EFLCH - Outras produções
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando EFLCH - Outras produções por Autor "Amorim, Vitor"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Banca da Ciência no Contexto do Subprojeto Pedagogia do Pibid Unifesp: a experiência com o vulcão(Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, 2019-10-09) Alves, Larissa Izabelle; Laus, Larissa; Amorim, Vitor; Izidoro, Emerson; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859
- ItemAcesso aberto (Open Access)Brinquedos de Equilíbrio: divulgação científica e interação lúdica(Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, 2019-10-09) Oliveira, João Vitor de; Amorim, Vitor; Izidoro, Emerson; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859
- ItemAcesso aberto (Open Access)Comunicação Científica em Astronomia: um relato do projeto Ellie da Banca da Ciência(Universidade Federal do Paraná, 2021-08) Amorim, Vitor; Vieira, Rui Manoel de Bastos; Izidoro, Emerson; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859O objetivo do programa interinstitucional (Unifesp/USP/IFSP) de divulgação científica Banca da Ciênciaé apresentar conceitos científicos de uma forma lúdica para estudantes da escola básica e para outros interessados. Esse trabalho objetiva descrever a estrutura da Banca da Ciência para divulgação em astronomia. As atividades são realizadas a partir de múltiplas abordagens, com uso de diferentes recursos didáticos, tais como: maquetes, montagens, experimentos, jogos, entre outros, de diferentes temas das ciências naturais (articulando com as humanidades e artes). A partir de diferentes demandas, espaços e formatos de exposição, são caracterizadas e delimitadas as ações em diferentes projetos, neste trabalho pretende-se descrever as ações e características do projeto ELLIE (Exposições Lúdicas de Laboratórios Itinerantes de Extensão).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Comunicação científica em tempos de pandemia: um relato do projeto Ludoteca da Ciência(Cadernos de Resumos do I Seminário Internacional de Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas, 2021-08) Silva, Daniela C.; Fonseca, Daniele M. P.; Teixeira, Beatriz C.; Amorim, Vitor; Izidoro, Emerson; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento da Ludoteca da Ciência da Unifesp-Guarulhos em meio ao contexto pandêmico atual, sendo um espaço que reúne diversos materiais lúdico-didáticos visando vivenciar e divulgar as ciências naturais juntamente às brincadeiras, por meio de experimentos e materiais científicos de baixo-custo e/ou fácil acesso. Durante a pandemia, desenvolvemos um acervo digital e montamos um esquema de postagens semanais onde divulgamos os materiais desenvolvidos pelos estudantes da Licenciatura em Pedagogia da Unifesp-Guarulhos, e reproduzidos posteriormente pelas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube, podendo educadores ou interessados ter acesso ao acervo. As postagens são organizadas em três categorias: vídeos de experimentos científicos diversos, TBT's de eventos e atividades já realizadas e notícias sobre ciência em geral.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A química na formação inicial de pedagogas: um relato acerca de produção audiovisual(V&V Editora, 2021-10) Prado, Livian; Carvalho, Iris; Amorim, Vitor; Izidoro, Emerson; http://lattes.cnpq.br/8397523106470083Em um período de incertezas, a pandemia do Coronavírus marcou a educação brasileira e evidenciou sua fragilidade, assim como trouxe mudanças em relação ao ensino e a aprendizagem, que necessitou levar em consideração o distanciamento social e a necessidade de maior interação por meio de ambientes virtuais. O contexto e a demanda refletiram diretamente nas ações pedagógicas e explicitou, mais uma vez, a necessidade de se investir na formação de professores que, por sua vez, saíram da zona de conforto para enfrentar os desafios que lhes foram postos. As adaptações ao uso dos meios de comunicação, tendo como finalidade o ensino-aprendizagem e o uso frequente de tecnologias dentro da sala de aula, catalisou um processo importante para a contemporaneidade e imputou responsabilidades às escolas de todos os níveis, provocando um desenvolvimento na formação de seus profissionais, que passaram a utilizar vídeos, aulas gravadas, aulas online e plataformas que alteram a relação aluno/professor, criando novas expectativas em relação à postura pedagógica tradicional (CROCCE et al, 2021). Como consequência das mudanças provocadas pela crise do coronavírus, as comunidades escolares acabaram sendo conduzidas ao uso mais efetivo da tecnologia digital que inevitavelmente foi aplicada ao redor de toda atuação docente explorando novas oportunidades, exercendo a criatividade e buscando novas soluções. No entanto, professores e alunos com os mais variados tipos de dispositivos e saberes se depararam com dificuldades para se conectar e, principalmente, interagir com seus pares. Segundo Moran (1995, p.1), o uso da tecnologia em sala de aula “aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional. A produção de vídeos, encontros síncronos, assíncronos e podcasts nos tempos de pandemia fez com que não só o profissional, mas também os recursos se desenvolvessem com o uso escolar, passando a ser um conjunto de ferramentas tecnológicas de suma importância para o ensino. Assim, este relato apresenta a experiência de duas licenciandas de Pedagogia quanto a produção de um vídeo sobre um experimento químico, como estratégia adotada em uma disciplina do curso de graduação da Universidade Federal de São (Unifesp).