Navegando por Palavras-chave "Entrevista"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A acupuntura no Sistema Único de Saúde no município de São Paulo: História Oral e Memória(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Rocha, Sabrina Pereira [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; Fernandez, Fabíola Holanda Barbosa; http://lattes.cnpq.br/6452741559325084; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/9025439237187598; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A acupuntura e uma modalidade de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa que visa a terapia das doencas e desarmonias pela aplicacao de estimulos em locais anatomicos definidos. O presente estudo objetivou explorar as diversas fases que a acupuntura atravessou ate sua aceitacao no meio medico e insercao no Sistema Unico de Saúde no Municipio de São Paulo, tomando como base as experiencias de vida dos profissionais praticantes desta tecnica. Analisou, atraves das narrativas, como ocorre a mediacao entre a visao da Medicina Tradicional Chinesa e da Medicina Ocidental no espaco publico, bem como o posicionamento dos diferentes praticantes de acupuntura quanto a necessidade da regulamentacao desta pratica no Brasil. Utilizamos a Historia Oral de Vida como metodo, pois tal abordagem metodologica demonstrou ser a mais adequada frente aos objetivos propostos de acessarmos a dimensao das experiencias humanas envolvidas nesta trajetoria de lutas e desafios, possibilitando a construcao de uma historia mais humanizada, que concordou tambem com os objetivos mais amplos desta pesquisa que se insere na linha de pesquisa de Humanidades e Humanizacao em Saúde. A Historia Oral segue um rigoroso conjunto de procedimentos para a constituicao das narrativas, que garantem a etica e a validade das mesmas como documentos a serem analisados. Realizamos dez entrevistas, as quais foram realizadas seguindo o conjunto de procedimentos exigidos pela Historia Oral: gravacao das entrevistas; confeccao do documento escrito: transcricao, textualizacao e transcriacao; conferencia e validacao do documento escrito; analise; devolucao do produto. As informacoes contidas nas narrativas foram analisadas e, posteriormente, tomando como referencial a abordagem de interpretacao denominada imersao/cristalizacao, como sugerida por Borkan (1999), foram estabelecidas as categorias de analise, visando compreender as questoes centrais do trabalho. Os resultados confirmaram nossas expectativas de que a utilizacao da Historia Oral de Vida foi a abordagem mais adequada a este estudo. Atraves das historias de vida dos colaboradores foi possivel observar que: a escolha pela acupuntura esteve intimamente relacionada a crise do modelo medico ocidental; frente a crise da medicina e a emergencia de um novo paradigma na Saúde, a acupuntura vem exercendo um importante papel neste cenario, perpassando sua funcao central e inegavel de proporcionar beneficios a Saúde da populacao; a implementacao e a consolidacao da acupuntura constitui-se um complexo processo que, apesar de ser uma realidade cada vez mais presente, existe ainda um extenso caminho para sua implementacao e consolidacao no Sistema Unico de Saúde. Desta maneira, o interessante e uma proposta de complementaridade entre as praticas ocidentais e orientais, atraves do estabelecimento de um caminho intermediario de saberes e praticas construidas a partir de uma concepcao holistica, nao centralizada na doenca, mas sim no individuo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Luto por um cão: uma análise dos afetos após a perda de um companheiro querido(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-11) Silva, Igor Oliveira da [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; Redigolo, Carine Savalli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3503386422176251; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; http://lattes.cnpq.br/9853184227874754; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Atualmente, os cães são considerados como membros da família. O apego estabelecido entre um tutor e seu animal de estimação é similar ao que se observa entre membros humanos dessa família. Ao perder um cão, o tutor passa por um intenso processo de luto não reconhecido, tornando a elaboração e a compreensão da perda mais difícil. Além disso, esse tipo específico de luto é pouco debatido na Psicologia, sendo cada vez mais necessário aos psicólogos compreenderem essa demanda de seus pacientes. Assim, esse estudo se propôs a avaliar as transformações que ocorrem na vida de um tutor após a perda de seu companheiro cão, como também verificar se o questionário Pet Bereavement Questionnaire (PBQ), que foi traduzido e adaptado para a língua portuguesa, pode ser uma ferramenta auxiliar para a avaliação do luto em tutores brasileiros. Participaram do estudo três tutoras que perderam um cão de estimação recentemente (até 12 meses). Os instrumentos utilizados foram o questionário PBQ e uma entrevista semi-estruturada no formato remoto que abordava os temas sobre a relação com o cão de estimação e o processo da perda em si. A coleta de dados teve a duração aproximada de 30 minutos. Esses três encontros foram gravados, transcritos na íntegra e textualizados para a forma de narrativas. As três participantes tinham idades entre 21 e 23 anos. Entre elas, no momento da entrevista duas cursavam o ensino superior, uma na área da saúde e a outra na área de humanas; enquanto a terceira já era formada na área da saúde, todas solteiras e sem filhos. A primeira entrevistada residia com os pais, a segunda em uma república universitária e a terceira morava sozinha. Para cada participante, uma análise comparativa entre as respostas obtidas no PBQ e na entrevista foi realizada averiguando a pertinência da aplicação do PBQ no contexto do estudo. Ficou evidente que o relato das participantes durante a entrevista refletiu as respostas coletadas pelo PBQ, no entanto, a entrevista permitiu aprofundar memórias e afetos mobilizados pelo luto. O PBQ mostrou-se um importante instrumento para a compreensão do processo de luto, bem como ele se revelou uma preparação importante para o pesquisador na condução da pesquisa. Do ponto de vista das participantes, responder o PBQ antes da entrevista também permitiu que elas se preparassem para expressar as emoções evocadas pelas lembranças da perda e elaborassem melhor seus próprios afetos. Portanto, esta pesquisa revelou a pertinência do PBQ para analisar o luto de tutores de cães brasileiros e criou condições para ampliar o entendimento desta temática dentro da área de Psicologia. Por fim, ressalta-se a importância da qualidade da relação estabelecida entre pesquisador e participante, marcada pela sensibilidade e acolhimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O lugar da escola na formação docente: o que dizem os professores iniciantes dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da prefeitura de Guarulhos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-30) Adão, Adalberto Diré [UNIFESP]; Silva, Jorge Luiz Barcellos da; http://lattes.cnpq.br/9950540154695961; http://lattes.cnpq.br/5907914397397188Esta tese tem por objetivo compreender de que forma se estabelece a formação continuada descrita por professores iniciantes do Ensino Fundamental de escolas da Prefeitura de Guarulhos, considerando o lugar das escolas em que eles atuam como um fator que fornece indicativos acerca da formação desses profissionais. Constituem objeto do nosso estudo professores iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que integram as escolas públicas municipais de Guarulhos e através da escuta de uma parcela dos professores dessas escolas, buscamos compreender o que eles nos descrevem acerca de suas formações continuadas, levando em conta características dos lugares presentes nesse contexto. Consideramos para tanto oito escolas públicas, situadas uma em cada região do município. A rede municipal de ensino de Guarulhos é caracterizada pela sua extensão, expansão e organização, de modo que consideramos as localizações das escolas e das vivências dos docentes centrais em nosso trabalho, uma vez que os lugares nos quais os processos de ensino são desenvolvidos podem vir a constituir elementos determinantes nas práticas docentes dos participantes envolvidos. Constituem ainda parte importante de nossa base teórico-metodológica para pensarmos a escola os seguintes autores: Bourdieu (1998); Saviani (2005); acerca da formação docente: Freire (1996); Curado Silva (2015); para tratarmos da relação da escola com o território: Lima (2008); Algebaile (2009); para a aplicação de métodos mistos: Trez (2012); Sá-Silva; Almeida; Guindani, (2009); na construção dos mapas: Lefebvre (1976); Harley (1991) e para categorização e análise dos dados: Thompson (2002); Gibbs (2009); Ludke & André (1986). A coleta de dados ocorreu em diversas frentes nas quais buscamos dados através de pesquisa bibliográfica, análise documental, levantamento de dados e por meio de uma entrevista semiestruturada (Triviños, 1987; Manzini, 2023). Foram utilizadas imagens fotográficas captadas por satélite, obtidas por meio do aplicativo Google Earth, e mapas desenvolvidos a partir da base de dados do Centro de Estudos da Metrópole com a utilização do software Terraview e QGIS, seguidos de uma descrição analítica do material, buscando articular através de diferentes linguagens, como mapas, tabelas e gráficos, uma análise do objeto de estudo. Na busca por dados para implementar a análise da distribuição territorial das escolas públicas da rede municipal de ensino na cidade de Guarulhos, foram realizados levantamentos nas bases de dados da prefeitura de Guarulhos, do IBGE e da Fundação Seade, nas quais havia relação na formação de um panorama acerca da distribuição territorial dessas escolas, levando em conta a vulnerabilidade social presente nos locais nos quais estão dispostas. Nesse sentido, ao cruzar dados referentes ao IDEB dos anos iniciais das escolas em questão, é perceptível que há uma correlação dos fatores vulnerabilidade e desenvolvimento da educação nessas localidades. Os professores entrevistados relatam dificuldade em frequentar cursos voltados à sua formação continuada, ao que se nota uma relação entre o local em que os professores iniciantes exercem suas atividades profissionais, como compreendem a sua atuação profissional e desenvolvem suas práticas docentes. Desse modo, é possível concluir que a construção do cotidiano profissional dos professores parece influir nos seus processos de formação continuada e consequentemente em suas práticas docentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os impactos socioambientais do lixo no mar para os pescadores artesanais de Paraty-RJ(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-17) Scagnolatto, Giovanna [UNIFESP]; Gonçalves, Leandra Regina [UNIFESP]; Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4064588869236649; http://lattes.cnpq.br/8461942312318325; http://lattes.cnpq.br/0641319462335515; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Resíduos sólidos estão presentes em todo o oceano e geram impactos socioambientais e econômicos vinculados a esse tipo de poluição. A pesca artesanal enfrenta diversos conflitos ambientais, dentre eles, a captura acidental de resíduos sólidos que impactam a atividade e, por consequência, a subsistência dos pescadores. O objetivo desta pesquisa é avaliar os impactos do lixo no mar para a pesca artesanal de Paraty-RJ. Para tanto, uma análise diagnóstica e um levantamento das percepções dos pescadores artesanais foram realizadas com o propósito de compreender a interrelação entre a pesca e o lixo no mar. A pesquisa incluiu uma abordagem interdisciplinar e empregou a metodologia diagnóstica DAPSI(W)R(M) a qual relaciona os Drivers (Forçantes), Atividades, Pressões, Estado, Impactos no bem-estar, Resposta e Medidas, além de entrevistas semiestruturadas com os pescadores artesanais da cidade de Paraty, no intuito de captar a visão daqueles que trabalham diretamente no mar, a respeito da interação lixo no mar e pesca artesanal. O estudo integra o projeto Nós da Ação: engajando pescadores artesanais no combate ao lixo no mar, sob responsabilidade da orientadora.
- ItemSomente MetadadadosPerfil psicossocial do paciente com impercepção de sono(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Barreto, Luciane de Andrade [UNIFESP]; Prado, Gilmar Fernandes do [UNIFESP]Introdução: Segundo a Classificacao Internacional de Disturbios do Sono (ICSD), Impercepcao de Sono (IS) e uma desordem na qual ha queixa de insonia sem que se encontre evidencias objetivas da presenca de perturbacao no sono. O presente estudo procura identificar caracteristicas psicossociais entre pacientes com IS, explorando historia de vida, ambiente sociocultural e familiar. Metodo: Foi feito o levantamento de todos os pacientes com IS atendidos no Ambulatorio Neuro-Sono e Laboratorio de Sono (UNIFESP). Entre 2000 prontuarios e 1735 laudos polissonograficos, foram identificados 60 pacientes com IS confirmada (33 mulheres e 27 homens), 75% com idade entre 29 e 59 anos e 80% originarios de fora da Cidade de São Paulo. Vinte pacientes com IS foram submetidos a entrevistas semi-estruturadas seguindo um roteiro de perguntas que abrangem a vida e as experiencias, da infancia aos dias de hoje, explorando a percepcao do paciente em relacao a suas vivencias e existencia. Foi feita analise de conteudo das entrevistas, buscando descrever o perfil dos individuos com IS quanto a percepcao, sentimento, pensamento e insercoes familiar e social. Resultados: A analise dos prontuarios indicou que a gravidade das queixas noturnas nao foi comprovada por evidencia objetiva de perturbacao do sono, deficit no desempenho diurno ou sonolencia excessiva. Estagios do Sono 1 e 2 eram mais longos do que entre pessoas sem esta queixa. Dados provenientes da analise das 20 entrevistas indicam caracteristicas similares entre pacientes com IS, como ambiente ameacador, pouco protetor ou inseguro, desenraizamento, proatividade, resiliencia, perdas e lutos recorrentes, alem de relatos sobre os efeitos de longo prazo da queixa sobre sua Saúde. Conclusao: A identificacao do perfil psicossocial de pacientes com IS e outros disturbios do sono contribui no direcionamento mais preciso em relacao a diagnostico, tratamento e conduta. Suspeitamos que o perfil encontrado neste estudo sao se restringe apenas a cultura brasileira, mas provavelmente abrange o tratamento de pacientes com IS, admitindo a equivalencia em diferentes culturas
- ItemAcesso aberto (Open Access)TERRA SEM LEI: Por que a população paulista aceita a letalidade na ação policial?(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-04) Boreck, Pedro Henrique Toscano de Azevedo [UNIFESP]; Paula, Liana de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0888539502981802; http://lattes.cnpq.br/2912647718175912Essa pesquisa - vinculada ao Grupo de Pesquisa sobre Cidadania, Violência e Administração da Justiça - CiVAJ/Unifesp, e ao Observatório da Democracia e dos Direitos/Unifesp – tem como recorte específico a região metropolitana de São Paulo, que, apesar de apresentar reduções expressivas desde o ano 2000, no que diz respeito a mortes violentas em geral, concomitantemente apresentou maiores estatísticas de mortes causadas pela polícia durante suas atividades. Atualmente, apesar da urgência de discutir a temática “violência policial”, são poucos os estudos que questionam e analisam a fundo as causas de determinados comportamentos que envolvem tal violência. As análises quantitativas apresentadas até hoje nos permitem qualificar onde estão e quem são as principais vítimas de mortes violentas nos anos recentes. O objetivo dessa pesquisa foi estudar, analisar e entender por que, mesmo com a diminuição de crimes e mortes violentas totais em São Paulo, a população local parece ignorar, ou demonstra complacência aos altos níveis homicidas mantidos pela polícia na Metrópole, em que são vitimados, em sua maioria, jovens negros, moradores da periferia e do sexo masculino. Para essa pesquisa foi utilizado o método qualitativo - tendo, como técnica, a entrevista semiestruturada -, uma vez que a pesquisa foca as percepções da população paulista sobre a ação letal da polícia. Foram feitas e transcritas cinco entrevistas, no formato proposto, com média de 15 a 30 minutos cada uma. Os resultados obtidos trazem a luz os conceitos de “corpo incircunscrito” e de “fala do crime” apresentados por Caldeira (2000) e abrem horizontes para novas discussões; em especial, sobre a percepção dos entrevistados em relação a policiais e criminosos como “o outro”, com os “de fora” e que não respeitam as leis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A trajetória da introdução e regulamentação da acupuntura no Brasil: memórias de desafios e lutas(ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2015-01-01) Rocha, Sabrina Pereira; Benedetto, Maria Auxiliadora Craice De; Fernandez, Fabíola Holanda Barbosa; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de Rondônia Núcleo de Ciência da Educação Departamento de HistóriaBased on the life experiences of acupuncturists, the scope of this study was to examine the struggle to obtain regulation of the practice of acupuncture in Brazil. The method used was Oral Live History, the core issue being the dimension of the human experience involved in this trajectory of struggles and challenges. We conducted ten interviews, following the set of procedures demanded by the Oral History technique. The information contained in the narratives was analyzed and, taking the interpretive approach called immersion/crystallization as a benchmark, the central themes of the work were established, based on which which the discussion was developed. The results indicate the emergence of highly controversial themes involving political, corporate and cultural aspects, which constitute central elements within a historical process still under development.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Validity and limitations of the Brazilian version of the Composite International Diagnostic Interview (CIDI 2.1)(Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, 2007-03-01) Quintana, Maria Inês [UNIFESP]; Gastal, Fábio Leite; Jorge, Miguel Roberto [UNIFESP]; Miranda, Cláudio Torres; Andreoli, Sergio Baxter [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); National Hospital Accreditation Organization of Brazil; Pan American Health Organization Division of Mental Health; Universidade Católica de SantosOBJECTIVE: To study the concurrent validity of the Brazilian Composite International Diagnostic Interview 2.1 using as gold standard the clinical diagnoses based on the ICD-10 criteria and the Longitudinal, Expert, All Data (LEAD) procedure. METHOD: The sample was composed of 185 subjects selected at psychiatric hospitals, psychiatric outpatient units, the community, and primary care services. These individuals were intentionally selected according to 9 diagnostic groups. Instruments: Composite International Diagnostic Interview (CIDI-core) version 2.1 (paper-and-pencil) administered by 16 trained interviewers. Analysis: concurrent validity of diagnoses of the Composite International Diagnostic Interview 12-month. RESULTS: Values found for sensitivity and specificity in each diagnosis were: alcohol-related disorders (79.5%/97.2%); psychoactive substance-related disorders (77.3%/100%); schizophrenia and other psychotic disorders (28.6%/93.9%); manic episode and bipolar affective disorder (38.9%/96.4%); depressive disorder (82.5%/ 93.8%); phobic-anxiety disorder (80.6%/93.5%); obsessive-compulsive disorder (18.2%/98.9%); somatoform disorder (41.7%/90.8%); eating disorder (45.5%/100.0%). CONCLUSION: The Composite International Diagnostic Interview proved to be valid for diagnoses of alcohol-related disorders, psychoactive substance-related disorders, depressive disorder and phobic-anxiety disorder. The probable explanations for the poor performance for the other diagnoses were: necessity of some clinical judgement by the lay interviewer; difficulty to use the Probe Flow Chart; interviewees' difficulty of understanding; and lack of mechanisms to certify the veracity of the information.