Navegando por Palavras-chave "Estratégias de saúde"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção e validação de um aplicativo móvel para autogerenciamento de pacientes com insuficiência cardíaca(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-28) Oliveira, Haglaia Moira Brito de Sena [UNIFESP]; Moreira, Rita Simone Lopes [UNIFESP]; Salvador, Maria Elisabete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2940944860729134; http://lattes.cnpq.br/9682287639705372; http://lattes.cnpq.br/2554899855634894Objetivo: Construir e validar um aplicativo de autogerenciamento para pacientes com Insuficiência Cardíaca. Método: Trata-se de um estudo metodológico para evidência de validade de um protótipo de aplicativo baseado no autogerenciamento para pacientes com Insuficiência Cardíaca. Realizado no ambulatório de cardiologia do Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo, no período de dezembro de 2018 a dezembro de 2019 (criação do protótipo) e novembro de 2021 a março de 2022 (validação). Constou de duas etapas, sendo a primeira para construção e validação de protótipo com juízes especialistas, e a segunda para avaliação do benefício do uso do aplicativo por uma amostra aleatória simples de pacientes acompanhados na instituição e maiores de 18 anos. Os juízes deveriam ser membros da equipe multiprofissional e especialistas em cardiologia. Para a validação de conteúdo foi utilizado o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde, considerando uma Razão de Validade de Conteúdo acima de 0,8 e Porcentagem de Concordância igual ou superior a 90%. Foi realizada uma randomização aleatória de pacientes, para avaliação do protótipo do aplicativo ou o manual de orientação aos portadores de Insuficiência Cardíaca a fim comparar o método convencional com o uso do aplicativo em relação à satisfação, aceitabilidade e engajamento. Resultados: O protótipo VivaCor-IC consta de 30 telas. Foram avaliadas por 21 juízes, obtendo Relação de Validade de Conteúdo superior a 0,80 em três itens: sequência lógica de ideias, tema atual e contribuição para o conhecimento na área. Como avaliação complementar, realizou-se a Porcentagem de Concordância com a média acima de 90% em todos os itens avaliados. Foi realizada uma randomização por sorteio com 10 pacientes, sendo que 5 avaliaram o protótipo do aplicativo e o restante um manual impresso com orientações sobre a doença. Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos em relação às respostas, à idade, gênero e ao tempo de acompanhamento no ambulatório. A concordância entre os pacientes ficou acima de 50% na maioria dos aspectos avaliados, obtendo aprovação inferior apenas em dois itens relacionados à linguagem interativa e tamanho do texto. Houve diferença estatisticamente significante em relação à escolaridade, sendo que o grupo avaliador do manual apresentou maior nível de escolaridade em relação ao grupo avaliador do protótipo do aplicativo. Conclusão: O protótipo obteve aprovação por concordância em todos os itens pela avaliação por especialistas e satisfação na maioria dos aspectos pela opinião de um grupo amostral de pacientes. Posteriormente, será necessário aperfeiçoamento e nova rodada de validação para obtenção da versão final do aplicativo VivaCor-IC.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas profissionais mediadas por tecnologia no cuidado ao usuário da atenção primária durante a pandemia da COVID-19: revisão integrativa e desenvolvimento de trilhas de aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-26) Conceição, Weslen de Sousa da [UNIFESP]; Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3333865775403342; http://lattes.cnpq.br/5349398504622356Em 2020, diante da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde instituiu em caráter emergencial a Portaria nº 467, de 20 de março de 2020, que introduziu diretrizes regulatórias e operacionais para a telemedicina e suas áreas como atendimento pré-clínico, apoiar atendimento, consultas, monitoramento e diagnóstico mediados por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O estudo parte do questionamento sobre a implementação da Telessaúde na Atenção Primária à Saúde (APS), reconhecendo que a prática em saúde envolve uma dimensão intrínseca do cuidado, abrangendo abordagens sensíveis às subjetividades dos indivíduos, promovendo relações empáticas e estabelecendo vínculos, bem como valorizando princípios éticos e troca de conhecimento. O escopo deste trabalho é analisar as práticas de Telessaúde na APS durante o contexto da pandemia de Covid-19 por meio de uma revisão integrativa, e desenvolver caminhos de aprendizagem em Telessaúde para a Educação Continuada dos profissionais da APS. Esta pesquisa adota abordagem exploratório-descritiva, com análise de dados qualitativos estruturada como Revisão Integrativa e desenvolvimento de produto educacional. A questão de pesquisa foi norteada pela estratégia PICO: “Quais práticas profissionais mediadas pela tecnologia foram empregadas para cuidar dos usuários na APS durante a pandemia da Covid-19?” A busca referente ao período 2019-2023, resultou em 776 publicações que foram avaliadas por dois avaliadores independentes com revisão em duplo cego, resultando em 14 artigos selecionados após aplicação de critérios de inclusão com base nos objetivos da pesquisa. O fluxo metodológico PRISMA (Page et al., 2021) foi utilizado para orientar a identificação e seleção dos estudos. A análise aprofundada dos estudos levou à extração dos dados e à organização da síntese em um quadro sinóptico. Da análise de conteúdo emergiram quatro categorias: 1) Telessaúde para Comunicação; 2) Telessaúde para Gestão de Informação e Dados; 3) Telessaúde para Expandir o Acesso na APS; e, 4) Telessaúde para Colaboração entre profissionais e serviços. Para as competências digitais, utilizou-se o Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos (DigComp 2.0), que permitiu identificar quatro competências: 1) Interação através de tecnologias digitais; 2) Colaboração através de tecnologias digitais; 3) Proteção de dados pessoais e privacidade; 4) Gestão de dados, informação e conteúdo digital. Os resultados e discussões decorrentes da revisão integrativa serviram de base para a criação das Trilhas de Aprendizagem (TA), iniciativa que visa fomentar competências digitais em atividades práticas de serviços de saúde por meio da implementação de processos educativos específicos. As TA desenvolvidas configuraram-se como uma Produção Educacional classificada como protótipo de um Curso de Formação Profissional contendo atividades de capacitação criadas e organizadas no formato autoinstrucional visando contribuir para a valorização contínua dos profissionais da APS no cenário da Telessaúde.