa a presença da Educação Financeira nos documentos oficiais a fim de contextualizar o histórico da Educação Financeira e sua evolução nos currículos educacionais. Por fim, propõe-se uma sequência didática para o Ensino Fundamental II, que inclui o desenvolvimento de conceitos sobre inflação, poupança, investimentos financeiros, gestão de recursos e consumo consciente, por meio de situações-problema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Miniestação meteorológica como ferramenta didática: as aprendizagens sobre climatologia dos alunos do ensino fundamental II(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-01) Brito, Rosangela Aparecida Oliveira [UNIFESP]; Viana, Hélio Elael Bonini [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0454985988605652; http://lattes.cnpq.br/9207048766050208Na busca de um aprendizado significativo que saia dos moldes comuns de ensino, onde na maioria das vezes os alunos são meros receptores de conteúdo e o professor apenas narrador, é de suma importância encontrar alternativas para mudar essa situação. Dentre os principais problemas, nos deparamos com conceitos básicos que deveriam ser assimilados em sua totalidade, mas por falta de um aprendizado que os estimule, isto não acontece, deixando lacunas que os alunos levarão para as demais séries. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi planejar, aplicar e avaliar uma proposta de intervenção didática com o uso de uma miniestação meteorológica após a caracterização dos conhecimentos prévios dos alunos e suas percepções sobre temas relacionados à Climatologia. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, com duas salas do 9º ano do ensino fundamental II, totalizando 74 alunos. E a pergunta que buscamos responder é “em que medida o uso de uma miniestação meteorológica em um percurso didático pode contribuir com o ensino-aprendizagem de Climatologia Escolar?”. No que se refere a sua construção, a miniestação foi equipada com aparelhos básicos de monitoramento como: barômetro, higrômetro, pluviômetro, galo dos ventos e termômetros de máxima e mínima. Durante a pesquisa foram realizadas atividades pedagógicas para avaliar o aprendizado dos alunos, e atividades para analisar os dados coletados, em seguida apresentados à comunidade escolar. Trata-se de uma pesquisa-ação, que segundo Tripp (2005) “é uma forma de investigação-ação que utiliza técnicas de pesquisa consagradas para informar à ação que se decide tomar para melhorar a prática”. Os dados coletados consistiram em observações, questionários, anotações em diário, atividades avaliativas, entrevistas, seminários e rodas de conversa, e foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (1977). As categorias a priori foram: Conhecimentos prévios, O meio ambiente e a relação homem e natureza e A Climatologia como objeto de estudo. Os resultados evidenciaram que um percurso didático que utiliza aulas teóricas e práticas, desperta a curiosidade e a vontade de aprender dos alunos, e propicia um ambiente de construção de conhecimentos que estimula a investigação científica, valoriza as singularidades dos indivíduos, suas vivências e suas contribuições no coletivo.