Navegando por Palavras-chave "Business intelligence"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoOs empecilhos para a utilização plena do business intelligence(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-05) Francisco, Leticia Carneiro [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573O trabalho teve como objetivo compreender os empecilhos para a utilização de ferramentas de Business Intelligence (BI), correlacionando as definições envolvendo os temas de transformação digital, teoria institucional e contabilidade gerencial. Para o estudo alcançar seu objetivo, foi utilizada uma pesquisa qualitativa, por meio de um questionário aplicado para funcionários de uma empresa do setor varejista. Os resultados da pesquisa auxiliam a analisar até que ponto o Business Intelligence (BI) é aproveitado, e como o perfil de liderança dentro de uma companhia pode identificar e contornar os empecilhos para se ter uma utilização plena das ferramentas. Verificou-se a importância da aplicação e utilização da ferramenta, mas apesar de os pontos positivos citados, a pesquisa também pode revelar até que ponto o Business Intelligente (BI) é aproveitado dentro da instituição investigada. Foram identificados pontos que atrapalham a utilização por completo dela, sendo o mais relevante a barreira cultural imposta pela introdução a uma nova tecnologia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência do business intelligence na gestão das empresas a partir da perspectiva de gestores e controllers do mercado(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-01) Boalento, Geovana Pimentel [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573O século XXI foi marcado por uma série de evoluções nas tecnologias e no desenvolvimento dos processos operacionais das empresas. O Estado Brasileiro, através do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços já discute a chamada “Indústria 4.0”. Essa revolução aborda tecnologias como o Bussines Inteligence (BI). No mundo das automatizações, a Contabilidade Gerencial, em sua essência, assume um protagonismo. Ela se encontra no centro da tomada de decisões. O impacto da Tecnologia da Informação sobre a evolução da contabilidade gerencial é evidenciado em vários aspectos, como relata Mclaney e Atrill (2014). Nesse contexto, a presente pesquisa busca responder à questão: “Quais são as mudanças e influências que o Business Intelligence proporcionou na gestão das empresas?”. O intuito é identificar o movimento que se evidencia na área, através de uma abordagem fenomenológica em uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistados 10 gestores e controllers do mercado, que relataram seus conhecimentos e experiências com a ferramenta e as mudanças proporcionadas na área. Foi possível concluir que o BI revolucionou o processo gerencial, agregando confiabilidade e velocidade aos dados, uma vez que as informações são geradas automaticamente através de sistemas interligados. Isto exime o tempo dos analistas em produzirem números, que passa a se tornar especialista na análise das informações produzidas pela ferramenta. Sistemas de BI permitem que a informação relevante seja apresentada em tempo hábil para que decisões gerenciais sejam tomadas tempestivamente e de forma mais assertiva. As informações produzidas pela ferramenta se tornaram grandes aliadas da gestão e do acompanhamento ao alcance das metas traçadas. Isto ocorre através da produção de relatórios que atualizam em tempo real o desempenho da organização e permitem comparações simultâneas entre o orçado versus realizado. Além disso observa-se uma demanda para mudança do comportamento do contador, no qual o profissional passa a ser mais analítico, estratégico, consultivo e menos operacional. Dito isso, encontra-se uma necessidade de desenvolvimento do profissional e das teorias acadêmicas, para que abordem as novas tecnologias e as mudanças proporcionadas na área. O BI se tornou o futuro da gestão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência do business intelligence na tomada de decisão de profissionais da contabilidade gerencial(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-07) Santos, Danielle de Araújo [UNIFESP]; Cei, Nena Geruza [UNIFESP]; Zittei, Marcus Vinicius Moreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7947828317635699; http://lattes.cnpq.br/2360609428984805O presente estudo tem como principal foco abordar o avanço da tecnologia dentro da área contabil e como o Business Intelligence pode influenciar na tomada de decisão de profissionais da contabilidade gerencial. O objetivo geral é analisar a influência do Business Intelligence na tomada de decisão de profissionais da contabilidade gerencial. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos apresentar o conceito de contabilidade gerencial, apresentar o conceito de Business Intelligence, analisar a evolução tecnológica e a importância dentro da contabilidade, constatar a evolução do profissional contábil e discorrer sobre a importância do Business Intelligence na tomada de decisão na contabilidade gerencial. Abordar o tema BI justifica-se pelo proveito de investigar como os profissionais da contabilidade estão lidando com a alta demanda de informações, e se consideram o BI uma ferramenta importante para a análise dos dados e gestão nos processos decisórios. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, com os resultados tratados de maneira qualitativa e quantitativa. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que o BI permite uma visão mais ampla do negócio, e contribui para que os profissionais façam entregas mais rápidas e com mais qualidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os principais impactos da inteligência artificial na Contabilidade Gerencial(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-10) Schwindt, Marcela Chagas de Souza [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573; CV: http://lattes.cnpq.br/8303614120863454O objetivo da pesquisa foi verificar os principais impactos sofridos pela contabilidade gerencial decorrentes da inserção da IA (Inteligência Artificial), que vem se fazendo presente nos dias de hoje. A pesquisa em questão verificou o impacto da IA dentro da contabilidade gerencial, comparando os processos contábeis em estudo com algumas técnicas de IA as quais foram percebidas, também dentro desta pesquisa, como principais influenciadoras da área. Com metodologia qualitativa, esta pesquisa empírica trouxe profissionais dentro da área estudada, com experiência no que situa a pesquisa, como fonte de informações para sustentá-la. Estes, então, fizeram-se presentes em entrevistas semiestruturadas que visaram captar todas as informações relevantes à pesquisa, tais quais foram transcritas em forma de uma linha de raciocínio discorrida no trabalho: comparando as respostas, identificando divergências e convergências, e constatando o que foi cabido. Foram concluídas ferramentas da inteligência artificial relevantes para pontos específicos da contabilidade gerencial, por meio da filtragem dos conceitos de Business Intelligence, que resultaram em machine learning e process mining para o gerenciamento de resultados financeiros, produção do orçamento empresarial e a gestão dos custos da organização.