Navegando por Palavras-chave "Cristalização"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAvaliação Das Propriedades Físico-Químicas Das Amostras Cristalizadas De Efavirenz E Seu Impacto Na Formação De Comprimidos E Na Dissolução(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-05-31) Oliveira, Maira Paladini De [UNIFESP]; Cuffini, Silvia Lucia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)HIV infection is a complex disease of slow and uncertain course that leads the individual to develop the acquired immunodeficiency syndrome (AIDS, or, more commonly, its acronym in English, AIDS). In view of the complexity of the disease and the need for a chronic treatment of it, the improvement in the properties of drugs for the treatment of patients is increasing. Efavirenz (EFV), a major antiretroviral therapy agent, is the most commonly used non-nucleoside reverse transcriptase inhibitor (NNRIT) in highly active antiretroviral therapy (HAART) for the treatment of adults And as part of efforts to simplify and optimize first-line treatment, the World Health Organization (WHO) has recommended EFV as the first choice. EFV is a Class II drug under the Biopharmaceutical Classification System , Which has a low solubility and high permeability, and is therefore interested in the development of strategies to increase solubility and / or dissolution, as well as to control manufacturing processes such as compression Which could modify critical parameters in the dissolution as the polymorphism, the morphology among others. Is one of the manufacturing processes that has the greatest impact on the dissolution of a drug. During this process, some physical-chemical parameters such as crystalline or polymorphic structure, morphology and particle size, microstructure, etc. are modified. In this work, the EFV solvent crystallization was carried out, varying solvents, temperatures and agitation. Thus, they obtained 27 crystallized samples and from them were made physical-chemical analyzes to evaluate the impact of these samples in relation to the polymorphism, particle size, Hausner factor, Carr index in the compression of the drug. Thus, it was found that the compression performed, given the axial force applied to the tabletting had better result for Polymorph I tablets, as well as the hardness was also higher for these tablets. And finally, it evaluated the dissolution efficiency of the tablets formed by the compressor, and having the highest rate of dissolution reached was by a tablet of Polimorph II.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo da cristalização no processo de produção de vinho tinto(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-26) Mafra, Giovana Sobral [UNIFESP]; Hirata, Gisele Atsuko Medeiros [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2450412413273769; http://lattes.cnpq.br/7361461333950597O processo de produção de vinho tinto envolve diversas etapas, desde a colheita da uva até o engarrafamento do produto final e, para isso, são utilizadas diversas operações unitárias que norteiam o processo como um todo. A etapa que mais se destaca é a da fermentação, pois é o momento em que ocorre a transformação do açúcar em álcool, o que caracteriza o vinho como uma bebida alcoólica. Junto a isso, ocorrem mudanças físico-químicas na solução, fazendo com que as partículas presentes se desestabilizem e se depositem no fundo da garrafa. Um dos principais componentes depositados é o bitartarato de potássio, resultante do processo de cristalização (operação unitária muito utilizada na indústria). A partir disso, este trabalho teve como objetivo investigar as características desse componente, o bitartarato de potássio, e os fatores que influenciam o processo de formação do cristal a partir de uma solução o vinho. Após analisar os dados disponíveis na literatura sobre o processo de produção de vinho e o impacto dos cristais presentes no produto final, verificou-se a possibilidade de reaproveitamento do bitartarato para aplicações comerciais. O trabalho trata-se então de uma revisão bibliográfica que visa compreender os processos unitários presentes na produção do vinho e, mais especificamente, o processo de cristalização que ocorre durante o processo produtivo. As etapas basicamente foram compostas pela busca e seleção do material preliminar em base de dados, análise dos dados através de leitura e tradução dos textos, seguida pela organização dos tópicos por tema de interesse e suas referências e, finalmente, a discussão e avaliação crítica das informações levantadas para a conclusão da presente pesquisa. Com isso, foi visto que é realizada a estabilização tartárica por diversos métodos, a fim de evitar a formação de cristais no fundo das garrafas de vinhos e a técnica vantajosa na enologia é a estabilização a frio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo teórico do processo de cristalização para aproveitamento de resíduo proveniente da produção de ácido sulfúrico(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-29) Pereira, Vitoria de Souza [UNIFESP]; Hirata, Gisele Atsuko Medeiros [UNIFESP]; Codolo, Milene Costa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2972176562768435; http://lattes.cnpq.br/2450412413273769O ácido sulfúrico é comumente produzido em grande escala no mundo inteiro visto que é bastante utilizado, direta ou indiretamente, na produção de diversos outros produtos. No Brasil, é o ácido inorgânico mais produzido, fato que reforça a importância de encontrar formas de aproveitar os resíduos oriundos das reações envolvidas na obtenção desse composto. Os efluentes desse processo devem ser tratados antes de serem disseminados ao meio ambiente, sendo que um dos tratamentos mais comuns é a dessulfurização de gases, processo que gera sais que são comumente descartados. No entanto, uma das formas de aproveitar estes sais é através da cristalização, que consiste na formação de núcleos de cristais a partir da supersaturação de uma solução homogênea pelo arrefecimento da solução. Diante deste cenário, o objetivo do trabalho foi estudar o processo de cristalização do metabissulfito de sódio a partir de um resíduo proveniente da produção de ácido sulfúrico (H2SO4). A partir de estudos encontrados nas bases de dados disponíveis (Google Scholar, Portal Periódico CAPES, Scielo e Science Direct), verificou-se diferentes vias de produção de metabissulfito de sódio a partir do bissulfito de sódio, sal proveniente da cadeia de produção de ácido sulfúrico. O sólido cristalino de interesse, o metabissulfito de sódio, pode ser comercializado visto sua grande aplicabilidade como conservante alimentar e como agente redutor nas indústrias química (produção de papel e celulose, tratamento de água, indústria têxtil) e farmacêutica. A análise de cunho comparativo se baseou nas condições de operação da cristalização tais como temperatura, pH e solubilidade do soluto na solução supersaturada. Também foram analisadas as características do cristal obtido, como tamanho e forma. Apesar da grande importância ambiental envolvida no estudo proposto, dado que é uma alternativa sustentável ao resíduo gerado na produção de ácido sulfúrico, encontrou-se grande dificuldade para compilar os dados devido à baixa disponibilidade de estudos acerca deste tema. No entanto, pode-se concluir que se trata de um processo de baixa ou média complexidade, no qual é preferível que se opere em pH ácido a fim de obter sólidos cristalinos maiores, pois quanto menores forem os cristais, maior odor característico de enxofre ele apresenta e maior a sua capacidade irritante.
- ItemSomente MetadadadosInteração entre células tubulares renais, cristais de oxalato de cálcio e íons oxalato: efeitos sobre a síntese de glicosaminoglicanos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Borges, Fernanda Teixeira [UNIFESP]; Schor, Nestor [UNIFESP]A interação entre as células tubulares renais, os cristais de oxalato de cálcio (CaOx) e os íons oxalato é um evento precoce na litogênese. A urina contém íons, glicoproteínas e glicosaminoglicanos que inibem o processo de cristalização e protegem o rim contra a litogênese. Examinamos o efeito dos cristais de oxalato de cálcio e íons oxalato sobre a síntese de glicosaminoglicanos em células tubulares distais (MDCK) e proximais (LLCPK1). A síntese de glicosaminoglicanos foi analisada por meio de marcação metabólica com 35S-sulfato e degradação enzimática com mucopolissacaridases específicas. 0 tipo de morte celular (necrose ou apoptose) foi detectado por meio de sondas fluorescentes e a endocitose dos cristais de CaOx foi analisado por meio de citometria de fluxo. Os principais glicosaminoglicanos sintetizados em ambas as células foram condroitim sulfato e heparam sulfato, a maioria secretada para o meio de cultura ou presente na superfície celular. Pequenas quantidades de ácido hialurônico também foram detectadas. A exposição de células MDCK aos íons oxalato aumentou a porcentagem de apoptose e a incorporação de 35S-sulfato no condroitim sulfato e heparam sulfato, além de induzir um pequeno aumento na concentração de ácido hialurônico. Os cristais de CaOx foram endocitados pelas células LLC-PK1, induziram morte celular por necrose, aumentaram a incorporação de 35S-sulfato nos glicosaminoglicanos. Estes feitos parecem ser específicos para estes sais porque a hidroxiapatita e outro ácido carboxílico não induziram morte celular ou aumento na síntese de glicosaminoglicanos. Adicionalmente estes efeitos podem ser atribuídos ao aumento da biossíntese, pois não foram detectados mudanças no grau de sulfatação ou no peso molecular dos glicosaminoglicanos. Tapsigargina bloqueou o aumento no condroitim sulfato e heparam sulfato induzido pelo CaOx em LLC-PK1, sugerindo que a síntese de glicosaminoglicanos estimulada pelo CaOx é sensível ao aumento do cálcio intracelular. As células do epitélio tubular renal são o alvo principal dos efeitos induzidos pela hiperoxalúria e pela incorporação de cristais CaOx. Uma vez que o dano às células tubulares predispõe a nucleação, talvez o aumento na síntese de glicosaminoglicanos proteja o epitélio tubular contra a adesão dos cristais e o efeito tóxico da hiperoxalúria, o que poderia limitar a formação do cálculo renal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reprodutibilidade na classificação do teste de cristalização do filme lacrimal em pacientes com síndrome de Sjögren(Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2008-04-01) Felberg, Sergio [UNIFESP]; Cordeiro, Hamilcar; Sato, Elcio Hideo [UNIFESP]; Martini Filho, Dino; Nishiwaki-dantas, Maria Cristina; Endo, Roberto Mitiaki; Dantas, Paulo Elias Correa; Santa Casa de Misericórdia de São Paulo Departamento de Oftalmologia Setor de Córnea e Doenças Externas; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Santa Casa de Misericórdia de São Paulo Departamento de Oftalmologia; Santa Casa de Misericórdia de São Paulo Departamento de Anatomia PatológicaPURPOSE: To verify the reproducibility of Rolando's classification of the tear ferning test using five different examiners and to compare the patterns of crystallization found in Sjögren's syndrome patients and normal subjects. METHODS: Tear ferning analysis of 29 patients with Sjögren's syndrome and of 45 patients without ocular disease were done using polarized light microscopy and the Rolando classification for tear ferning. Five examiners classified the ferning patterns of all the patients. ROC curve (Receiver Operating Characteristic) was used to find out the best score for the correct syndrome diagnosis. Kappa index (p<0.0001) was used to compare the results of the examiners among them and check the test's reproducibility. Charts were drawn to compare the two groups' results. RESULTS: Throught the ROC curve the score of 2.50 for diagnosis of Sjögren's syndrome was stabilished. Considering the aggregated patterns I with II and III with IV, the examinors' level of pattern agreement was excellent (Kappa ranging from 0.82 to 0.97, p<0.0001). The group with Sjögren's syndrome was classified mostly as patterns III and IV and the patients without ocular disease mostly as I and II. CONCLUSION: The patterns associated with Sjögren's syndrome and normal patients matched the ones in the literature. The tear ferning test classification is reproductible when the Rolando classification was used for Sjögren's syndrome patients.