Navegando por Palavras-chave "Educação escolar"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Cibercultura e educação escolar: estudo de caso de um curso de formação continuada em serviço na aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) de uma escola da rede estadual de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-18) Batista, Valter Pedro [UNIFESP]; Pesce, Lucila [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa assume a abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo e é delineada através de um estudo de caso educacional. O objetivo geral da pesquisa é investigar em que medida o curso ―Cibercultura e prática docente‖ contribuiu para o empoderamento dos professores de uma escola da rede estadual de São Paulo, como autores da sua prática docente. A análise busca evidenciar os limites e as possibilidades do curso em tela, para o empoderamento dos sujeitos sociais, envolvidos em uma formação que os situe em uma perspectiva autoral, procurando observar as contradições inerentes ao fenômeno investigado. O marco teórico ergue-se em meio aos seguintes campos conceituais: políticas educacionais e formação de professores no Brasil; educação e cibercultura; formação de professores (com destaque para a formação continuada em serviço in loco); empoderamento (na acepção freireana). No tocante ao método foi desenvolvida a análise documental das ATPC (aulas de trabalho pedagógico coletivo) do curso em tela, a análise estatística descritiva dos dados objetivos oriundos do questionário estruturado e a análise temática de conteúdo dos depoimentos de cinco professores, nas entrevistas semiestruturadas. Os achados da pesquisa confirmam a suposição de que o curso em tela tenha contribuído para o empoderamento dos professores pesquisados, mediante aprimoramento da formação continuada em serviço in loco dos professores, em que tais atores sociais se situem como autores de sua prática docente. Entretanto, restam dois desafios: a) a necessidade de se ampliar a fluência tecnológica dos docentes, bem como a leitura crítica dos estruturantes tecnológicos, percebendo sua potência e suas contradições, no campo da educação; b) ampliar o tempo de formação continuada dos docentes, com o aceno de que tal desafio extrapola o âmbito de ação imediata das unidades escolares, por resvalar as questões afeitas às políticas públicas de formação de professores. Os limites da pesquisa incidem sobre uma das características do estudo de caso: em termos de generalização, poder ser transposto somente a circunstâncias semelhantes. Em convergência com diversos estudos visitados na revisão de literatura, a discussão de resultados da presente pesquisa aponta a necessidade de as políticas públicas de formação continuada de professores da educação básica estabelecerem uma relação mais dialógica com esses profissionais da educação, ao pensar em desenhos didáticos de formação respondentes às demandas dos professores, ao invés de propor desenhos didáticos de formação que se curvam aos ditames dos organismos multilaterais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A compreensão de professores de Educação Física sobre saúde e suas implicações no planejamento da prática pedagógica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-28) Lima, Juliane Pereira [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/9846194311487104; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os objetivos do estudo consistem em avaliar a compreensão de professores de Educação Física de escolas públicas e privadas de ensino fundamental de rede municipal e estadual de São Paulo sobre saúde, bem como compreender as implicações dessa compreensão no planejamento da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Participaram do estudo nove professores de Educação Física de ambos os sexos e de qualquer faixa etária, do ensino fundamental lotados em escolas públicas e privadas do Brasil. A coleta de dados envolveu aplicação de um questionário virtual disponibilizado em redes sociais e na página da Unifesp Campus Baixada Santista, sendo abordadas questões abrangentes relacionadas ao perfil docente, além de aspectos específicos no que tange a concepção de saúde e sua consideração no planejamento pedagógico. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Em termos de resultados, temos profissionais de Educação Física com graduação concluída em instituições públicas entre os anos de 1998 e 2014, além de, possuírem pós-graduação entre os anos 2000 e 2021 e tempo de atuação no âmbito escolar acima de quatro anos. No que se refere à concepção de saúde, as respostas convergiram para o bem-estar e condições de vida das pessoas, vislumbrando uma relação com a Educação Física a partir da conscientização, relação causal com o exercício físico, autoconhecimento, fomento de melhorias, aptidão física e prática de atividade física. Todos afirmam que a temática saúde é considerada no planejamento pedagógico, tendo como objetivos: reflexão crítica; conscientização; fomento de melhorias, e; experimentação. Nesse sentido, os conteúdos elencados pelos professores estão relacionados com a cultura corporal, exercício físico, doenças, aspectos orgânicos funcionais, nutrição, qualidade de vida e sedentarismo, benefícios do exercício físico, higiene e lesões, sendo estes selecionados a partir da Base Nacional Comum Curricular, dos interesses e demanda da comunidade e/ou dos alunos, bem como das diretrizes municipais e/ou estaduais de cada unidade escolar. No que se refere à avaliação, os professores afirmaram avaliar seus estudantes a partir dos critérios de participação e aproximação/distanciamento com o conteúdo desenvolvido, a partir dos instrumentos de observações e registros da rotina discente, provas, trabalhos, discussões e avaliação física. Conclui-se que os professores compreendem saúde numa perspectiva restrita, implicando num planejamento que se alinha às pedagogias tradicionais da Educação Física, entretanto, com flertes à pedagogia crítica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jogos e competições esportivas na escola sob a ótica de professores de educação física(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-08) Ferreira, Tainá Franz da [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; Koumantareas, John [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5116738594967496; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/9492273449717543; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo do estudo é compreender como os/as professores/as de Educação Física das redes públicas e privada de ensino fundamental do país avaliam os jogos e competições esportivas nas escolas em que atuam. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 19 professores/as de Educação Física do ensino fundamental atuantes na rede pública e privada de ensino. O critério de inclusão consistiu em estar ativo na função do magistério. A coleta de dados se deu por meio de questionário misto disponibilizado virtualmente em redes sociais e na página da Unifesp-Campus Baixada Santista, dissertando sobre: perfil profissional, objetivo de jogos e competições esportivas e os aspectos da prática pedagógica. A análise dos dados se dará por categorias não apriorísticas. Em termos de resultados, os professores relataram, majoritariamente, que o objetivo dos jogos e competições esportivas era o de proporcionar o trabalho em equipe e socialização dos/as alunos/as. Já em relação ao período que realizam os eventos de jogos e competições esportivas, 78,9% realizam no segundo semestre do ano letivo. Já a respeito da divisão das equipes, os professores relataram que, predominantemente, realizam a divisão por turmas. Quando perguntados se todos os alunos participam desses eventos, aqueles que responderam que sim, afirmam que além dos alunos participarem da organização, também demonstram interesse em participar. Já para os professores que responderam que não, esses predominantemente afirmaram que os eventos não são obrigatórios. Referente a pergunta se há diferença entre meninos e meninas, dez professores responderam que sim, afirmando que há diferença na participação, e interesse de cada gênero. Já outros nove professores responderam que não há diferença, sendo possível elaborar uma única categoria: Oportunidades iguais. Referente ao questionamento se os alunos participam do planejamento do evento, 13 professores dizem que os alunos participam desse momento. Quando solicitados a dizerem os pontos positivos dos eventos, os professores relataram a socialização e trabalho em equipe como os mais evidentes. Já sobre os pontos negativos, os professores relatam a indisciplina dos alunos e a falta de apoio dos demais professores. Quando questionados se gostariam de realizar alguma mudança nesses eventos, 11 professores responderam sim a questão, mudanças como incluir mais modalidades e integrar a participação da escola foram citadas. No entanto, outros oito voluntários responderam negativamente à questão. Referente ao questionamento da importância de eventos de jogos e competições esportivas na escola, todos os professores responderam positivamente à questão, e novamente trazem a socialização como fator determinante. Concluiu-se que os(as) professores(as) concebem e avaliam jogos e competições esportivas na escola numa perspectiva de interação social entre alunos, de forma que incentivem o papel da socialização nesses eventos, promovendo trabalho em equipe.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Memorial sobre a ação da inclusão em contextos escolares(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Saueia, Camila Andrade [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979; http://lattes.cnpq.br/5216976475606471Entende-se educação como sendo o ato de educar, instruir e ainda, disciplinar outrem, isto é, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a próxima. Nesse sentido, a educação inclusiva não é só importante, como crucial para a inclusão sem qualquer descriminação. Essa problemática é um tema de grande relevância e importância para o sistema de ensino nacional, face ao aumento de casos de crianças que necessitam de cuidados especiais, para que o conceito de educação seja plenamente exercido. Assim, a presente análise pretende contribuir para a compreensão sobre como ocorreram alterações políticas que resultam no aumento de crianças com deficiência na vivência da sala de aula em estágios. Nestas reflexões são considerados: o fortalecimento da inclusão escolar como diretriz política para a educação brasileira; as indicações, em termos de documentos legais e orientadores, para a constituição dos serviços, bem como o debate acadêmico envolvendo o tema, tendo como objetivo principal, elucidar as ações professorais que se mostram excludentes, argumentando como essas práticas criam um paralelismo entre as crianças e seus pares.
- ItemSomente MetadadadosOs significados da escola para adolescentes: um estudo com alunos de uma escola pública de periferia urbana(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-09) Carvalho, Eliene da Rocha [UNIFESP]; Martins, Edna [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; http://lattes.cnpq.br/4991391356037163; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present work it is a qualitative research, conducted in a public school on the suburb of Guarulhos - SP, with the participation of 23 seventh-grade students, aged 13 to 14 years old. The data were collected through individual text production, with participation of 21 students, and also using interviews with 06 students, organized into two groups. The objective was to understand the meanings of school for these subjects; however, the issue of sense of being a teenager also permeated our investigations. The meanings of the school, here mentioned, were seized from the wealth of information collected on family and school experiences of the subjects, which allowed us to organize seven categories of analysis combining the structural elements of the meaning they assign to school. We perceived that there are some major themes that engage teenagers to think about the school in their lives, namely their learning, mediation between teachers and students, interactions with peers, future prospects of students and families roles changing in relation to childhood. In the light of historical-cultural approach, it was possible to understand that teens see school as a possibility of conducting a successful and productive adulthood. The data seem to indicate that the school investigated, in view of its actors (the students) represents a minimum space of learning, due to the scarce moments of mediation between teachers and students and the lack of an environment of cooperation and dialogue in the learning context.
- ItemSomente MetadadadosTecnologia e educação: Artefatos, Métodos e Apropriações Escolares(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009) Vale, Thiago Antonio Pereira do [UNIFESP]; Giglio, Célia Maria Benedicto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1678240654096420; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper seeks an approach to the topic of technology in school education and to investigate the positive and negative aspects that the presence of different forms of technology can bring to the field of education. The issues inspiring for its development sought to understand whether the technology actually offers increased possibilities and a more attractive and effective teaching practices and how the school accepts, understands and appropriates dose new technological resources. The research was eminently literature, by reviewing the literature with the study of some authors from different fields of knowledge dealing with the topic of technology within and outside the classroom. The paper aims at first to define the concept of technology and more specifically, the cut-off "educational technology". In a second phase are presented forms of organization and teaching methods that may also be considered technology. Thirdly, data are presented about the artifacts that are also considered education and technology influence or affect the teaching.