Navegando por Palavras-chave "Classe hospitalar"
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- ItemRestritoClasses hospitalares: um estudo sobre as diretrizes legais que as amparam e as práticas que as envolvem(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Peres, Giovanna Monteiro Navarro [UNIFESP]; Gualtieri, Regina Cândida Ellero [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0560994060961210Nesta monografia, a intenção é compreender quais são as especificidades do trabalho pedagógico que ocorre no ambiente hospitalar. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos: identificar diretrizes legais, em âmbito federal, que amparam as classes hospitalares e sua evolução institucional; identificar como se moldam as práticas educacionais para que possam se adequar aos ambientes hospitalares e atender de maneira justa aqueles que se encontram em situação de internação e verificar se e como os parâmetros legais têm influenciado as práticas educativas dessa modalidade. O procedimento metodológico escolhido para reger o trabalho foi o de pesquisa bibliográfica, que é um procedimento que consiste em uma revisão crítica e organizada de um material previamente selecionado dentro de um determinado tema e recortes específicos para categorizá-lo, nesse caso, as classes hospitalares, as diretrizes legais e as práticas que as envolvem. Para o levantamento desse material, fizemos buscas no Banco de Dados da CAPES, SciELO e Google Acadêmico, empregando termos como Pedagogia Hospitalar; Escola Hospitalar; Atendimento Escolar Hospitalar; Classe Hospitalar; Crianças Hospitalizadas Direitos; Educação Crianças Hospitalizadas. Depois de selecionado, o material foi organizado para análise, utilizando-se a cronologia, para as diretrizes legais, e as recorrências temáticas, para os trabalhos acadêmicos. Ao decorrer desta monografia, foi possível constatar que, historicamente, tanto as normativas legais quanto os estudos e as discussões que envolvem as práticas desenvolvidas nas classes hospitalares são muito recentes se comparados às demais modalidades educacionais. Em relação às normativas legais, pudemos perceber que são pouco voltadas especificamente a essa modalidade e que o modo de funcionamento das classes hospitalares e de seus atendimentos não são totalmente descritos e atualizados, tarefa que deve ser cumprida pelos sistemas estaduais e municipais de educação. Nos conjuntos mais recentes das normativas, é possível identificar uma maior preocupação com o bem-estar dos educandos enfermos. Além disso, as formas de atuação e de adaptações dos moldes educacionais para a educação hospitalar estão em fase de constante experimentação e inovação. Pudemos ainda constatar que o objetivo geral nas classes hospitalares é o de que os educandos atendidos sejam preparados de forma humanizadora, para o momento que consigam recobrar a saúde e, assim, a autonomia necessária para que sejam reencaminhados para a escola regular e para o convívio com o grupo escolar. Por fim, compreendemos que a pedagogia hospitalar apresenta relevância para ser considerada uma modalidade para ser integrada de modo obrigatório nos currículos de Pedagogia.
- ItemRestritoUm estudo sobre a educação de crianças cronicamente enfermas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07) Silva, Janaina Ramos [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979; http://lattes.cnpq.br/4843488801564542Elaborada no formato de Trabalho de Conclusão de curso, a presente monografia possui o caráter qualitativo, e tem como objetivo o estudo bibliográfico sobre a educação de crianças cronicamente enfermas, inserindo-se no campo da educação e saúde. Através de contribuição de estudiosos da área, apresenta aspectos históricos e quantitativos sobre o atendimento educacional especializado no ambiente hospitalar e domiciliar, concebido no Brasil como parte das políticas educacionais na perspectiva da Educação Inclusiva. Apresenta também os principais embates envoltos acerca da temática, tais como a garantia do direito educacional, desdobramentos que permeiam a profissão docente na perspectiva hospitalar e a falta de políticas públicas em prol da democratização do Ensino.