Navegando por Palavras-chave "Finanças pessoais"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A educação financeira nas redes sociais e sua influência no perfil do novo investidor brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-01) Nascimento, Ana Paula Santos [UNIFESP]; Carrera Junior, José Marcos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7538776919172431O avanço da tecnologia e a expansão das redes sociais mudaram a forma de comunicação na sociedade atual. Muitos assuntos são debatidos e divulgados em proporções globais por essas plataformas e com a Educação Financeira não foi diferente. Houve um aumento de canais, websites e vídeos com essa temática, que engajam centenas de milhares de seguidores e gerando milhões de visualizações. Este trabalho tem como objetivo avaliar como esses conteúdos refletem no comportamento dos usuários das redes sociais, em específico no YouTube, e como moldam o perfil do novo investidor brasileiro que acompanha os conteúdos desses influenciadores financeiros. Para analisar esse nível de influência, foi elaborado um questionário eletrônico divulgado em grupos, lives e postagens em diversas plataformas digitais. Os dados obtidos mostram que mesmo com número crescente de inadimplentes segundo órgãos de crédito como Serasa e dados do IBGE, agravado também pela pandemia de 2020, a expansão do conteúdo pelas mídias sociais e maior acesso às informações tem impacto positivo em aqueles que segue esses canais financeiros, o que pode indicar o início da transformação do padrão brasileiro em relação ao consumo e quebrar o tabu sobre como lidar com o dinheiro em nossa sociedade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A importância da educação financeira na vida das pessoas desde a educação básica(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-20) Machado, Tayna Batista [UNIFESP]; Costa, Jorge Andrade [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0792048990228954; http://lattes.cnpq.br/4660009773114529Para que um indivíduo consiga lidar bem com as suas finanças pessoais é imprescindível que em algum momento de sua vida ele tenha tido contato com a educação financeira. Neste contexto, este trabalho visa a compreender a importância da educação financeira na vida das pessoas desde a educação básica. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi a análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e um levantamento de dados, no qual, foram entrevistados, via questionário, três professores de cada um dos Estados brasileiros, totalizando setenta e oito professores que lecionam disciplinas na educação básica (ensino público – fundamental e médio). A educação financeira não consta nas disciplinas oferecidas pelas Escolas Públicas nos ensinos fundamental e médio no Brasil. Dentre os resultados obtidos, verifica-se que mais de três quartos dos professores respondentes nunca receberam alguma capacitação sobre educação financeira. Mesmo estando cientes da importância do planejamento financeiro no desenvolvimento pessoal dos alunos e de como este assunto pode ensiná-los a adquirirem hábitos financeiros racionais, a maior parte dos professores respondentes não se sente preparada para lecionar este tipo de conteúdo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Motivações para (não) se fazer a gestão das finanças pessoais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-23) Carvalho, Jefferson da Silva [UNIFESP]; Khatib, Ahmed Sameer El [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4342154115808776O objetivo deste estudo é entender as principais motivações para a não realização de planejamento e orçamento pessoal, através de entender como as pessoas julgam seu nível de educação financeira, como esse conhecimento se manifesta na prática, e como as pessoas que planejam seu orçamento o fazem. O endividamento da população brasileira cresceu em 2021 e está maior do que em anos anteriores e 52,1% não tem o costume de poupar, o que mostra a o longo caminho a ser percorrido para democratizar as finanças pessoais, de modo a elevar o padrão de vida de toda a população, melhorando sua saúde financeira. Demonstra também a importância do estudo do tema. Este estudo tem como alvo, todos aqueles interessados em como adquirir mais conhecimento sobre educação financeira, e como colocá-lo em prática e como ajudar outrem a fazer o mesmo. Para isso foi realizado uma pesquisa descritiva, um survey através de um questionário online com 10 questões de múltipla escolha, contando com 77 respondentes. Nesta pesquisa constatou-se que o principal motivo para a não realização da gestão das finanças pessoais foi a procrastinação, seguida pela falta de conhecimento sobre o assunto e a falta de tempo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepções dos stakeholders sobre o processo da educação financeira em uma dinâmica escolar(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25) Santos, Hugo Duarte dos [UNIFESP]; Sayed, Samir [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9649848620479143; http://lattes.cnpq.br/3182443985928756No ensino formal, infantil e fundamental, projetos de implementação do ensino da educação financeira passam a existir formalmente a partir de 2010 e vem cada vez mais ganhando força. O objetivo deste trabalho é analisar junto aos agentes envolvidos no sistema educacional, o entendimento que possuem em relação à educação financeira e como vem sendo feita a formalização desta temática, quais estratégias já utilizadas e quais os pontos de melhoria. A metodologia consistiu na obtenção dos dados através de cinco entrevistas com pessoas do sexo feminino, moradores de Guarulhos e São Paulo capital, envolvidas de alguma forma no meio educacional infantil e fundamental, além de revisão bibliográfica. A partir dos resultados obtidos foi possível concluir que as entrevistadas possuem certa consciência a respeito das nuances da educação financeira, mesmo que em suas respectivas fases escolares, algumas delas alegam não terem tido acesso a essa temática. A respeito da educação financeira no ensino formal, foi possível constatar que em algumas escolas já é feito um trabalho com estratégias de ensino, não só na disciplina de matemática, como também trazendo a temática transversalmente em outras disciplinas. No entanto, ficou claro que mesmo após a introdução oficial na Base Nacional Comum Curricular, a partir de 2020, falta treinamento para os educadores aplicarem as técnicas com as crianças. Sob um contexto de pandemia, o ano de 2020 foi atípico e isso pode ter sido forte causa dos sistemas de ensino no geral não terem sofrido grandes mudanças. As entrevistadas, quando questionadas a respeito das perspectivas do cenário brasileiro em finanças pessoais, entendem que o futuro é promissor e que os ensinamentos dados atualmente na escola para crianças desde o ensino infantil irão gerar bons resultados a médio e longo prazo, refletindo até nos níveis de endividamento médio do brasileiro e alterando alguns hábitos de consumo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Viabilidade econômica da instalação de painéis solares para uso residencial quando comparada a investimentos tradicionais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-10) Bandeira, Victor Augusto Andrade [UNIFESP]; Sakurai, Cledson Akio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1944141304162246; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Gerar energia elétrica de forma limpa tornou-se necessário em todo o globo fazendo com que, pressionados por uma descarbonização de seus setores elétricos, alguns países sigam em busca de tecnologias sustentáveis e com preços competitivos. A geração de energia elétrica através da conversão fotovoltaica da radiação solar é uma das alternativas mais econômicas e se tornou uma importante fonte de energia na matriz energética de países que possuem potencial para esse setor menor que o Brasil, como Alemanha, Itália, França e Espanha. Dessa forma, o Brasil, por ter o clima intertropical em maior parte do seu território, tem potencial para se tornar um dos principais produtores e consumidores do setor energético solar do mundo. Um assunto muito debatido atualmente está vinculado à instalação de painéis solares para uso residencial e qual o retorno deste investimento. O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade econômica da instalação de painéis para uso residencial na cidade de Santos/SP, comparando o retorno deste investimento com os investimentos tradicionais do mercado financeiro. Definiu-se os modelos, dimensões, investimentos e a consequente viabilidade da implementação das placas solares para uso residencial, além da montagem das carteiras de investimento para cada perfil de investidor modelado pelo software solver. Em conclusão, foi observado que o investimento em placas solares mostrou-se viável para uso residencial em Santos, com retorno superior à rentabilidade dos investimentos de perfil conservador e inferior aos perfis moderado e agressivo, embora a estratégia de investimento no mercado financeiro possa trazer bons resultados a longo prazo para todos os perfis.