Navegando por Palavras-chave "Aplicativo móvel"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicativo móvel para o treinamento de microcirurgia: Microsurgical Steps(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-26) Araújo, Rafael Silva de [UNIFESP]; Ferreira, Lydia Masako [UNIFESP]; Pedroso, Juan Carlos Montano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6144921962327705; http://lattes.cnpq.br/1619822351741819; http://lattes.cnpq.br/3981672445826667Introdução: A técnica microcirúrgica abrange diversas especialidades cirúrgicas, sendo subsídio para reconstruções complexas com o auxílio do microscópio. Um desafio enfrentado por diversos serviços é a escassez de uma tecnologia que auxilie nos processos de ensino e aprendizagem contendo o passo a passo do treinamento em laboratório. Objetivo: Desenvolver um aplicativo móvel para auxiliar no treinamento em Microcirurgia. Métodos: O aplicativo foi elaborado com base no método de Design Thinking. Descobrir: realizadas pesquisas em MEDLINE, SciELO, LILACS e Cochrane, no período de 01/01/2000 a 01/07/2021 e busca da anterioridade na App Store, no Google Play, Google e Google Acadêmico. Foram incluídos artigos e aplicativos sobre o processo de ensino e aprendizagem na Cirurgia Plástica e Microcirurgia. Foram encontrados 552 artigos, sendo selecionados 13. Na busca de anterioridade foram encontrados quatro aplicativos, mas com características distintas. Questionários foram criados e aplicados para Microcirurgiões, fellows em Microcirurgia e desenvolvedores de software. Definir: realizado brainstorming entre os orientadores e orientando. Desenvolver: elaboração conjunta do aplicativo móvel com a empresa especialista. Entrega: registro e disponibilização da ferramenta para download. Resultados: O Microsurgical Steps é um aplicativo on-line, fluido, responsivo, com stream-video e idioma em português. Apresenta-se dividido em cinco itens de um carrossel digital: 1) Informações teórico-práticas; 2) Vídeos de dissecção; 3) Artigos; 4) Passo a passo; 5) FAQ. Conclusão: Foi desenvolvido o aplicativo móvel Microsurgical Steps.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicativo para auxiliar ingressantes surdos e ouvintes do ICT-UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-12) Bueno, Victor Antonio [UNIFESP]; Cappabianco, Fábio Augusto Menocci [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7438076121387151A entrada no universo acadêmico é um desafio para ingressantes de diversas universidades e para ser enfrentado uma solução é o uso da comunicação para obter informações. Se para um estudante sem deficiências isto não é tarefa fácil, imagine para um discente surdo que acaba de entrar em um novo mundo onde a maioria das pessoas não falam sua língua. A fim de auxiliar tanto os ingressantes surdos como os ouvintes do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo, um aplicativo móvel foi desenvolvido para que a disseminação de informação dentro da universidade seja expandida, permitindo que discentes, docentes e servidores contribuam com o projeto publicando informações através de um site que alimenta o banco de dados consumido pelo aplicativo móvel. A implementação do sistema se deu após uma pesquisa realizada com diversos membros da Universidade Federal de São Paulo, feita para entender quais eram as necessidades e dificuldades dos ingressantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de uma Ferramenta Educacional Baseada em Aprendizagem Móvel para Apoio ao Ensino de Lógica de Programação(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-14) Marques, Matheus Ferreira Perrenoud; Coelho, Regina Célia [UNIFESP]; Oliveira, Tiago de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8390665307472965; http://lattes.cnpq.br/2162574207370950; https://lattes.cnpq.br/0135064854402767Aprender lógica de programação continua sendo um entrave para discentes de diversas áreas acadêmicas. Considerada uma das disciplinas de suma importância no campo de Ciências e Tecnologias, aventa-se um foco investigativo perante ao alto índice de reprovação e falta de interesse por parte dos alunos. Inúmeras ferramentas e metodologias surgem e são aplicadas a fim de obter resultados em diversas áreas acadêmicas. Este trabalho tem como principal motivação as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Lógica de Programação observada, notadamente em turmas de ciências humanas e exatas. Desta forma, o presente projeto de pesquisa visa desenvolver uma ferramenta de apoio à aprendizagem de Lógica de Programação, com versatilidade para aplicação em diversos públicos acadêmicos. Visando o cumprimento deste objetivo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a fim de compreender quais eram as ferramentas existentes para ensino de Lógica de Programação. A ferramenta desenvolvida integra objetos de aprendizagem por meio de aparelhos móveis, e também, com gestão docente por um painel administrativo web, possibilitando-se o cadastro de conteúdos e o acompanhamento discente pelo professor. Após a implementação da ferramenta, ela foi utilizada em testes e validação por 30 discentes, dos cursos de tecnologia da informação, estes distribuídos entre o Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Escola Técnica do Centro Paula Souza (ETEC) de Cruzeiro/São Paulo, utilizando, como base para a validação, o modelo de aceitação de tecnologia (TAM) e o modelo QUIS. Os discentes também puderam sugerir melhorias e apontar problemas em questões abertas. Os resultados de aceitação da ferramenta, percepção de utilidade e visão perante o uso foram positivos, com grande aceitação discente. Deste modo, espera-se que a ferramenta seja uma importante aliada no apoio ao ensino de Lógica de Programação, contribuindo para que o aprendizado seja mais atrativo, além de poder servir de apoio ao docente.