Navegando por Palavras-chave "Anos iniciais"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino de ciências e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais: aproximações e possibilidades(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-15) Sousa, Amanda Fortunato Araujo [UNIFESP]; Testoni, Leonardo Andre [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/5725470397594418Este trabalho apresenta um estudo investigativo ao longo das aulas de Ciências nos anos inicias do ensino fundamental, observando e analisando as possíveis Habilidades Socioemocionais (HSE) evocadas durante esses momentos, que favoreceram a busca de recursos pessoais dos alunos para resolverem situações de aprendizagem apresentadas em situações investigativas, possibilitando o reconhecimento e apropriação de termos científicos, ampliando assim seus saberes. Diante desse viés, esta dissertação tem como objetivo responder como essas habilidades podem contribuir para o aprendizado dos alunos e, de que forma a formação docente favorece para que essa prática pedagógica se consolide durante as propostas apresentadas. Entre as principais referências teóricas utilizadas ao longo do trabalho, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é abordada, a qual explicita que, ao longo do ensino fundamental, a área de Ciências da Natureza assume um papel no desenvolvimento do letramento científico, que envolve a aptidão para entender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), o que favorece um importante entendimento da prática docente e do processo de ensino e aprendizagem científica dos alunos. Para fundamentar as HSE, buscou-se na organização CASEL e nos autores Anita Abed, Santos e Primi referências de suas pesquisas. Como embasamento teórico para o desenvolvimento cognitivo, utilizou-se as pesquisas de Jean Piaget e Diane Papalia. A realização do trabalho e o levantamento de dados aconteceu mediante as observações, gravações e notas da pesquisadora durante as aulas de ciências de uma turma de segundo ano; a pesquisa teve uma abordagem de caráter qualitativo, caracterizada como exploratória descritiva. Pôde-se observar que os alunos eram convidados a responder perguntas disparadoras, em um contexto cheio de conceitos e significados. A partir das hipóteses levantadas, os mesmos eram incitados a interagirem com os outros colegas e a professora, possibilitando um posicionamento crítico em torno da temática. Observou-se que com estímulos, como perguntas disparadoras e mediação docente, as HSE tendem a potencializar os diferentes níveis de habilidades humanas, que agregam competências e favorecem um desenvolvimento equilibrado. Partindo dessa perspectiva, entende-se que o ensino de Ciências, durante os anos iniciais, cria condições para uma construção interdisciplinar embasada em um conjunto de habilidades, fomentando assim, um desenvolvimento amplo. Dada a importância desta pesquisa, entende-se que novas investigações possam ser fomentadas, uma vez que a área carece de novas análises.
- ItemRestritoEntre diálogos e saberes: ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental e experiências docentes em territórios periféricos na cidade de São Paulo.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-08) Silva, Amanda Carvalho; Carvalho, João do Prado Ferraz de; http://lattes.cnpq.br/7803829758779154; http://lattes.cnpq.br/3874469616341866Esta pesquisa se propõe a analisar o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da narrativa de professores desta faixa etária. Para tanto, além de pesquisar as questões teórico-metodológicas que se atentam ao ciclo I do ensino fundamental, serão apresentadas as relações que os professores e professoras, têm ou não, com o ensino de História e como este se apresenta nas salas de aula a partir da análise de entrevistas. A partir dos relatos de professores e professoras de duas escolas da rede pública da zona leste da cidade de São Paulo, refletiremos através de suas trajetórias de vida, o que pensam e o que produzem acerca da História ensinada nos anos iniciais. Nesse sentido, para discutir os saberes docentes, utilizaremos as contribuições de Tardif (1991, 1999, 2002, 2014) e Monteiro (2007) e ao analisar o ensino de História nos anos iniciais, as contribuições de Carvalho (2014, 2018, 2020), Oliveira (2003, 2011, 2013), Soares (2009) e Fonseca (2007) serão as bases deste estudo. Para apresentar as narrativas de professores e discuti-las nesta pesquisa, referenciamos os estudos de Nora (1993); enquanto para compreender o lugar das disciplinas e culturas escolares e do espaço escola, utilizaremos Viñao (2007), Chervel (1990) e Bittencourt (2004). Por fim, elaboramos um documento colaborador para os professores entrevistados a ser discutido em suas formações e encontros nas escolas a respeito do que pode ser o conhecimento histórico nos anos iniciais do ensino fundamental, com o intuito de colaborar com o debate na área da Educação e do Ensino de História.
- ItemRestritoGeneralização de padrões no ensino de álgebra: percepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente a uma situação didática.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-06) Rezende, Mariana Chiccolli Pereira de [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127A presente pesquisa buscou contribuir para ampliar os estudo sobre o Ensino de Álgebra nos anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), dada sua importância nos documentos curriculares mais recentes da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e do Currículo Paulista (São Paulo, 2019), que definem uma "Unidade Temática" específica para "Álgebra". Tais documentos estipulam que a introdução do Ensino da Álgebra busque desenvolver do pensamento algébrico, a partir de uma de suas características: a generalização de padrões. Considerando o referencial teórico que evidenciou a importância de uma ação formativa, este estudo ainda teve como objetivo compreender como professores dos anos iniciais identificam e estabelecem um padrão através do processo de generalização. Para isso, os sujeitos desta pesquisa foram professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Estadual de São Paulo, do qual seis participaram. A metodologia adotada foi de ordem qualitativa, conforme descrita por Bogdan e Biklen (1994). A coleta de dados ocorreu através de uma sequência didática aos preceitos de Zabala (2007), em uma ação formativa de três encontros. As atividades propostas aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental estavam relacionadas à observação e continuação de sequências numéricas e situações problemas, em contextos visuais e figurativos para a descoberta de padrão, através do processo de generalização. Ao refletir sobre os registros individuais de cada um dos docentes, salientamos a dificuldade da sistematização do pensamento algébrico por parte dos professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, seja ela realizada de forma oral ou escrita. Os resultados demonstram a importância da retomada de novos estudos que envolvam a generalização de padrões voltada para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jogos em meio a materiais didáticos: usos e possibilidades em aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-31) Santos, Marina Montagnini [UNIFESP]; Linardi, Patricia Rosana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0269784660322566; http://lattes.cnpq.br/5850795209629702Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) faz parte de um Projeto FAPESP – Melhoria do Ensino Público denominado Formação Profissional de Professores e Gestão Democrática: uma parceria universidade-escola para a melhoria do ensino público, o qual foi desenvolvido pela UNIFESP, USP e E.E. Raul Saddi - escola campo do projeto. O objetivo deste trabalho foi propor e discutir possibilidades para inserção de alguns jogos em aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Jogos estes que foram proporcionados à escola pelo projeto junto a demais materiais didáticos. Deste modo, através da identificação de todos os jogos dentre os materiais comprados e algumas classificações de acordo com suas características, entrevista com as professoras bolsistas, análises de relatórios e reuniões do projeto, além do estudo de referenciais teóricos, selecionou-se quatro jogos para serem discutidos conforme o objetivo proposto. Observou-se que diferentes concepções sobre os jogos e oportunidades na formação docentes vão influenciar a utilização destes e outros materiais em aulas de matemática. Considerou-se importante então, estudar as possibilidades de uso dos jogos de modo que eles tragam a valorização do trabalho em grupo, registros e problematizações, acreditando que eles unicamente não serão a solução ao ensino de matemática, mas sim uma possibilidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jogos para o desenvolvimento do pensamento numérico: uma experiência nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22) Paiva, Igor Vinicius Silva Villariço de [UNIFESP]; Linardi, Patricia Rosana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0269784660322566; http://lattes.cnpq.br/2212001723871103Atualmente os jogos para o ensino e aprendizagem da matemática são muito utilizados pelos professores nas salas de aulas dos anos iniciais. Também são alvos de muitas pesquisas na Educação Matemática. Este trabalho buscou relatar e discutir um projeto de ensino de matemática com a utilização de jogos, aplicado junto com os professores de uma escola pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do munícipio de Diadema. Este trabalho é parte de uma Iniciação Científica (IC), que está inserida em um projeto maior da FAPESP - melhoria do ensino público, que visa construir uma parceria universidade-escola. Os jogos utilizados foram selecionados levando em consideração a problemática trazida pela professora responsável pelo 1° ano dos anos iniciais: a dificuldade do reconhecimento dos números naturais por parte dos estudantes. Para o desenvolvimento do trabalho, foi elaborado um projeto de ensino, utilizando jogos didáticos, que buscaram trabalhar exatamente as questões em que os alunos tinham necessidades. Foram cedidas duas aulas por semana por parte da docente supervisora para a realização do projeto com os estudantes. Em termos de sala de aula, notou-se que os jogos foram muito bem recebidos pelos alunos. Percebeu-se também, que os jogos foram muito produtivos, pois ao final das aplicações, de acordo com a professora supervisora, apenas um aluno ainda ficou com algum tipo de dificuldade no tema. Por conta disso, considerou-se que o projeto foi bem desenvolvido, dado que quase a totalidade dos alunos necessitavam de uma ajuda com o conteúdo antes dos jogos serem aplicados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ludicidade e ensino de ciências nos anos iniciais: um estudo teórico-curricular(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-04) Silva, Sandra Maria de Souza [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/4047912614641403Esta dissertação transita por um viés historiográfico da utilização do lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, tendo como foco principal a transição da criança do ensino infantil para o Ensino Fundamental, entendendo ser uma fase que merece atenção do educador, para que o educando construa essa ponte de forma segura e rica em conhecimentos, assim, em um ponto de vista acadêmico, a presente dissertação tem como objetivo entender como ocorreu a integração da ludicidade na educação científica dos anos iniciais no ensino de ciências, no decorrer do tempo, e sua articulação com os documentos curriculares atuais, utilizando metodologia qualitativa de revisão bibliográfica em trabalhos publicados no catálogo de teses e dissertações CAPES, onde analisamos e catalogamos 15 publicações, para tanto, realizamos a análise de dados baseada na baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), seguida de levantamento historiográfico sobre a inclusão da ludicidade no ensino de ciências dos anos iniciais e revisão dos documentos curriculares nacionais atuais, sempre embasando nossa pesquisa nos referenciais teóricos antigos e contemporâneos, para que possamos identificar como a ludicidade pode contribuir para o ensino de ciências através de um estudo teórico-curricular. Por fim, este vasto material analisado e produzido para o desenvolvimento desta dissertação resultou em amplo cenário da ludicidade no ensino de ciências e sua exequibilidade em sala de aula, para que possamos, com as hipóteses aqui apresentadas, seguir com a busca da melhor maneira de ensinar ciências, ensinar crianças a desenvolver pensamento crítico, entender e assimilar conteúdo, o que torna mais prazeroso o aprendizado, e seguimos acreditando que a ludicidade, por preservar história, cultura, e regionalidade do educando, é uma ferramenta aliada para que o educador possa atingir seus objetivos. Concluímos ainda que a subjetividade do tema nos documentos oficiais curriculares faz com que os professores tenham que interpretar e criar metodologias próprias para aplicar a ludicidade em sala de aula, assim com esta pesquisa pretendemos contribuir para o entendimento da importância da utilização desta ferramenta tão importante como coadjuvante do ensino-aprendizagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O pedagogo e o mercado de trabalho(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-19) Silva, Vinícius Henrique Araujo da; Abreu, Claudia Barcelos de Moura; http://lattes.cnpq.br/3114393461757020; https://lattes.cnpq.br/9916676348880731A monografia aborda as questões de gênero relacionadas à divisão sexual do trabalho, com ênfase no preconceito associado à presença de professores do sexo masculino nas salas de aula da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A docência nessas etapas geralmente é desempenhada por mulheres, resultando na invisibilidade da presença masculina, o que contraria os discursos contemporâneos sobre equidade de gênero e diversidade no século XXI. A pesquisa visa analisar a experiência de docente dos anos iniciais, explorando a trajetória acadêmica e profissional. O estudo aborda, teoricamente, os discursos de feminilização da profissão docente infantil. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa se baseia em uma entrevista semiestruturada com um professor polivalente que atua na rede de Educação Básica de Guarulhos, sendo ex-aluno da Universidade Federal de São Paulo. A relevância da pesquisa reside na ampliação dos debates sobre questões de gênero e na contribuição para a valorização dos profissionais masculinos nesse contexto. Durante a investigação, observou-se que, embora em menor proporção, os homens também enfrentam preconceitos em relação à sua escolha profissional, reforçando a concepção tradicional da mulher como cuidadora e do homem como provedor.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-22) Ispada, Ana Luzia Gomes de Oliveira [UNIFESP]; Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7458884068779779; http://lattes.cnpq.br/8068670110442740Nesta pesquisa, realizada em período de pandemia por Covid 19, investigamos a proposta de ensino de robótica, por meio da realização de atividades didáticas para os anos iniciais do fundamental, considerando alguns aspectos do ensino por investigação e experimentação. Envolvemos a utilização da placa Arduino combinada com sensores e atuadores para reprodução e criação de protótipos robóticos simples programados por meio de linguagens gráficas de problemas e soluções apontadas pelos alunos. Apresentamos a descrição da metodologia de ensino-aprendizado adotada em nossas aulas com os alunos do quinto ano de uma Escola Municipal de Educação Básica de São Bernardo do Campo - SP. Alguns dos resultados obtidos no que se refere a utilização da robótica com crianças de 10 anos em média foram: a possibilidade de desenvolvimento de aulas de programação de modo síncrono e assíncrono, impostas pela necessidade de distanciamento social, com pequenos grupos de crianças; contribuição da robótica educacional e programação para reflexões e raciocínio lógico; afetividade; autonomia; colaboração; trabalho em equipe; o significado do erro, e como está associado ao processo de ensino-aprendizagem e a curiosidade como potencializadores de aprendizagem. Embora não sendo o foco da pesquisa também elencamos alguns aspectos curriculares vinculados a disciplinas contemplados no projeto.