Navegando por Palavras-chave "Desenvolvimento de Pessoal"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação de merendeiras na perspectiva da promoção da alimentação saudável na escola: as capacitações no âmbito dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Chaves, Lorena Gonçalves [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as formacoes de merendeiras desenvolvidas pelos Centros Colaboradores de Alimentacao e Nutricao do Escolar (Cecanes). Na formacao de habitos alimentares saudaveis no ambiente escolar, destacase a atuacao da merendeira, que se compreende todo profissional diretamente envolvido no preparo e distribuicao da alimentacao escolar. A Coordenacao Geral do Programa Nacional de Alimentacao Escolar (CGPAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao (FNDE), em parcerias com Instituicoes publicas de Ensino Superior no Brasil, criou os Cecanes, com vistas a execucao de acoes de ensino, pesquisas e projetos de extensao no ambito do Programa Nacional de Alimentacao Escolar (Pnae). Dentre estas instituicoes, os Cecanes das Universidades de Brasilia (UnB) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 2007, desenvolvem cursos de formacao para atores envolvidos com o Pnae, dentre estes merendeiras. No ambito metodologico, este e um estudo do tipo transversal, com utilizacao do metodo descritivo, exploratorio, com abordagem qualitativa. Foi realizada analise documental, que teve como objeto central a producao escrita produzida pelos Cecanes, bem como os documentos que se apresentavam como arcabouco tecnico referente a formacao de merendeiras dos Cecanes. Tambem, utilizou-se entrevistas semi-estruradas com docentes dos Cecanes UnB e UFRGS, responsaveis pela formulacao das propostas de formacoes para merendeiras. Os dados foram analisados por meio da analise tematica de conteudo. O trabalho analitico empreendido possibilitou descrever os principais nucleos de significado, a partir dos seguintes nucleos direcionadores, no documento 1: Alimentacao Escolar Saudavel; Direito Humano a Alimentacao; Panorama do Pnae; Controle Social; Atribuicoes e Valorizacao do Profissional na Execucao do Pnae, e; Controle Higienico-Sanitario. Para o documento 2, possibilitou analisar os seguintes nucleos direcionadores: Organizacao e planejamento e; Resultados e Avaliacoes das Capacitacoes. Os resultados dao enfase para a atuacao da merendeira como manipuladora de alimentos, especificamente quanto a pratica do controle higienicosanitario, o que tambem pode ser observado durante as entrevistas para avaliacao da metodologia adotada, corroborando com o descrito na analise do documento 2. O curso foi considerado como uma acao isolada, que necessita de acompanhamento permanente e individual, para solucao de problemas especificos, devendo abordar aspectos praticos durante o mesmo. Conclui-se que sao necessarias diversas atividades de educacao continuada com vistas ao desenvolvimento de habilidades e posturas desses profissionais que tem um papel decisivo na oferta de alimentacao de qualidade para os escolares
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação do técnico em nutrição e dietética para a prática profissional: a visão do egresso(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Bigido, Gislaine Rozani [UNIFESP]; Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo central deste trabalho foi discutir a contribuição da formação recebida pelo Técnico em Nutrição e Dietética (TND) para a prática profissional, sob a ótica do egresso, para o qual nos propusemos especificamente caracterizar seu perfil profissional, conhecer suas áreas de atuação e prática profissional, e ainda, conhecer as principais facilidades e dificuldades enfrentadas nessa prática. Tratase de um estudo transversal com abordagem qualitativa, no qual a população constituiu-se de 85 egressos da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos e Getúlio Vargas, situadas na cidade de São Paulo. Para coleta de dados utilizou-se questionário eletrônico auto-aplicável preenchido via web, hospedado em homepage desenvolvida especialmente para a realização desta pesquisa.. Mais de 90% dos participantes são do gênero feminino, e tem entre 19-24 anos. Cerca de 60%, não deram continuidade a sua formação após concluir o curso técnico, no entanto, entre os 40% que continuaram estudando, a graduação em Nutrição foi opção de 67%, seguida da Gastronomia (12%). Atuam no mercado de trabalho 31% dos egressos. Para os egressos que não atuam na área de nutrição os principais motivos são a falta de vagas e exigência de experiência anterior. A maioria dos Técnicos em Nutrição deste estudo atua em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) e relatam satisfação com a formação recebida e compreendem o estágio como um importante cenário para o ingresso no mundo do trabalho e para o processo de formação. As principais dificuldades para a prática profissional relatada pelos egressos foram relacionadas à produção, relacionamento interpessoal, condições de trabalho e conflito de interesses. No atual momento de expansão do ensino técnico é necessário ampliar o debate sobre o processo de formação e a inserção no mundo do trabalho, considerando as políticas públicas de educação, o contexto institucional, o papel dos órgãos de classe e o perfil dos técnicos em Nutrição e Dietética em função das demandas sociais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Ajzen, Claudia [UNIFESP]; Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo de investigacao sobre formacao docente na area da Saúde foi realizado no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O contexto teorico-metodologico refeiu-se ao uso de estrategias de ensino-aprendizagem segundo a estrategia didatica da Indagacao Dialogica Problematizadora (IDP). Objetivo: Elaborar e analisar uma proposta educativa com uso de IDP no modulo de avaliacao da Disciplina de Formacao Didatico-Pedagogica, formato bimodal. Metodologia: adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual os sujeitos participantes foram os pos-graduandos da Disciplina oFormacao Didatico-pedagogica em Saúdeo oferecida pelo CEDESS/UNIFESP. A coleta de dados foi realizada a partir de producoes dos alunos em ambientes presencial e virtual (Moodle). A analise foi realizada pela tecnica da Analise Tematica e orientada pelos seguintes: nucleos de sentido: concepcao de ensinar, aprender e avaliar, pressupostos pedagogicos subjacentes; papel do docente; papel do aluno; construcao de conhecimento; reflexoes, tomada de decisoes, comunicacao e relacao com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os alunos assimilaram os textos indicados pelo corpo docente e eles foram capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos nos foruns de discussao. No modulo de avaliacao, com duracao de duas semanas, tanto em aulas presenciais como no ambiente virtual, os pos-graduandos adquiriram novos conceitos em relacao as unidades de sentido e apresentaram uma nova forma de compreensao devido a literatura proposta
- ItemAcesso aberto (Open Access)SIEPS – Sessões interativas em educação permanente em saúde: nova estratégia de ensino-aprendizagem problematizadora da realidade(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Pontes, Carlos Adriano Gazanego [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: analisar uma ferramenta de Educacao Permanente em Saúde, denominada Sessoes Interativas em Educacao Permanente em Saúde u SIEPS, realizada em Unidades de Saúde da Familia da Faculdade de Medicina de Petropolis/Faculdade Arthur Sa Earp Neto (FMP/FASE) desde 2006. Metodologia: trata-se de uma pesquisa retrospectiva, quali-quantitativa, de analise de dados gerados por uma pesquisa realizada entre abril/2009 a marco/2010 pelo PET-Saúde, instituido na FMP/FASE e Secretaria Municipal de Saúde de Petropolis. Resultados: foram descritos os cenarios do processo de Educacao Permanente em Saúde (EPS) antes da implantacao das SIEPS nas Unidades de Saúde e apresentada a analise documental dos produtos do PET-Saúde envolvendo: o processo de transformacao dessa ferramenta de EPS; analise do grau de satisfacao e percepcao dos coordenadores da FMP/FASE e dos profissionais de Saúde das cinco unidades envolvidas em busca de dados que ratificaram e/ou incrementaram as atividades das SIEPS. Desde sua implantacao ate a formulacao atual, as SIEPS passaram por tres periodos de mudancas: a) sessoes interativas de Clinica Medica, em que se efetuava a supervisao de Clinica Medica dos residentes de Medicina de Familia e Comunidade lotados nas USF da FMP/FASE; b) o periodo de transicao com a participacao inicial de algumas categorias profissionais das Equipes de Saúde da Familia (ESF); estrutura atual quando sao inseridos todos os profissionais, especialistas convidados e estudantes de graduacao e Pós-graduação de Medicina, Enfermagem e Nutricao, que participaram ou deram suporte ao processo de trabalho das equipes locais. As SIEPS sao realizadas e orientadas de acordo com os principios de educacao permanente em Saúde, preconizados pelo Ministerio da Saúde, por meio da problematizacao de casos do cotidiano do trabalho, necessidades e demandas. As SIEPS foram reconhecidas por 82% dos profissionais lotados nas USF da FMP/FASE como uma ferramenta de EPS. O enfoque problematizador mobilizou, de forma significativa, os atores em seus processos de aprendizagem, estabelecendo-se movimentos de interesse, e motivacao do trabalho em grupo, traduzidos, no decorrer dessa experiencia, pelo respeito a opiniao dos profissionais envolvidos, a valorizacao do acolhimento e do cuidado, o aumento da resolutividade dos casos, o reconhecimento das necessidades de Saúde das pessoas, da comunidade e Gestão local, e, especialmente, na formacao etico-profissional. Conclusoes: O intuito das SIEPS nao e ser um modelo de replicacao de atividade de Educacao Permanente em Saúde, mas uma omola indutorao para construcao de novas estrategias de ensino-aprendizagem na Atencao Primaria em Saúde. A partir de sua implantacao, ha sete anos e buscando concretizar o trabalho na logica da interdisciplinaridade, as SIEPS vem passando por modificacoes progressivas, mostrando ser um modelo flexivel e aberto a mudancas de acordo com as necessidades sentidas por seus integrantes/participantes, em prol de consolidar-se como uma ferramenta de EPS.