Navegando por Palavras-chave "Gestão escolar"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Estágio na formação de professores: um estudo de caso sobre o estágio em gestão do curso de Ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Silva, Daniel de Carvalho [UNIFESP]; Rangel, Flaminio de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8458202307511602; http://lattes.cnpq.br/4690138988202811O Estágio Supervisionado é um tema relevante nos debates em torno da formação de professores. A possibilidade de ingresso na pós-graduação e a inserção em um grupo de pesquisa que objetiva a melhoria do ensino, nos permitiu entrar em contato com um grupo de alunos que realizaram o Estágio Supervisionado I do curso de Ciências – Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo do Campus de Diadema. O objetivo central desse estágio é de propor ao aluno o primeiro contato com a escola por meio da gestão escolar num enfoque metodológico baseado na pesquisa. Os estagiários entrevistados foram inseridos em uma escola que possui uma parceria com a universidade em um contexto de pesquisa-ação, o que proporcionou experiências relevantes durante a realização do estágio, a contar com a presença da professora orientadora do estágio da universidade juntamente com os alunos na escola. Os alunos, ao entrarem em contato com a escola na perspectiva da gestão, desenvolvem o protagonismo por meio da pesquisa. Entendendo a importância de um estágio inicial cuja proposta seja inserir o aluno na instituição escolar sob o olhar da gestão, este trabalho teve como objetivo verificar quais foram os benefícios do Estágio I realizado pelo grupo para a formação inicial desses futuros professores. A pesquisa, baseada na abordagem qualitativa, constituiu-se num estudo de caso sobre o estágio, com uso do grupo focal enquanto estratégia de coleta de dados, além da análise documental do Projeto Pedagógico do Curso. Os resultados indicaram que o formato de estágio realizado pelo grupo entrevistado beneficiou a formação inicial no que diz respeito ao contato com o aluno em uma nova perspectiva sobre a escola, proporcionando ao futuro professor uma visão de escola enquanto organismo dinâmico e em constante mudança. A presença da professora orientadora da universidade no estágio reforçou os benefícios deste momento de formação, pois permitiu discussões e orientações na própria escola. Nosso objetivo é de que as discussões e resultados apresentados neste trabalho forneçam subsídios para melhorias do estágio supervisionado na formação de professores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Performatividade e subjetividade na gestão escolar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-01) Sousa, Francisco Lindoval de [UNIFESP]; Giglio, Célia Maria Benedicto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Neste trabalho investigamos o impacto das políticas públicas de educação da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP), fundamentadas pelos princípios do gerencialismo, calcadas no aumento da eficiência para atingir metas e resultados, sobre a Gestão Escolar e sobre o trabalho dos gestores escolares (diretor de escola, vice-diretor de escola e professor coordenador pedagógico). Tomamos como hipótese a construção teórica apresentada por Stephen Ball que apresenta como característica das políticas de reforma educativa a presença de tecnologias que tendem a transformar não apenas as organizações, mas também os profissionais, por meio de dispositivos de performatividade. O foco da pesquisa é a reforma do ensino paulista inaugurada na década dos anos de 1990 e o desenvolvimento de medidas voltadas à melhoria dos resultados das escolas, mais especificamente a avaliação externa, iniciada com o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) – em 1996; o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (IDESP), instituído pelo Programa de Qualidade na Escola (PQE) e o Sistema de Bonificação por resultados, implantado pela Lei Complementar nº 1078 de 2008. Os efeitos dessas políticas performativas sobre as práticas de gestão e sobre a subjetividade de gestores escolares foram investigados num conjunto de quatro escolas estaduais no município de Itaquaquecetuba, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo. Da análise dos resultados das entrevistas realizadas com gestores e com base na seleção das escolas a pesquisa revelou alguns efeitos da performatividade sobre os gestores escolares e gestão das escolas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reformas educacionais na rede estadual paulista: da gestão democrática ao líder gerencial(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-23) Maldonado, Luis Renato Silva; Jacomini, Marcia Aparecida; http://lattes.cnpq.br/4864013782006939; http://lattes.cnpq.br/4554426399937170A pesquisa de doutorado analisou o processo de reelaboração da concepção de gestão escolar, principalmente no que se refere à direção de escola, por meio das reformas educacionais realizadas entre os anos de 2007 e 2023 pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (Seduc-SP). Essas reformas na rede de educação paulista reforçaram a adesão aos preceitos da Nova Gestão Pública (New Public Management), com o propósito de estabelecer uma nova governabilidade do sistema, na qual a direção de escola deveria efetivar novas formas de regulação e controle do trabalho docente. Como objetivo geral, buscamos compreender a percepção de diretores/as acerca da reelaboração da concepção de direção escolar no período estudado, com o intuito de identificá-la, bem como verificar as possíveis mudanças em sua prática, no que diz respeito à gestão democrática, à autonomia e às finalidades da escola pública paulista no contexto de sua permeabilidade às lógicas privatizantes. Nossa hipótese admitia que as mudanças efetuadas introduziram e aprofundaram a ação de dispositivos gerencialistas para reformar o sistema escolar em busca de maior controle sobre o Currículo Paulista e suas intersecções com as avaliações, bem como sobre o trabalho docente, visando estabelecer um monitoramento minucioso da ação pedagógica em sala de aula. Para cumprir este objetivo, a pesquisa se apoiou nos instrumentais teóricos da sociologia da educação, adotando a análise documental em fontes primárias (Leis, Decretos, Resoluções, e outras regulamentações) sobre a direção de escola no período abordado, bem como fontes secundárias, por meio de revisão bibliográfica sobre administração escolar, analisando-os à luz das orientações da Nova Gestão Pública. A pesquisa qualitativa foi conduzida com o estudo de campo valendo-se de 10 entrevistas semiestruturadas com diretores e diretoras de escola de uma Diretoria de Ensino da cidade de São Paulo. O estudo também contou com a realização do Estágio Científico Avançado de Doutoramento, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), realizado junto à Universidade de Valência, na Espanha, com financiamento da Capes. Concluímos que as reformas aprofundaram a adoção de dispositivos da NGP no intuito de reforçar o poder administrativo sobre a gestão escolar, por meio de uma hiperburocratização das práticas de gestão, no âmbito do que denominamos “gestão do passo a passo”, e consolidaram a apropriação das TICs e plataformas digitais como dispositivos de controle e regulação algorítmica do cotidiano escolar. O aumento da vigilância sobre as minúcias da gestão escolar materializou as estratégias de poder e governabilidade da Seduc-SP, de modo a reelaborar o funcionamento do sistema via esvaziamento das instâncias democráticas e do caráter político de atuação da direção de escola. Convertidos em gerentes, os/as diretores/as passam a ter atribuições prescritas e orientadas, com a finalidade de vincular e limitar a pedagogia desenvolvida na escola às práticas especialmente orientadas para a obtenção de resultados e suas formas decorrentes de controle do trabalho docente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Repercussões das orientações de organismos internacionais para o trabalho dos diretores de escola : um estudo comparado entre Brasil (São Paulo) e Colômbia (Manizales)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-07-26) Londono, Johanna Sanchez [UNIFESP]; Novaes, Luiz Carlos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present study focused on the analysis of the implications of international organisms for the work done by the school principal at Brazilian and Colombian institutions. The actions of school principals are subjected to the numerous normative determinations, which many times execute a strong regulation of the work and reinforce false polarizations between ?paperwork? and ?pedagogical work?, as whether these dimensions were not, by themselves, constitutive of the subject action. In view of this, the interest of the research was to investigate how the work of the school principal in two different context (the Colombian and the Brazilian) may be impacted by orientations and determinations issued for all Latin America, and as which orientations are incorporated or appropriated locally, owing to national-specific characteristics. For analysis, were considered the documents produced under the ?Principal Project of Education for Latin America and the Caribbean?, during the period 1984 to 2001 and its continuation as ?Regional Project of Education for Latin America and the Caribbean? during the period 2002 to 2011, of the Program to Educational Reform in Latin America and the Caribbean (PRELAC), as well as the World Bank and the Economical Commission for Latin America and the Caribbean (CEPAL), what concerns to school management and school principals role, further on the official documents produced in the Brazilian and Colombian contexts. Moreover of the documental analysis, school principals in both countries were interviewed aiming to investigate the nature of the work accomplished by them and the perception about the influence of the legal determinations about such work. That fact allowed to analyze the type of predominant management, highlighting issues related to autonomy, rationalization and to the centralization-decentralization binomial, as well as the alignment guidelines directed to the region. For the interviews analysis we rely on the contributions of Bardin (1977) and on the documents of educational policy of the contributions of Ozga (200). To guide the discussions we worked with an ?approach of the policy cycle? for the analysis of educational policies formulated by the sociologist Stephen Ball and collaborators (Bowe; Ball; Gold, 1992; Ball, 1989, 1990, 1994, 1997, 2001). Given the narratives of Colombian and Brazilian school principals and collated with the content of the analyzed documents, the investigation found that the requirements of international organizations, influence the work of school principals, and more intense among Colombian principals, under a greater alignment of Colombia to a managerial perspective of scholar management, favored because it is a decentralized unitary state