Navegando por Palavras-chave "Literatura menor"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Margens da literatura, sociedade e direito à voz: o valor literário de Capão Pecado, de Ferréz(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-31) Silva, Wallace José; Sales, Alessandro Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8858290296572625; https://lattes.cnpq.br/0736074085325462Das diversas maneiras que se buscou compreender a literatura produzida desde as periferias, boa parte delas apontam — não sem algum ponto de vista mais ou menos enviesado — para uma expressão neo-documental da realidade das margens. Essas perspectivas, entretanto, são as mesmas que tendem a uma desvalorização, ou ainda, uma estigmatização dessas produções. Um dos autores inseridos nesse contexto de produção literária que floresceu nas periferias na virada do século é o paulistano Ferréz, morador da periferia do Capão Redondo, no extremo sul de São Paulo. Sua primeira obra, o livro Capão Pecado (2000) restou capturada por determinadas interpretações que reduziram-na a um retrato da violência, dos sofrimentos, da falta de recursos e de oportunidades das populações que vivem distantes dos grandes centros urbanos. Em nosso trabalho, buscamos tecer outros modos de compreender esse exercício de Ferréz, na tentativa de compor uma leitura em intensidade de sua estréia singular no romance.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Núpcias na estrada : um agenciamento entre Gilles Deleuze e Jack Kerouac(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-02-09) Lopes, Daniel de Souza [UNIFESP]; Fornazari, Sandro Kobol [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A dissertação busca estabelecer aproximações, relações, ressonâncias, em suma, um agenciamento entre On the road, do escritor norte-americano Jack Kerouac e a criação conceitual de Gilles Deleuze, às vezes em parceria com Félix Guattari. Inicialmente, trata-se a respeito da potência do falso e do modo pelo qual os dois autores dialogam, como caminham um para o outro numa evolução a-paralela. Investigamos como, ao tecer sua crítica à imagem dogmática do pensamento, Deleuze aproxima-se não só de alguns filósofos, Nietzsche, principalmente, mas também de escritores. No que se refere ao romance de Kerouac, busca-se investigar a constituição do falso num autor que partia de experiências autobiográficas na confecção de suas obras e, ainda, como uma obra de ficção estabelece relação com o mundo no qual ela é lançada, de que modo ela é fruto desse mesmo mundo e como o modifica, quando vem à luz. Em seguida, o alvo é a compreensão da produção desejante e dos fluxos de desejos envolvidos na narrativa. Veremos como a escrita, enquanto fluxo do desejo, oscila feito um pêndulo entre dois polos: de um lado, a estrada, a criação, a liberdade, a vida; do outro, a casa, a família, a culpa religiosa. Finalmente, analisa-se de que modo o conceito de literatura menor, discutido por Deleuze e Guattari, acontece em On the road. De que modo ocorre na narrativa uma desterritorialização da língua: o estilo de Kerouac, suas repetições, figuras de linguagem, musicalidade; a ligação do individual no imediato-político: a juventude do pós-guerra que já não quer mais se submeter a uma sociedade rigidamente estratificada; o agenciamento coletivo de enunciação: o entrelaçamento com culturas ?ditas? menores, como a indígena e a negra.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Poéticas devir-canto e leituras em vertigem: literatura menor forjada entre histórias da branquitude e mitopoéticas negras(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-29) Tavares, Cristiane Fernandes; Carvalho, Alexandre Filordi de; http://lattes.cnpq.br/5589093016557658; http://lattes.cnpq.br/2707972432028207O objetivo desta tese é investigar como se dá o cruzamento dos elementos constituintes da literatura menor (Deleuze; Guattari, 2017) com aspectos da poética devir-canto, desencadeando leituras em vertigem. As ideias de comunal, diaspórico e insurgente perpassam a poética devircanto em diferentes intensidades, forjando uma literatura que opera entre o registro tradicional das mitopoéticas negras e o regime literário das histórias da branquitude. A hipótese analítica sustenta que os livros nos quais os aspectos comunal, diaspórico e insurgente se articulam poética e sincronicamente nas linguagens verbal e não verbal tendem a potencializar uma poética devir-canto. Conceito em construção ao longo do texto, devir-canto deflagra a invenção como forma relacional na dinâmica composicional do objeto literário, favorecendo a desautomatização de percepções racializadas e operando em modo de coexistência das alteridades (Sodré, 2023). Para tanto, a pesquisa perscrutou o corpus de treze livros ilustrados contemporâneos, publicados como literatura infantil no Brasil, na última década, vislumbrando possíveis formas de leitura em vertigem destes livros. No primeiro capítulo analisam-se os conceitos estruturantes de literatura menor (Deleuze; Guattari, 2017) e heterotopia (Foucault, 2013); no segundo, desenvolve-se o conceito de devir-canto à luz do corpus; no terceiro, abordam-se as possibilidades inventivas de leitura destes livros, a partir das ideias de plataforma, andaime e trampolim, ancoradas na distinção entre origem e invenção (Foucault, 2002).