Navegando por Palavras-chave "Capital cultural"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Panorama da função social da escola(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-09) SILVA, Rebeca; Lugli, Rosário; http://lattes.cnpq.br/3929484045232270A pesquisa “Panorama da função social da escola”, tem como objetivo central relacionar o contexto escolar com os diferentes situações sociais, compreender como as instituições escolares são movidas por seus paradigmas já estipulados que colaboram para a reprodução dos meios em sociedade e ter um panorama social de como as instituições de ensino podem contribuir para que haja de fato uma transformação social.
- ItemSomente MetadadadosPerfil sociocultural de professores da rede pública municipal de Guarulhos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Yada, Jackeline Kyoko [UNIFESP]; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5091309773899741; http://lattes.cnpq.br/8417189884474335; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This dissertation aims at investigating aspects of cultural practices of teachers from Guarulhos, elaborating an example of their social-cultural profile. The research is interested in understanding these cultural practices and their relation to the cultural function of school. As theoretical reference, we use Pierre Bourdieu‟s concept of cultural capital. The data was collected through a questionnaire answered by 19 teachers who work at the four schools in Guarulhos with the best IDEB performance in 2009. In these questionnaires, we attempted at collecting information about the teachers‟ family backgrounds, the family they belong and their access to cultural goods. The results reveal that the teachers did not have access to the socially privileged culture, despite the fact that they were born in big cities (São Paulo and Guarulhos), probably due to their social origins in these cities that have problems with social exclusion, and on families with little schooling, the question of cultural heritage is very influent in the constitution of the subjects‟ capital. Teachers present some fragilities regarding to access to legitimate culture, which may contribute to compromise school‟s cultural function.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfis e trajetórias dos estudantes de ciências sociais na Universidade de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Nascimento, Rayane [UNIFESP]; Consolim, Marcia Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7913269944875219; http://lattes.cnpq.br/2659930206023722Desde a década de 90, diversas políticas públicas que objetivavam a ampliação do acesso ao ensino superior por diferentes segmentos sociais vêm sendo implantadas. No entanto, pesquisas da área da sociologia da educação têm demonstrado que, apesar do aumento do número de vagas ofertadas, não houve uma real democratização pois os cursos aos quais são atribuídos maior ou menor prestígio têm possibilidades de acesso e sucesso condicionada ao perfil dos estudantes. Esta pesquisa, em continuidade aos trabalhos de outros autores, analisou o perfil e a trajetória dos atuais estudantes de graduação em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Os resultados obtidos indicam que a maioria dos estudantes que participaram da pesquisa são brancos, com renda familiar de até 4 salários mínimos, egressos de escolas públicas, com capital cultural e familiar relativamente mediano. Além disso, fatores como a qualidade das experiências escolares influenciaram a escolha desse curso.
- ItemRestritoTrajetórias de bolsistas em escola particular: o envolvimento de filhos de funcionários da escola(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-28) Maffei, Gabriela [UNIFESP]; Consolim, Marcia Crisina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7913269944875219; http://lattes.cnpq.br/2673769340520633Nas convenções de sindicatos professorais dos estados brasileiros, sempre se estabelece que é dever da escola particular fornecer bolsa integral para os dependentes dos professores e auxiliares de escola – dentro desse segundo grupo, estão todos os outros funcionários da escola. Essa obrigatoriedade acaba por gerar um grupo particular de estudantes que, muito provavelmente, não fosse a bolsa integral, não teriam condições financeiras para custear suas matrículas e mensalidades. Essa pesquisa buscou investigar se é possível estabelecer uma relação entre o engajamento desses bolsistas com a escola e as suas condições como tais, considerando o debate da Sociologia da Educação acerca do que faz com que um aluno tenha um bom ou mau desempenho nas atividades escolares ou se envolva mais ou menos com a escola – debate, esse, muito marcado pelo conceito de capital cultural de Bourdieu. A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Santo André, em São Paulo, com estudantes do segundo ano do Ensino Médio, aos quais foram aplicados questionários para, depois de uma seleção, aprofundarmos a análise através de entrevistas com seus pais e professores. O estudo não conseguiu estabelecer uma relação entre a condição de bolsista filho de funcionário e o desempenho escolar, mas deixa lacunas para futuros estudos no que diz respeito à investigação da condição de bolsista sendo filho de funcionário de escola particular (à exceção do próprio professor).