Navegando por Palavras-chave "High Education"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)As contribuições para a formação e atuação profissional: Experiências no Programa de Educação Tutorial – PET Educação Física(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01) Ribeirinho, Daniela Ferreira [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa dedica-se a compreender as possíveis contribuições a partir do processo vivido pelos estudantes egressos do curso de graduação em Educação Física da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista que durante a formação participaram do Programa de Educação Tutorial - Educação Física (PET-EF). Através da pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com egressos do curso de Educação Física. O estudo procurou a partir da experiência construída pelo PET-EF analisar e refletir sobre a relação existente entre universidade (formação acadêmica e produção de conhecimento) e as práticas extensionistas realizadas, quais as contribuições e implicações para o exercício profissional. Os dados foram coletados à partir de entrevistas semiestruturadas e processadas pela análise de conteúdo. O Programa de Educação Tutorial por meio do tripé pesquisa, ensino e principalmente extensão, contribui com a formação e desenvolvimento de características fundamentais para a atuação do profissional de Educação Física, possibilitando o alcance de uma reflexão crítica durante o processo formativo, aprofundada numa concepção de ser humano, de mundo e de sociedade comprometida com práticas sociais éticas na perspectiva da justiça social e da emancipação humana. Dessa forma, conclui-se que o Programa contribui com o processo formativo na graduação e influência na atuação profissional de seus egressos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A massificação e a democratização do acesso na Unifesp e na UFABC: avanços e limites(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-03-30) Zotelli, Gabriel Perrenoud [UNIFESP]; Dias, Marian Avila De Lima E [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis research investigates the development of the Brazilian‘s higher education expansion with a focus on the federal public sector, analyzing the process that goes through the 1990s until reaching 2016 when the implementation of the Lei de Cotas is finalized (Federal Law 12.711/ 2012). It seeks to understand the process of democratizing access to federal public higher education in Brazil based on some reflections by Theodor W. Adorno, Max Horkheimer and Herbert Marcuse. To do so, it starts from the tensioning of the democracy and massification‘s concepts aimed at education, by apprehending the concepts to understand the nuances that govern this social phenomenon. Thus, with the help of the concepts of pseudoculture, technological thinking, managed society, Cultural Industry and emancipation, the expansion of Brazilian higher education is analyzed, in view of the contradictions related to the democratization of education, since the subject has also shown to be of interest to the managed society, which puts education in the position of a commodity among many others. This research aims to bring materiality to the analysis of expansion policies taking into account the data collected about the Federal University of São Paulo (Unifesp) and the Federal University of ABC (UFABC). It was found that, although progress has been made in expanding access, inclusion and diversification of audiences in Brazilian higher education, at the same time the marketing of higher education, the fragmentation of formation and the massification of professional qualification has also advanced. Such trends, in tune with the adapted and totalizing life, indicate the transformation of the objectives of the public university, which increasingly start to prioritize education to the detriment of training individuals towards humanization.