Ferramentas educativas sobre as síndromes hipertensivas: promoção do conhecimento durante a gestação

Imagem de Miniatura
Data
2023-11-30
Autores
Itonaga, Beatriz Mayumi [UNIFESP]
Orientadores
Marcacine, Karla Oliveira [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: analisar a produção científica sobre o uso das ferramentas educativas sobre as síndromes hipertensivas e seus efeitos durante a gestação. Métodos: estudo de revisão sistemática da literatura. A busca bibliográfica foi realizada nas bases PubMed/MEDLINE, PubMed, Scopus, BVS, Scielo, Handsearching e busca reversa, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em português e inglês e seus sinônimos em português e inglês, além de palavras diretamente relacionadas a estes descritores. Resultados: foram encontrados 16 estudos publicados no período de 2010 a 2022, na língua inglesa e em 10 países. 68% são estudos qualitativos e um deles trata-se de um estudo metodológico de validação. 32% são de grau B, sendo quatro deles de nível 1d e um de nível 3d. As ferramentas educativas utilizadas foram: 1) livreto / cartilha; 2) folheto e vídeos educacionais; 3) orientações; 4) folheto; 5) aplicativo; 6) atividade de educação em saúde com uso do powerpoint e; 7) programa de ensino planejado. Conclusões: Em conjunto, os estudos incluídos mostraram que as estratégias de intervenção educativa têm um impacto positivo e significativo no aumento da conscientização das gestantes sobre os distúrbios hipertensivos da gravidez, o que pode ajudar a reduzir as complicações graves causadas pela doença.
Descrição
Citação
ITONAGA, Beatriz Mayumi. Ferramentas educativas sobre as síndromes hipertensivas: promoção do conhecimento durante a gestação. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola Paulista de Enfemagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2023.
Coleções