Trabalhos de conclusão de curso de graduação
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Navegando Trabalhos de conclusão de curso de graduação por Orientador(es) "Raimundo, Silvia Lopes [UNIFESP]"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Gênero, raça, classe e espaço na educação infantil: a periferia leste de São Paulo e as crianças pequenas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-12) Costa, Gabriela Carrasco [UNIFESP]; Raimundo, Silvia Lopes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6052585588650816; http://lattes.cnpq.br/8509526725635614O objetivo do trabalho é trazer uma contribuição teórica dos estudos da Sociologia da Infância, para analisar as interseccionalidades de gênero, raça, classe e espaço na Educação Infantil. Ao integrar a dimensão das interseccionalidades, consideramos as dinâmicas da infância contemporânea, trazendo a decolonidade como abordagem alternativa à hegemonia eurocêntrica que busca compreender as experiências das crianças dentro de um contexto histórico e cultural específico. Como estratégia analítica, selecionamos a periferia leste da cidade de São Paulo para exemplificar a formação histórica do distrito do Aricanduva pensando em suas potencialidades para o território, sobretudo educacionais e culturais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mini Cine Tupy - Taboão da Serra: uma reflexão sobre a potência da cultura na periferia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-19) Oliveira, Leticia Zagati de [UNIFESP]; Raimundo, Silvia Lopes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6052585588650816; http://lattes.cnpq.br/0304793638472570O cinema popular desenvolvido por José Luiz Zagati (1950 - 2016) traz à tona uma reflexão sobre as potencialidades na periferia, especialmente no âmbito cultural, e torna-se um ponto focal para investigar o acesso a equipamentos culturais nas periferias e o papel desses na formação das crianças e adolescentes. A discussão contextualiza do cenário da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), ao ressaltar os processos de desigualdade socioespacial que impactam diretamente a vida dos habitantes, limitando o acesso a inúmeros serviços – a análise também enfatiza a relação centro-periferia, inerente ao sistema capitalista, que perpetua as disparidades e levam a população periférica ao enfrentamento diário às dificuldades que lhe são impostas. A pesquisa destaca a importância da cultura como uma forma de resistência, uma busca por expressão, criação e comunicação, num âmbito transformador – bem como o estudo de caso do “Mini Cine Tupy” ilustra como iniciativas culturais locais podem incentivar a criação coletiva, como resistência, em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva. A pesquisa foi desenvolvida tanto por meio de entrevistas com familiares e pessoas que acompanharam a criação do Mini Cine, quanto pela análise de documentos como artigos em jornais e revistas, vídeos e arquivos familiares.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Segregação Socioespacial e Periferização: o acesso desigual ao Ensino Superior na periferia metropolitana de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-12) Abbadia, Camila Ramos [UNIFESP]; Raimundo, Silvia Lopes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6052585588650816O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetiva estabelecer a relação entre a segregação socioespacial resultante da formação territorial brasileira que, por meio de processos espoliativos gerou a periferização, diversas privações e, consequentemente, a desigualdade de acesso à Educação Superior. Nesse trabalho pretende-se, explicitar os diversos fatores que impedem jovens negros, periféricos, trabalhadores e de baixa renda, acessarem a graduação, mesmo com a criação de instrumentos que viabilizaram democratizar o ingresso na universidade, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Dessa forma, para que se concretize os objetivos aqui propostos, será realizada uma pesquisa junto aos estudantes do curso popular Mafalda, na qual os dados coletados irão corroborar com as hipóteses aqui elencadas, como a restrição do ambiente acadêmico à classe média, devido ao processo de formação territorial do país que marca também a produção das metrópoles e suas periferias.