Procedimentos de enxertia óssea da glenoide para o tratamento de instabilidade glenoumeral anterior com defeito ósseo: quando indicar? Revisão sistemática
Data
2023-12-07
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: Determinar as indicações cirúrgicas de enxertia óssea da glenoide para o tratamento da instabilidade anterior do ombro associadas a melhores resultados clínicos e funcionais, melhores taxas de retorno ao esporte e menores taxas de complicações. Métodos: Essa revisão sistemática foi conduzida de acordo com o PRISMA. Foram incluídos estudos prospectivos que foram subdivididos de acordo com os principais critérios utilizados para indicar a cirurgia de enxertia óssea da glenoide. Grupo de indicações somente radiológicas (grupo R), grupo de indicações radiológicas associadas a indicações clínicas (grupo R+C) e grupo de indicações artroscópicas (grupo A). Resultados: Na busca eletrônica conduzida em Outubro de 2022, 1567 artigos foram selecionados. Após aplicação dos critérios de inclusão, 24 artigos foram selecionados para a revisão sistemática. Em relação aos escores funcionais, o Grupo R foi o que apresentou a maior quantidade de resultados estatisticamente melhores (ROWE, WOSI, SSV e Walch-Duplay). Em relação aos arcos de movimento, o Grupo R teve resultados estatisticamente melhores para rotação lateral e o Grupo A para elevação e abdução. Em relação às complicações, o Grupo R apresentou a menor taxa destas, com significância estatística (2.51%; p<0.001). Não foi possível realizar comparações em relação à taxa de retorno ao esporte pois esse parâmetro não foi avaliado em todos os grupos. Conclusões: O grupo de estudo de indicações radiológicas apresentou melhores resultados nos escores funcionais, melhores resultados em relação a rotação lateral e menor taxa de complicações.
Descrição
Citação
LARA, P.H.S. Procedimentos de enxertia óssea da glenoide para o tratamento de instabilidade glenoumeral anterior com defeito ósseo: quando indicar? Revisão sistemática. São Paulo, 2023. 151 f. Tese (Doutorado em Radiologia Clínica) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. 2023.