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Navegando Administração por Autor "Alves, Giovanna Chiavone [UNIFESP]"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Neuromarketing e técnicas neurocientíficas: apreciação crítica da produção acadêmica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Alves, Giovanna Chiavone [UNIFESP]; Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4402149857270524O neuromarketing surge como um campo interdisciplinar em constante evolução, que busca compreender os processos mentais e emocionais dos consumidores, utilizando-se de técnicas neurocientíficas para aprimorar as pesquisas mercadológicas. O trabalho teve como objetivo avaliar a produção acadêmica concernente às técnicas neurocientíficas de monitoramento ocular, condutância da pele e eletroencefalograma. O referencial teórico discorreu sobre o neuromarketing e a importância das técnicas neurocientíficas de coleta e análise de dados, aprofundando-se no monitoramento ocular, na condutância da pele e no eletroencefalograma. Como procedimento metodológico, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, por meio de um levantamento bibliométrico associado à uma análise crítica da produção acadêmica concernente à área de Marketing com as menções das três técnicas neurocientíficas supracitadas, mapeando as principais plataformas científicas (Proquest, Web of Science, Capes, Scopus, Scielo e Spell), incluindo todos os resultados (1993 a 2022). Com isso, foi possível avaliar o atual estado da arte sobre os assuntos, consolidando o que foi estudado até então, além de possibilitar a sugestão de estudos futuros para o avanço do tema na academia e na prática. Como principal resultado, a análise revelou um crescente interesse na aplicação das técnicas de monitoramento ocular, condutância da pele e eletroencefalograma no contexto do neuromarketing. Além disso, identificou-se uma lacuna significativa na produção acadêmica, ressaltando a necessidade de mais pesquisas para explorar o potencial dessas técnicas na compreensão dos processos mentais e emocionais dos consumidores. Esse panorama enfatiza a importância de uma abordagem interdisciplinar e sugere que há amplas oportunidades para avanços significativos na interação entre neurociência e marketing.