Análise do ciclo de vida do negro de fumo utilizando o software openlca

Data
2023-12-01
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A abordagem da economia circular tem estimulado a adoção da análise do ciclo de vida em relação a uma ampla gama de materiais. A análise do ciclo de vida (ACV) é uma abordagem crítica para avaliar o impacto ambiental de produtos e serviços desde a obtenção das matérias-primas até sua aplicação final. Neste trabalho, será utilizado o OpenLCA, um software de código aberto específico para modelagem de ACV, para avaliar o Negro de Fumo aplicado como material reforçante em pneus de carros de passeio, com base de produção de 2.000 kg de produto e 100 km de transporte em cada trecho entre etapas do ciclo. O OpenLCA funciona a partir de databases e inputs, no caso da produção de negro de fumo, foram fornecidos como entrada óleo pesado (antracênico), o gás natural, ar e água. Os impactos ambientais foram gerados e apresentados satisfatoriamente pelo software, revelando que a fase de consumo do negro de fumo em pneus é a maior contribuinte e 83% dos impactos analisados. A partir dos dados de saída do software, foram apresentadas potenciais reduções de emissões no ciclo de vida do negro de fumo e oportunidades de melhoria do database Agribalyse.
The circular economy approach has stimulated the adoption of life cycle assessment (LCA) for a wide range of materials. The approach of the circular economy has stimulated the adoption of life cycle assessment (LCA) for a wide range of materials. Life cycle assessment is a critical approach to evaluate the environmental impact of products and services from the extraction of raw materials to their final use. In this study, OpenLCA, an open-source software specifically designed for LCA modeling, will be used to assess Carbon Black applied as a reinforcing material in passenger car tires, with a production base of 2,000 kg of the product and 100 km of transportation in each stage of the cycle. OpenLCA operates based on databases and inputs, and in the case of Carbon Black production, inputs included heavy oil (anthracene), natural gas, air, and water. The environmental impacts were successfully generated and presented by the software, revealing that the consumption phase of Carbon Black in tires is the largest contributor, accounting for 83% of the analyzed impacts. Based on the software's output data, potential emissions reductions in the life cycle of Carbon Black and opportunities for improving the Agribalyse database were presented.
Descrição
Citação
Pré-visualização PDF(s)