Navegando por Palavras-chave "Gravuras"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo sobre Illustração do Brazil (1876-1880)(Universidade Federal de São Paulo, 2020-03-20) Flores dos Santos, Michele; Dias, Elaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8651231758923233; http://lattes.cnpq.br/5588469110540079Essa pesquisa pretende oferecer uma análise detalhada da revista Illustração do Brazil, de Charles Vivaldi. Essa publicação foi idealizada como um instrumento portador dos mais altos valores para a época. Seu objetivo principal era, além de informar, educar a população e aproximá-la das mais elevadas expressões do conhecimento já produzidas pelo homem. Em suas páginas constam textos sobre a considerada evolução humana, biografias de artistas, a publicação de livros originais em capítulos, traduções de livros estrangeiros, comentários sobre as obras de escritores brasileiros da época, e artigos sobre a história mundial. Suas ilustrações merecem destaque especial, impressas com uma nitidez admirável; - elas mostram cenas urbanas de cidades europeias, americanas e orientais; retratos de grandes personalidades e, principalmente, reproduções de obras de arte, sejam elas quadros, esculturas ou fotografias, dos clássicos quadros de Peter Paul Rubens (1577–1640) e trabalhos de Michelangelo Buonarroti (1475-1564) a obras de contemporâneos como Daniele Bucciarelli (1839–1911). Para compreender a essência dessa publicação, o trabalho será dividido em três capítulos. O primeiro reunirá um compilado de informações sobre a imprensa e sua atuação em Portugal e no Brasil, além de resgatar algumas das publicações ilustradas que circularam no Brasil. O segundo capítulo analisará a revista Illustração do Brazil e seu conteúdo, começando com algumas informações sobre o dono da revista, seus colaboradores e o tipo de texto publicado. O último capítulo será dedicado a estudar algumas das ilustrações publicadas. Muitos desenhos foram comprados do exterior, e essa parte da pesquisa investigará como a Revista tentava conectar ilustrações estrangeiras à realidade local, e também quais valores eles tentavam expressar através das reproduções escolhidas para cada edição.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As gravuras de William Faithorne: o lugar do gravador no mundo impresso inglês do século XVII(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-24) Hachisu, Michelle Mayumi [UNIFESP]; Lima, Luís Filipe Silvério [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1254684857020143; http://lattes.cnpq.br/3795667552656219A presente dissertação de mestrado tem por objetivo analisar a trajetória e as obras de William Faithorne (1620-1691), importante gravador inglês que atuou desde o reinado de Carlos I até a Revolução Gloriosa. Buscamos estudar o conjunto de suas obras, localizando suas gravuras no contexto de produção de impressos do período. A oficina de Faithorne produziu gravuras de variados tipos, muitas tocando aspectos políticos e religiosos do período em que foram feitas, ao longo de praticamente quase todo o século XVII. Isso nos permite observá-las como um lugar privilegiado para a compreensão dos processos de produção e circulação das gravuras seiscentistas inglesas e os agentes envolvidos nesses processos, a função das mesmas como protocolos de leitura de livros e panfletos e a relação delas com as dinâmicas culturais e políticas durante as Guerras Civis, o Protetorado e a Restauração. Para proceder a interpretação desses variados aspectos e pensá-los em seu conjunto, para além da análise das gravuras, construímos uma base de dados contendo 626 gravuras identificadas no acervo do British Museum. Buscamos seriá-las cronologicamente, desde a primeira gravura publicada em 1640 até a última em 1691, para compreendermos a produção de gravuras de Faithorne e sua relação com os eventos políticos e os agentes do mundo impresso inglês do século XVII. Por meio da análise das fontes, pudemos pensar nas possíveis redes de relações tecidas por Faithorne ao longo de sua carreira e como ele construiu seu lugar como gravador.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As gravuras de William Faithorne: Oliver Cromwell, os soberanos e a representação régia nos impressos das guerras civis inglesas à restauração(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-04) Hachisu, Michelle Mayumi [UNIFESP]; Lima, Luís Filipe Silvério [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1254684857020143O período das Guerras Civis Inglesas foi de intensa criação, circulação e demanda de panfletos e gravuras de personagens e acontecimentos políticos. Com o aumento do interesse de uma parcela maior da população e os impressos sendo mais acessíveis e difundidos, houve uma imensa produção iconográfica em torno dos personagens mais relevantes desse cenário político. Nesse momento, um dos gravuristas mais relevantes na Inglaterra foi William Faithorne, que produziu, durante todo o período da guerra civil até a Restauração, variadas gravuras representando desde monarcas até figuras militares e religiosas. Com o objetivo de estudar as construções iconográficas empregadas para representar diferentes personagens e o papel desse tipo de fonte e técnica no século XVII, a análise de gravuras produzidas por Faithorne entre 1636 e 1691 permitiu, ao observar as formas de representar, pensar a iconografia utilizada na época e as diferenças existentes entre elas, sobretudo em comparação com a imagem de Oliver Cromwell, figura política inédita, icônica e controversa na história e historiografia inglesa. Percebemos, por meio do levantamento de gravuras, a discrepância das gravuras sobre Cromwell em relação ao resto da produção de Faithorne, que pode nos indicar uma tentativa de enquadrar o Lorde Protetor em uma iconografia já existente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma Iconografia Profética Da Restauração: A Imagem De Ourique E As Disputas Políticas Nas Gravuras De 1632 A 1668.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-05-30) Sanchez, Talita De Jesus Noronha [UNIFESP]; Lima, Luis Filipe Silverio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Based On The Narratives Of The Ourique"S Miracle And The Visual Circulation Of Afonso Henriques"S Oath, This Dissertation Aims To Analyze The Mechanisms Of Political Expression During The Restoration Of Portugal, Especially Focusing On The Visual Medium. By Using The Notion Of Communicative Trinity (Bouza-Álvarez) And A Historiographical Debate On The Impacts Of The Restoration During The 17th Century (Between Rafael Valladares, Bouza-Álvarez, Oliveira França And Schaub), This Research Studied The Iconography From 1632 To 1668. For This Purpose, Engravings In Texts With Restorative Content Were Selected In Order To Identify The Constant Reference To Prophetic Formulations, Which Legitimated The House Of Braganza"S Royal Power In The Visual Production Of The Period. It Was Possible To Notice The Role Played By The Images In Political-Prophetic Discourses " Evincing The Emblematic Aspect Of The Engravings During The Restoration; To Map The Topoi Utilized In These Compositions; And To Highlight The "Images War"
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os livros de emblema ingleses: gravuras religiosas e a disputa confessional (1569-1612)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-16) Kumada Imaeda de Carvalho, Jéssica Lury; Lima, Luís Filipe Silvério; http://lattes.cnpq.br/1254684857020143; http://lattes.cnpq.br/5024234484698322Esta monografia tem como objetivo a localização, seriação e análise de gravuras, que apresentem temática religiosa, contidas em livros de emblemas ingleses, impressos durante os anos de 1569 até 1612. Período que a Inglaterra passava pela Reforma Religiosa e pela consequente disputa confessional, advinda da divisão da fé cristã, entre católicos e protestantes que procuravam maneiras de fortalecer seus espaços na sociedade por meio de materiais impressos. Dos diversos materiais existentes, escolhemos como fonte especificamente os livros de emblema por terem a característica particular de articular texto e imagem para transmitir uma mensagem de moral que deveria instruir o leitor. Por isso, essa pesquisa pretende compreender questões da disputa confessional inglesa através do estudo de gravuras religiosas e políticas existentes em livros de emblema ingleses, ou seja, publicados em inglês durante o período especificado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pieter Bruegel, Philip Galle e Hieronymus Cock na impressão de As sete virtudes (1559-1560): rede de impressores e Confessionalização nos Países Baixos(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-09) DUZZI, Mariana Stefanny Moisés; LIMA, Luís Filipe Silvério; http://lattes.cnpq.br/1254684857020143; http://lattes.cnpq.br/4022644689564974Nessa pesquisa monográfica, investigamos as representações iconográficas das virtudes cardeais e teologais na série de gravuras As sete virtudes, publicada por Hieronymus Cock, entre 1559 e 1560 em Antuérpia, a partir dos desenhos de Pieter Bruegel e das gravações de Philip Galle. A série representa as alegorias de Caridade, Esperança e Fé, como virtudes teologais, e de Prudência, Justiça, Fortaleza, Temperança, como virtudes cardeais. Nosso interesse tem sido explorar a mudança iconográfica nas representações de virtude a partir das disputas confessionais das décadas de 1550 e 1560, bem como problematizar se essas disputas projetaram uma mudança na iconografia de As sete virtudes. Baseado em análises iconográficas, textuais e materiais da série, bem como processo de produção coletiva, impressão e circulação das gravuras, propomos que a As sete virtudes se constituiu como exemplar retórico-visual pedagógico e catequético, que propunha um modelo prático e didático de vida em virtude, supostamente alinhado a uma chave erasmiana de espiritualidade. Por seu turno, esses objetos manifestavam opiniões político-religiosas específicas diante dos processos mais rígidos de disciplinamento social e Confessionalização, da segunda metade do século XVI.