Navegando por Palavras-chave "Appropriation"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A disciplina escolar ciências: o caso da escola raul saddi (1974-2012)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-13) Eloi, Ana Paula Borges [UNIFESP]; Meloni, Reginaldo Alberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6642160633537563; http://lattes.cnpq.br/3091121117829506Por um longo período o âmbito da História da Educação foi formado por documentações escritas. A cultura material escolar participa do processo de ensino-aprendizagem porém, são escassas as pesquisas que analisam as práticas escolares partindo da utilização de artefatos. Quando os pesquisadores se propõem a estudar as práticas escolares são escassos os documentos para realizar as análises então, em diversos momentos só é possível localizar vestígios dessas práticas em artefatos esquecidos nos armários e porões das escolas. As informações das práticas escolares têm se perdido com o passar do tempo e esse é um motivo da urgência em se ter mais estudos sobre esse tema. O objetivo deste trabalho é verificar de que forma os objetos de ensino de ciências participaram da cultura escolar no período de 1974-2012 e tentar entender como se deu a apropriação desses artefatos na escola. O presente trabalho é caracterizado como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e foi desenvolvido em duas fases: a constituição de uma fonte de pesquisa baseada nos objetos de educação em ciências e a história oral para apoiar os estudos e as análises da relação destes objetos com a memória dos sujeitos e a história da escola. As informações obtidas nas entrevistas foram cruzadas com as documentações localizadas tanto no arquivo escolar quanto fora da instituição. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Raul Saddi localizada no município de Diadema – SP, a instituição atende alunos de Ensino Fundamental I. Ao investigar uma instituição escolar que não faz parte das instituições referências da educação no estado de São Paulo (que pode ser considerada modelo a ser seguido por outras instituições) especialmente tratando-se da temática da cultura escolar, afirma-se que toda instituição pode ser produtora e reprodutora de cultura e que cada escola pode possuir sua própria cultura. Entre os diversos artefatos que a escola possui em seu acervo percebeu-se que os objetos arcada dentária e o torso bissexual foram os que mais marcaram a vida escolar no período analisado. As temáticas centrais discutidas a partir dos objetos foram higiene bucal e o corpo/educação sexual. Identificou-se a partir das práticas escolares envolvendo estes artefatos um processo de apropriação.
- ItemSomente MetadadadosSaúde mental e moradia: as relações que permeiam os espaços sob a ótica dos usuários dos CAPS de Santos/SP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-06-26) Stracini, Marina Mara [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloOn the basis of the transformations occurred in the way of caring in mental health and psychosocial rehabilitation, this research aims to illustrate the housing situation as one of the permeable dimensions of individuals’ lives, which refers to the legitimacy of social relations, within the perspective of the individuals with intense mental suffering (CAPS III) in the municipality of Santos/SP. The research aims to perceive the significance of housing from the point of view of these population and to show awareness of how they appropriate their homes, as well, considering the relations which permeate the space in which they live. The present study favours the qualitative research in order to explore the social reality and the dynamism of individuals, drawing on the technique of Thematic Content Analysis for analysis on the evidence gathered trhough semi-structured interviews. The present research has been developed with 10 users, 2 users from each of the five branches of CAPS situated in Santos/Sao Paulo. Besides the characterization of the territory, the profile of these participants has been also pointed out. The analysis of the data collected was divided into three categories: Conception of Housing, Ways of Inhabiting, Appropriation of Space, and relations with the environment. This study identified how the conception of housing is related to protection, individuality, and affective memories, which contribute to one’s self construction. Although the ways of inhabiting might be varied, they are alike in several important aspects. The modes of space appropriation and relations reveal that life in freedom allows people under deep psychic suffering to rearrange and construct themselves according to the daily experiences (which demand some skill levels) essential to one’s expression of autonomy and citizenship in a perspective of life self management. However, these relations are marked by a strong ambivalence. As they provide exchanges, affection and encounters, they also highlight fragilities when people are limited to only some spaces, services, and specific individuals, not feeling they are part of a whole that flows around the city in its vast dynamics. Therefore it is concluded that even when care in freedom is available, it seems there are still some gaps that make an effective participation in the social field difficult.