Navegando por Palavras-chave "Análise financeira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de preferências do mercado automotivo e securitário através de equações diferenciais(Cristiane Alexandra Lázaro; Tatiana Miguel Rodrigues de Souza, 2020-02-28) Garcia, Raphael de Oliveira [UNIFESP]; Silva, Gabrielle Bernardo [UNIFESP]; Costa, Jorge Andrade [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4284829693593983O propósito deste trabalho foi estudar a teoria de análise comportamental de preferências do consumidor, por meio da aplicação de equações diferenciais ordinárias em microeconomia. Para isto, supôs-se que a taxa marginal de substituição pode ser representada por uma equação diferencial ordinária, em que o lado direito de tal equação está associado a curva de indiferença. Para a modelagem matemática, considerou-se o mercado americano de automóveis e o mercado brasileiro de seguros. Com os devidos dados, foi possível obter a solução analítica do problema de valor inicial e, consequentemente, a curva de substituição entre dois produtos concorrentes do mercado considerado. As curvas de indiferença obtidas possibilitaram o entendimento sobre o comportamento de ambos os mercados, propiciando a compreensão sobre as motivações da relação de preferência dos consumidores e, assim, melhores condições para tomada de decisão
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da estrutura de capital, tipo de estratégia de gestão de capital de giro e comportamento da rentabilidade do ativo nos setores siderúrgico e varejista entre 2018 e 2021(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-10) Pereira, Victoria Alves [UNIFESP]; Saporito, Antonio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5724238604725007A Contabilidade tem a função de fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisão e a análise dos demonstrativos financeiros permite avaliar o desempenho das companhias. Em um mundo cada vez mais competitivo, ter uma boa gestão de capital de giro e ter uma adequada estrutura de capital se torna essencial para a prosperidade empresarial. O Modelo Dupont é uma das ferramentas que auxilia os acionistas a avaliar o retorno. Ao decompor a rentabilidade, o modelo mostra a lucratividade e a eficiência operacional da companhia. Considerando que lucratividade é um fator primordial para a continuidade de uma companhia no longo prazo, este trabalho teve como objetivo compreender e avaliar como a estrutura de capital está composta, o tipo de estratégia de capital de giro adotada e como a rentabilidade do ativo se comporta diante das dinâmicas setoriais. Para atingir este objetivo, foi realizado um estudo de caráter documental, descritivo, qualitativo e quantitativo, para a realização do trabalho utilizou-se as demonstrações financeiras anuais de 6 empresas, sendo 3 do setor siderúrgico e 3 do varejista, todas listadas na B3, no período compreendido entre 2018 e 2021. Com base nos dados obtidos, foram calculados os índices de liquidez e endividamento e aplicado o Modelo Dupont. Os resultados obtidos demonstraram que o setor siderúrgico possui um menor endividamento e alavancagem, adota uma estratégia conservadora de capital de giro, porém tem alta imobilização de recursos não correntes, enquanto o setor varejista é mais endividado e alavancado, aplica estratégia moderada na gestão do capital de giro, no entanto imobiliza menos recursos no longo prazo e, portanto, tende a possuir uma maior folga financeira no curto prazo. Conclui-se que o setor siderúrgico possui melhor desempenho por ter uma margem maior, o que compensa o menor giro do ativo e a principal diferença no comportamento da rentabilidade nos setores observados se encontra na margem, na qual o setor siderúrgico possui margem que na média é 4 vezes maior que a do setor varejista. Sugere-se que sejam feitos estudos futuros com uma maior amostra.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de performance elétrica e financeira de sistema fotovoltaico operando em área costeira: estudo de caso na Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-07) Gonzalez, Júlia de Oliveira [UNIFESP]; Martins, Fernando Ramos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9012359647335296; http://lattes.cnpq.br/0713354401503309; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O litoral brasileiro, em especial a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), tem grande demanda por desenvolvimento social, econômico e ambiental. O setor de geração de energia solar fotovoltaica (FV) está em crescente expansão e ultrapassou 12,1 GW de potência instalada no Brasil, em 2021. Isso o torna uma fonte de oportunidades de inovação e desenvolvimento socioeconômico para a RMBS — área de grande densidade populacional. O presente trabalho apresenta a avaliação de desempenho de um sistema FV instalado na Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, em Santos/SP. O sistema FV opera próximo ao maior Porto da América Latina, responsável por grande parcela das emissões de material particulado na atmosfera na região de estudo. Santos apresenta clima tropical com inverno seco e verão úmido bem caracterizados temporalmente. Esta pesquisa de mestrado investigou o desempenho do sistema FV entre outubro/2020 e setembro/2021, incluindo aspecto financeiro do investimento em geração fotovoltaica distribuída. A metodologia envolveu a aquisição de dados meteorológicos ambientais e de dados de operação do sistema FV estudado; a aplicação do Método de Regressão Linear Periódica; e a utilização de ferramentas computacionais para a simulação de operação e para a avaliação dos indicadores de desempenho do sistema FV estudado. O Método de Regressão Linear Periódica demonstrou que o sistema FV vem operando com uniformidade (sem alterações bruscas) dos indicadores de desempenho avaliados. Os parâmetros de desempenho mostram valores superiores ou similares aos de outros sistemas operados na região, no território brasileiro e no exterior. Por fim, o piranômetro associado ao sistema FV forneceu dados de irradiância solar incidente com algumas disparidades quando comparado com os resultados simulados pela ferramenta SOLergo; A geração de eletricidade observada também foi superior ao estimado pelo pacote Solergo, provavelmente em razão da influência de variáveis ambientais locais não consideradas nas simulações numéricas. Os indicadores de desempenho monitorados no estudos não demonstraram variação significativa entre a seca e chuvosa. O valor de PR variou entre 83% e 95%; e a produtividade Yf apresentou valores no intervalo de 56,4 a 145,8 kWh/kWp. As comparações com os indicadores de plantas fotovoltaicas em operação em outras localidades costeiras e continentais mostram que o sistema FV em operação apresenta desempenho similar ou superior aos demais.