Navegando por Palavras-chave "Histórias em quadrinhos"
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- ItemRestritoAdolescer em quadrinhos(do Autor, 2023) Pompeia, Sabine [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7010761150041393Este e-book gratuito para adolescentes (e/ou adultos interessados) explica porque adolescentes enfrentam certos desafios por meio de histórias em quadrinhos (HQs) que são acompanhadas de breves explicações científicas sobre mudanças comportamentais na adolescência. Além disso, o e-book ilustra como são realizadas pesquisas sobre a "ciência da adolescência" com o objetivo de explicar de onde provêm os conhecimentos descritos. Esta obra, elaborada por especialistas da UNIFESP, visa aumentar a consciência de jovens sobre os porquês de muitas dificuldades enfrentadas na adolescência, reduzir conflitos entre eles(as) e outra pessoas, bem como popularizar a importância da ciência. Sendo assim, o e-book pode ser empregado em contextos educacionais para discutir o desenvolvimento de habilidades de autorregulação comportamental nessa fase da vida e/ou como uma introdução à metodologia científica.
- ItemRestritoLeitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidão(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-25) Braga, Evandro José [UNIFESP]; Nemi, Ana Lúcia Lana [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=FE3CDFBC0C7E7058C9A48559A49D2C59.buscatextual_6; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=B670BF66241CECB86FA2EB573595F6BACom o objetivo de construir possibilidades de uma práxis educativa transformadora, este trabalho visa uma proposta de ensino de História através da narrativa gráfica Angola Janga (2017) de Marcelo D’Salete. A pesquisa consiste em um estudo histórico crítico acerca do sistema escravocrata responsável por estabelecer uma hegemonia racista no Brasil que inibiu a construção de uma identidade orgânica dos negros e deslegitima a cultura afrodescendente, como pode-se verificar em diferentes historiografias, nos currículos prescritos e na cultura da mídia e, em especial, nas histórias em quadrinhos. Ao propormos uma possível leitura da obra, refletimos sobre sua potencialidade para trabalhar o tema e promover uma discussão acerca do racismo estrutural em sala de aula. A fim de reduzir o distanciamento entre o currículo prescrito e o ativo, defendemos a importância do ensino de história contextualizado com a cultura escolar que deve guiar a escolha de materiais e conteúdos que auxiliam e conduzem o trabalho docente na formação do conhecimento histórico. Desse modo, apresentamos três propostas pedagógicas coerentes com a utilização dos quadrinhos na educação que objetivam uma transformação social: a de Dermeval Saviani, com a pedagogia histórico-crítica; a de István Mészáros, que pensa uma educação para além do capital; e a de Allan da Rosa, que elabora a Pedagoginga enquanto uma educação necessária para recuperar a ancestralidade do negro apagada pela hegemonia. Por fim, expomos duas formas possíveis de como levá-las ao ensino em concordância com as propostas pedagógicas analisadas no trabalho. Portanto, procuramos dar condições para que professores possam se apropriar de uma historiografia crítica que embasa a leitura de Angola Janga e, assim, possam promover um ensino coerente e de desenvolvimento crítico de seus alunos, estabelecendo uma pedagogia do conflito em contraposição à pedagogia do consenso presente nas prescrições curriculares que apenas reconhece as culturas minoritárias, mas não objetiva trazer as mudanças que almejamos alcançar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma proposta pedagógica sobre a natureza e as fases da lua no ensino de ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-09) Silva, Julia Lacarte; Levenhagen, Ronaldo Savarino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8293062846145066; http://lattes.cnpq.br/8293062846145066Neste trabalho propõe-se a criação de uma sequência didática e lúdico para o ensino da Lua e suas fases. O principal objetivo do material em questão é possibilitar ao aluno uma experiência diferente no campo da Ciência e da Astronomia, permitindo a aprendizagem e compreensão do tema, visto que o mesmo não é simples e de fácil entendimento, possuindo muitas barreiras quando ensinado e conceitos errôneos transmitidos, dificultando a compreensão deste. O material em questão a ser utilizado será uma sequência didática utilizando textos e vídeos além de uma HQ criada abordando o tema Lua e fases da Lua, de forma que o aluno aprenda interagindo socialmente, possibilitando que o aluno veja a ciência com outros olhos e tenha um incentivo maior para com a ciências e a Astronomia a partir deste material.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A utilização de história e filosofia das ciências como possível agente de rompimento de barreiras sociais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Bezerra, Taísa Veloso Barreto [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/6237986456789512The presence of the female gender in the history of science is rarely noted and it is important to say that the appearances of women, mostly, boil down to Marie Curie and several reasons influence her visibility in the scientific world. The fragmentation, distortion and false sense of linearity of scientific thought contribute to a point of view in which women are erased, as for other minority social classes. The article below allows a reflection on the approach of History and Philosophy of Science, the patriarchy and comics as an active methodology in the teaching-learning process in elementary school. We sought a relationship between history of science and women in science, looking forward to the comprehension of the process in which science is made as complex, demystifying and denying the stereotip of the scientist itself, showing the main role of women in the history of science, during science teaching and searching strategic methods for the teacher to identify ways to bring history of science and social questions to the class while being capable of teach the main content, following the official state documents. With that mindset, the present article is based on the social representation theory by Moscovici, studied by Arruda (2002), and the ideas of the new history of science, taking by the main references the articles by Baldinato and Porto (2008) and Forato et al. (2011), then outlining a critical discussion on the use of history and philosophy of science in the art of breaking down social boundaries and criticizing the stereotypes seen in scientists.