Navegando por Palavras-chave "Acidentes de trânsito"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Adaptação transcultural e mensuração da validade e confiabilidade do Functional Capacity Index (FCI)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-08-31) Yamada, Marina Peixe [UNIFESP]; Whitaker, Iveth Yamaguchi [UNIFESP]; Zanei, Suely Sueko Viski [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8404189458594038; http://lattes.cnpq.br/4954772252354513; http://lattes.cnpq.br/7743557129893916; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: adaptar culturalmente para o português e validar o instrumento de medida de capacidade funcional, o Functional Capacity Index (FCI), à realidade brasileira e verificar as propriedades psicométricas, confiabilidade e validade do instrumento adaptado em pacientes com lesões traumáticas um ano após o acidente de trânsito. Método: pesquisa metodológica que envolveu tradução/retrotradução, adaptação transcultural, incluindo-se avaliação semântica, idiomática, conceitual e cultural e validação do FCI. A versão final foi aplicada a um grupo de pacientes vítimas de trauma após um ano da alta hospitalar. Para verificar a confiabilidade foi utilizado o Coeficiente Alfa de Cronbach. Para a avaliação da validade de construto discriminante comparou-se dois grupos, caso e controle. Para a validação concorrente aplicou-se o índice de Katz e para a verificação da validade convergente, o questionário Injury Severity Score (ISS). Resultados: Após a tradução do instrumento, do total de 58 itens avaliados, oito (13,8%) não apresentaram concordância entre os tradutores. Na retrotradução, seis (10,3%) apresentaram palavras diferentes do original, porém com significados semelhantes. Na avaliação pelo comitê de especialistas, cinco itens (8,6%) não alcançaram a taxa de concordância maior que 90,0%. Após a aplicação do instrumento final, a consistência interna de todos os domínios que compõe o FCI, verificada pelo Alfa de Cronbach, mostrou-se aceitável (? ? 0,7); os valores do FCI correlacionaram-se de forma moderada e significante com os valores do índice de Katz (r = 0,387 e p = 0,006); observou-se que não houve correlação significante entre os escores ISS e FCI (r = - 0,118 e p = 0,415); os valores do FCI foram estatisticamente maiores no grupo caso em comparação ao grupo controle (p<0,001), confirmando a validade de critério discriminante. Conclusão: A adaptação transcultural do instrumento de avaliação da capacidade funcional, FCI, para o português do Brasil, aplicado às pessoas que sofreram acidente de trânsito um ano após a alta hospitalar, permitiu concluir que o instrumento final mostrou resultados satisfatórios quanto à confiabilidade. Em relação à validade, os resultados quanto à validade de critério concorrente e de construto discriminante indicaram resultados favoráveis a sua utilização.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Disposição e alternativas ao dirigir alcoolizado entre jovens paulistanos(Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, 2004-12-01) Pinsky, Ilana [UNIFESP]; Labouvie, Erich [UNIFESP]; Laranjeira, Ronaldo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Rutgers University Center of Alcohol StudiesThe new Brazilian Traffic Code considers drinking and driving as a traffic crime. A health behavior model suggests that much of the young people's risky behavior is not planned and that questions measuring the willingness to drink and drive are useful. In face of the importance of drinking and driving as a national health problem, the objective of the present study was to analyze the behavior willingness among youngsters about to receive their driver's licenses. METHODS: The study was carried out at the São Paulo Department of Traffic (DETRAN-SP) in 1998. Data were obtained from a sample of 2,166 youths, 18 to 25 years old, who took the written drivers' license examination. Data about, among other things, alcohol consumption, willingness and alternatives to drinking and driving in the following year was examined. RESULTS: In general, individuals displayed willingness to both the risky behavior (drunk driving) and to the safe behavior (alternatives as taking a cab or getting a ride). Regression analyzes were done by dividing the sample in three groups. Several significant differences were found between the groups, suggesting that the attitudes and behaviors went on a direction from safer to riskier from groups 1 to 3. CONCLUSION: Findings suggest that prevention efforts preseting a spectrum of alternatives to drunk driving and the enforcement of drink and driving laws would be two useful addenda to the more severe laws created in the 1998 Traffic Code.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O impacto da Lei Seca sobre o beber e dirigir em Belo Horizonte/MG(ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2012-04-01) Salgado, Rogério de Souza; Campos, Valdir Ribeiro; Duailibi, Sérgio [UNIFESP]; Laranjeira, Ronaldo [UNIFESP]; Associação Brasileira Comunitária para Prevenção do Abuso de Drogas; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The scope of this paper is to present comparative data on drinking and driving behavior among drivers in Belo Horizonte in the State of Minas Gerais, in the period from 2005 to 2009, evaluating the impact of Law No. 11.705 (Prohibition), dated June 6, 2008. Data regarding prevalence of this behavior, collected at Sobriety Checkpoints (internationally used methodology) were analyzed using representative samples obtained from drivers on different public roads with intensive traffic in Belo Horizonte (2005-2009), thus permitting analysis of the impact of the new law. In 2008, the data showed a reduction of approximately 50% in the prevalence of individuals driving with any level of alcohol in the blood, when compared to 2007, after the change in legislation. This study showed that the impact caused by Law No.11.705 was marked in the sense of modifying the behavior under scrutiny. However, other control measures need to be added to the current legislation, in order to obtain a continuous reduction of drinking and driving behavior, thereby fostering a culture of sobriety on the road.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Lesões do aparelho locomotor nos acidentes com motocicleta(Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 2010-01-01) Debieux, Pedro [UNIFESP]; Chertman, Carla [UNIFESP]; Mansur, Nacime Salomão Barbachan [UNIFESP]; Dobashi, Eiffel Tsuyoshi [UNIFESP]; Fernandes, Helio Jorge Alvachian [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Study conducted in the city of São Paulo from January 2001 to July 2002 with the goal of analyzing the profiles of individuals involved in motorcycle accidents, evaluating the rider's profile, the circumstances of the accidents, injuries, and the use of protective gear. 387 patients needing only traumatic orthopedic treatment were found, between 16 and 44 years of age, of which 354 were males (91.0%). The most common mechanism of trauma involved a collision between the motorcycle and another vehicle (67.0%) at a speed between 12.5-37.5 mph (73.0%) involving less experienced riders (67.0%) between 21 and 24 years of age (45%), and in which 532 (53.9%) lower limb injuries occurred. Of the injuries, 393 (39.8%) were wounds, 314 (31.8%) were bruises and 212 (21.5%) were fractures [foot, 34 (16%); femur, 32 (15.1%); ankle, 27 (12.7%); tibia, 25 (11.8%)]. Recurring accidents were observed in 231 (60.0%) cases and only 6.0% of the riders were not using protective equipment. Increased speed showed a higher rate of fractures when the Mann-Whitney test was applied (p = 0.001). Research on mechanical and traffic engineering, in combination with supervision and awareness-raising of the population, should be considered the most effective methods of prevention.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil epidemiológico do trauma ocular penetrante antes e após o novo código de trânsito(Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2002-08-01) Silber, Paulo Caldas [UNIFESP]; Souza, Luciene Barbosa De [UNIFESP]; Tongu, Maira Tiyomi Sacata [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Purpose: To study the epidemiologic profile of the patients with penetrating ocular trauma (POT) before and after the application of the new traffic code. Methods: Retrospective study of 253 patients with POT examined at the Ocular Trauma Section (UNIFESP) from January 1997 to April 1999. The patients were divided into 2 groups: Group I, patients with ocular trauma before the new traffic code; Group II, trauma history after the new code. The patients were evaluated regarding different aspects on trauma and ophthalmic evaluation. Results: The epidemiological findings regarding age, sex and race were similar in both groups. In group I, the patients between 21-50 years presented similar trauma etiology distribution, while in group II, in the same age range, they presented predominance of automotive-related trauma. Regarding seat belt use, 60% and 92% of patients were not using seat belts at the time of the trauma in groups I and II, respectively. 60% of the patients in group II mentioned alcohol consumption against 40% in group I. Conclusion: Besides the impact measures taken by state to control accidents, ocular trauma damages continue to be related to preventable risk factors like seat belt use and alcohol consumption.
- ItemSomente MetadadadosPerfil epidemiológico do traumatismo cranioencefálico no Distrito Federal 1991(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1994) Masini, Marcos [UNIFESP]; Bonatelli, Antonio de Pádua Furquim [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Prevalência do beber e dirigir em Diadema, estado de São Paulo(Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2007-12-01) Duailibi, Sérgio [UNIFESP]; Pinsky, Ilana [UNIFESP]; Laranjeira, Ronaldo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Problems due to alcohol use among drivers have been assessed worldwide and studies indicate high morbidity and mortality rates related to drinking and driving. There are few national studies about this subject. Thus, this study was conducted aiming at estimating the prevalence of drinking and driving and testing the acceptability of passive and active breathalyzers. A total of 908 drivers were tested in the main streets of a city in the state of São Paulo, from February 2005 to March 2006. The methodology adopted was sobriety checkpoints. In 23.7% of the drivers some level of alcohol was found in the exhaled air; in 19.4% alcohol level was equal to or higher than the legal limit. The passive breathalyzer was reliable and presented results comparable to the active one. These findings were six times higher than those found in similar surveys carried out in other countries, indicating the relevance of this problem. Specific public policies to fight the problem and more national studies are needed.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sobrevida de pacientes com lesões traumáticas decorrentes de acidente de trânsito após instituição da linha de cuidado ao trauma(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-24) Nascimento, Tatiana Ferreira Chagas do [UNIFESP]; Whitaker, Iveth Yamaguchi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4954772252354513; http://lattes.cnpq.br/0915054571560336Objetivos: Analisar a mortalidade hospitalar de pacientes de acidente de trânsito após a implantação da Linha de Cuidado ao Trauma (LCT) em hospital municipal do Estado de São Paulo, considerando idade, sexo, tipo de acidente de trânsito, tempo de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e hospitalar, tipo de saída da UTI e hospitalar, gravidade da lesão e do trauma, ocorrência de complicações e reinternações; comparar a curva de sobrevivência e verificar fatores de risco para óbito considerando a gravidade do trauma e presença de lesão na região da cabeça. Método: Estudo observacional retrospectivo para análise da mortalidade hospitalar de pacientes de acidentes de trânsito. Dados demográficos, do acidente de trânsito, da hospitalização e da gravidade da lesão e do trauma foram definidos como variáveis independentes e o óbito como variável dependente. Variáveis categóricas foram analisadas aplicando-se o teste qui-quadrado ou exato de Fisher. A sobrevida foi analisada utilizando-se método de Kaplan-Meier e o risco de óbito por meio do modelo de regressão de COX, observando-se nível de significância estatística de 5% e intervalo de confiança de 95%. Resultados: A amostra de 2015 foi constituída com 327 pacientes internados e a de 2017 com 376. Comparadas as amostras, verificou-se que, em 2015, foi estatisticamente mais elevada a frequência de acidentes motociclísticos (58,8%), de procedentes direto da cena (87,2%), dos encaminhados pelos serviços de atendimento pré-hospitalar (91,1%), do atendimento na sala de emergência no período noturno (48,0%), de encaminhamentos ao centro cirúrgico (41%), de complicações intra-hospitalares (24,5%) e de óbitos na UTI (31,4%). Nos dois anos, a mortalidade associou-se àqueles com idade ≥60 anos (37,0%; 23,0%), àqueles com gravidade do trauma mais elevada e aos com complicações (33,8%; 18,6%). Em 2017, a presença de lesão na região da cabeça não se associou à mortalidade (p=0,125). Ao longo da internação, a probabilidade de sobrevida daqueles com elevada gravidade do trauma e com lesão na região da cabeça foi superior. O risco de óbito para pacientes com elevada gravidade do trauma foi relacionado a idade ≥60 anos (4 a 6 vezes maior) e baixos escores da Escala de Coma de Glasgow (RR = 2,676). O risco foi menor em pacientes internados em 2017 (58,3% e 64,4% menor) e naqueles sem complicações (63,0% menor). A idade ≥60 anos também foi associada com o risco de óbito (5 vezes maior) nos pacientes com lesão na região da cabeça, bem como, o quantitativo de lesões (RR=1,743) e escores elevados de índices de gravidade do trauma (5 e 7 vezes maior). Conclusão: A análise da mortalidade em 2015 e 2017 indicou menor risco de óbito, ao longo da hospitalização, em pacientes com maior gravidade do trauma no segundo ano. A mortalidade foi associada, sobretudo, aos idosos e à elevada gravidade do trauma. A possibilidade de tendência na evolução da otimização do fluxo de atendimento e de acompanhamento dos pacientes de acidente de trânsito durante a hospitalização, segundo a LCT, pode ser observada.