Navegando por Palavras-chave "Estudantes Universitários"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do hábito intestinal de estudantes ingressantes no ambiente universitário(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-05) Silva, Leonardo Tyr da [UNIFESP]; Pereira, Claudia Cristina Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3199500117313184; http://lattes.cnpq.br/4829362785454184; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo do estudo foi identificar os hábitos intestinais de alunos recém ingressados em ambiente universitário. Realizou-se estudo observacional longitudinal, identificando possíveis modificações ao longo do primeiro ano de ingresso, nos diferentes cursos da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Para a coleta das informações foi utilizado um questionário (anamnese) para obter dados sobre condições gerais do hábito de vida dos estudantes; e foram aplicados questionários para avaliar o hábito intestinal e identificar a presença de constipação intestinal. O aumento da evasão dos alunos da casa de seus pais mostrou aumento de refeições fora de casa, e isto inclui refeições com alimentos saudáveis pela facilidade de acesso ao restaurante universitário, mas também houve aumento do consumo de fast food e bebidas alcoólicas. Ainda, foi identificada maior prevalência da constipação intestinal próximo ao período de provas e fim de semestre. A maioria dos estudantes permaneceu sedentária mesmo sendo um campus voltado à saúde e tendo cursos do movimento como educação física e fisioterapia. Foi observado que, mesmo no ambiente universitário de cursos da área da saúde, ainda há dificuldade para a manutenção de hábitos saudáveis pelas barreiras como não morar mais com os pais, estresse, pressão do rendimento acadêmico e a falta de habilidade de gerenciamento da alimentação e prática de exercícios físicos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo da usabilidade de um programa de promoção da saúde baseada em mindfulness para estudantes universitários aplicado de forma remota e síncrona(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-01) Fagundes, Heitor Gottberg [UNIFESP]; D'Almeida, Vania [UNIFESP]; Demarzo, Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9242996936416312; http://lattes.cnpq.br/7220411418339421; https://lattes.cnpq.br/4077236856466527A World Health Organization (WHO) avalia o estado da saúde mental no mundo através de indicadores de ansiedade e depressão. Estima-se que no mundo, 4,4% da população sofra de depressão e 3,6% de distúrbios de ansiedade (WHO, 2017). Considerando indivíduos entre 15 e 44 anos, três das dez maiores causas de incapacidade são distúrbios mentais, e as demais causas estão geralmente relacionadas de alguma forma a estes. (Merikangas, et al., 2009) Jon Kabat-Zinn define mindfulness como “desenvolvimento de um estado de consciência por meio do treinamento de atenção plena, no momento presente, e de uma atitude de não-julgamento ao desdobramento da experiência, monitorando-a momento a momento” (Kabat-Zinn, 2003). Para alunos universitários, um estudo que utilizou uma Intervenção Baseada em Mindfulness (IBM) distribuiu 148 participantes em 3 grupos: (1) IBM com 8 sessões de 2 horas, (2) IBM com 4 sessões de 2 horas e (3) nenhuma intervenção, mostrou que os grupos que receberam as intervenções tiveram resultados positivos em relação aos níveis de ansiedade e depressão (Demarzo, et al., 2017). Além disso, uma área de crescente interesse são as Terapias Aplicadas Remotamente (TAR), que oferecem possibilidades de expansão do acesso ao atendimento terapêutico, mas também existem preocupações sobre esta forma de cuidado (Cook & Doyle, 2004). O tema que pesquisamos nesta tese vem do fato de que a terapia sem a presença física do terapeuta, via internet, exige uma avaliação cuidadosa que deve ser realizada com critérios e metodologia científica e considerando as especificidades da prestação de atendimento à saúde. Notamos que a literatura oferece estudos sobre a usabilidade de diferentes intervenções remotas, mas em raros casos utiliza critérios que levam em conta temas como a compatibilidade da intervenção com o cenário clínico, a presença de ferramentas que facilitam ao usuário se envolver em atividades terapêuticas e o fornecimento de uma via terapêutica para crescimento. O objetivo geral desta tese foi ampliar conhecimento sobre a usabilidade de uma IBM incluindo critérios específicos do setor de saúde. Nós acompanhamos a realização de uma IBM ao longo de 8 semanas em um grupo de 23 estudantes universitários entre 18 e 31 anos, em sessões remotas e síncronas com duração de 1 hora nas quais foram apresentadas e ensinadas práticas formais de Mindfulness e foi oferecida psicoeducação. Utilizamos a metodologia da observação participante aliada ao uso de questionários ao final de cada sessão que nos permitiram avaliar quatro heurísticas. Na heurística de usabilidade, a facilidade de uso aumentou em 8 sessões, atingindo 100% nos últimos 2 encontros. Usar celular resultou em usabilidade igual ou inferior à do computador. Analisamos ainda o impacto na qualidade do sono, sendo que a análise estatística mostrou que 88,9% viram melhoria, mas não podemos afirmar que o dispositivo usado teve efeito nesta melhora. Na heurística de compatibilidade da intervenção com o cenário clínico, mapeamos que os participantes avaliaram a forma de aplicação remota e síncrona que utilizamos como adequada por esta foi a resposta de, no mínimo, 91,8% dos participantes em cada sessão. Quanto à heurística de presença de ferramentas que facilitam ao usuário se envolver nas atividades terapêuticas obtivemos entre 60% e 81% das respostas indicando que as ferramentas oferecidas ajudaram no processo. E na heurística do fornecimento de uma via terapêutica para crescimento questionamos se os participantes acreditavam ser viável a realização da sessão de modo assíncrono e, dependendo do conteúdo do encontro, as respostas positivas variaram entre 40% e 68,8%, as respostas negativas variaram entre 18,2% e 36,8% e as respostas “não sei” entre 18,2% e 25%. Nossa conclusão foi que a abordagem utilizada foi capaz de fornecer uma análise simplificada, porém efetiva e mais direcionada para estudos de aplicação remota de IBMs para a área da saúde e que esta avaliação servirá de referência para profissionais da saúde que pretendam indicar práticas de mindfulness ou desenvolver intervenções à distância como opção terapêutica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Isolamento Social e o Impacto da COVID-19 nas Relações Humanas de Estudantes Universitários(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-04) Barros, Isabella Dourado [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/2360194054863605; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Diante a emergência pública da COVID-19 no Brasil, o presente artigo tem como objetivo a discussão acerca dos impactos do isolamento social na dimensão de vida afetiva dos estudantes - a qual é composta pelas relações familiares, amizades e relações amorosas dos universitários. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa que acompanhou o estudo de caso de 24 estudantes universitários de diversas instituições de ensino superior no Brasil . Durante os encontros, os pesquisadores buscaram observar como a pandemia e o isolamento social haviam alterado as relações humanas destes estudantes. Para isso, a pesquisa utilizou-se da metodologia do Grupo de Acompanhamento da Pesquisa (GAP), que consistiu no acompanhamento da pesquisa por um grupo de pesquisadores que também fossem estudantes universitários. Os resultados demonstram que as vivências durante a pandemia foram diversas, e não há como apontar o isolamento social como benéfico ou maléfico para a saúde mental dos estudantes pesquisados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Medindo e Avaliando a Insegurança Alimentar e Nutricional de estudantes universitários(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-12-10) Angotti, Alanis Amorim [UNIFESP]; Zangirolani, Lia Thieme Oikawa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6450285456968682; http://lattes.cnpq.br/3204504867166053A Insegurança Alimentar e Nutricional afeta as pessoas mundialmente, no entanto, carecem estudos sobre este tema entre estudantes universitários. Este estudo investigou a (In)SAN entre estudantes da Universidade Federal de São Paulo-Baixada Santista, com o objetivo de conhecer o perfil e comparar os níveis de SAN obtidos entre estudantes beneficiários e não beneficiários de auxílio permanência estudantil. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, realizado em Santos-SP entre 2017 e 2018. Os resultados apontam diferenças significativas entre os dois grupos, de modoque os beneficiários se mostraram mais vulneráveis socialmente e mais propensos a enfrentar a Insegurança Alimentar e Nutricional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Narrativas de mulheres negras na conquista de espaços de representatividade e luta durante a graduação(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-24) Bispo, Gabriela da Silva [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/0968649169609591; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo deste artigo é refletir sobre a formação de psicólogas negras, abordando os recursos de enfrentamento às desigualdades durante a graduação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com participação de cinco psicólogas autodeclaradas negras, formadas na mesma universidade pública federal. Foram realizadas entrevistas individuais livres, gravadas e transcritas. Através da análise temática, destacaram-se os desafios de ser mulher negra na graduação e os resultados apontam para as estratégias de enfrentamento utilizadas pelas participantes, revelando a importância das redes afetivas, do fortalecimento da própria identidade, a exaustiva dedicação aos estudos e a luta para ocupar espaços na academia, como fortalecimento pessoal e coletivo. Conclui-se que tais estratégias atravessam a formação de psicólogas negras, interferem na permanência estudantil e refletem na perspectiva futura de atuação profissional. As experiências informam sobre a vivência de universitárias negras e indicam a necessidade de ações em combate ao racismo e às desigualdades no ambiente acadêmico.
- ItemSomente MetadadadosProdução científica acerca dos hábitos e práticas alimentares de estudantes universitários: uma revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-03-13) Silva, João Gabriel Sanchez Tavares da [UNIFESP]; Nakamura, Eunice [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To Analyze The State Of The Art Of Studies On "Eating Habits And Practices Of University Students" From An Integrative Review. Methods: An Integrative Review Was Carried Out, Based On The Prisma Guideline. The Articles Were Searched In The Virtual Health Library And Cochrane Library, Published Between 2000 And 2016. The Data Were Analyzed By A Thematic Content Analysis With Theoretical Articulation For Interpretation, Inference And Discussion Based On Human And Social Sciences References, With Use Of Concepts Proposed By Anthony Giddens And Michel Foucault, Mainly. Results And Discussion: A Total Of 410 Articles Were Found And Included In The Review, Of Which Two Non-Aprioristic Thematic Categories Emerged, With 205 Articles Each, Discussed In Epistemological Terms And In A Critical Sociocultural View. The First One Consisted Of Articles With A More Restricted View On The Biological And Nutritional Aspects Of Food, Mainly On The Food Consumption Of University Students, Which Articles Reinforced The