Navegando por Palavras-chave "Home office"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma breve visão dos efeitos do home office em trabalhadores(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Costa, Marcus Vinicius [UNIFESP]; Leite, Nildes Raimunda Pitombo [UNIFES]; http://lattes.cnpq.br/1050030810573625O período enfrentado pela pandemia do COVID-19 trouxe mudanças abruptas e devastadoras para todas os âmbitos da vida de cada indivíduo e, no meio do trabalho não foi diferente. A necessidade de distanciamento social influenciou o surgimento de novas práticas laborais e, consequentemente, efeitos sobre os trabalhadores e as organizações. Utilizando-se da estratégia de pesquisa estudos observacionais em análise fílmica para identificar efeitos que recaem sobre ambos os agentes das relações de trabalho, o presente estudo visou identificar, por meio de linguagens metafórica e não metafórica, como sugere essa estratégia, tais efeitos e decodificá-los categorizando-os e analisando individualmente seus resultados observacionais. Para tal, o filme analisado foi ‘Home office: Un especial de Mirreyes contra Godínez’ (2020). Considerando-se tratar de um tema contextualizado muito recentemente, consequentemente ainda há pouco material acadêmico disponível para consulta. Apesar disso, registra-se a existência de autores se debruçando sobre esse tema, permitindo a consulta de estudos datados de 2020. Os resultados desta investigação apontam para o fato de que, a conciliação trabalho-família, uma vez rompida, torna-se fator agravante para o bem-estar e cria propensão aos fatores de estresse que podem envolver o trabalhador, uma vez que esse equilíbrio seja afetado, por diversos motivos atrelados, o que se torna um desafio para a organização e seus gestores e, também para o trabalhador. As possibilidades desse tema para pesquisas futuras, com oportunidade de exploração nos desdobramentos dos eventos ocorridos, e efeitos aqui descritos, são muito vastas, assim permitindo que múltiplas investigações, possivelmente focadas em diferentes frentes e situações enfrentadas pelos trabalhadores e empresas, sejam realizadas.
- ItemRestritoComparativo da gestão de processos entre trabalho presencial e home office no contexto da pandemia do Covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30) Montalvão, Felipe Rodrigues [UNIFESP]; De Sordi, José Osvaldo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4655853836906471This academic paper presents a case study conducted in a credit recovery company during the pre, during, and post-COVID-19 pandemic periods. The company, operating in the credit recovery segment, previously operated in a face-to-face manner but was forced to make significant adaptations in a short period, including transitioning to a remote work model. The operational and management processes of the company were analyzed during the pre pandemic, pandemic, and post-pandemic periods, considering the indicators and impacts of the changes made. Remote work, which was already a recognized practice, became the primary mode of work during the pandemic. The methodology used in this study is qualitative, involving data collection and information on credit recovery processes during different stages of the pandemic. The collected data was analyzed and compared to identify the enhancements made during the pandemic crisis and their impacts on the indicators. The study results show that the changes in the company's processes during and post-pandemic were successful, both in their restructuring and reorganization of activities, demonstrating efficiency in the implementation of automated processes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência do teletrabalho na perspectiva dos trabalhadores durante a pandemia de Covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-11) Nascimento, José Lucas do [UNIFESP]; Azevedo, Marcia Carvalho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7735307216322291O ano de 2020 foi marcado pelo início da pandemia de Covid-19 no Brasil e, por se tratar de uma doença contagiosa, medidas de distanciamento social foram adotadas para impedir a proliferação mais acentuada do vírus. No campo do trabalho, muitas empresas adotaram, repentinamente, o regime de teletrabalho para as funções que podiam ser realizadas a distância. Neste contexto, esta presente pesquisa teve o objetivo de identificar os impactos do teletrabalho na vivência e experiência de 164 indivíduos entrevistados, considerando os seus aspectos positivos e negativos, a legislação sobre o tema e a percepção dos trabalhadores sobre tal modalidade. Para a coleta dos dados primários, foi utilizada uma metodologia quantitativa, por meio da aplicação de um questionário eletrônico para coletar a percepção dos trabalhadores que vivenciaram essa transição do trabalho presencial para o remoto em um contexto pandêmico. Os resultados principais apontam que a experiência dos trabalhadores no regime remoto foi, na maior parte das vezes, mais positiva do que negativa, com ganhos autopercebidos sobretudo na produtividade, na autonomia e na qualidade de vida, de modo que a maior parte dos entrevistados espera continuar trabalhando remotamente no pós-pandemia. Entretanto, alguns desafios foram sentidos no teletrabalho, principalmente relacionados à interação social com os colegas e a superior carga de trabalho.