Validação do material educativo “primeiros socorros: cuidando de crianças e adolescentes”

Imagem de Miniatura
Data
2023-10-31
Autores
Baltor, Agatha Ester de Freitas [UNIFESP]
Orientadores
Guareschi, Ana Paula Dias França [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: realizar a construção e validação de conteúdo do material educativo "Primeiros Socorros: Cuidando de Crianças e Adolescentes". Método: trata-se de um estudo metodológico quantitativo, realizado em duas etapas: com a descrição das fases de construção do material educativo digital e validação de conteúdo por um Comitê de Juízes, utilizando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde e aplicação o teste de Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: o material educativo foi construído com base na literatura atualizada, sobre situações de emergência envolvendo crianças e adolescentes, fornecendo orientações de suporte básico de vida, para pessoas sem conhecimento prévio na área. O ebook foi analisado pelos juízes com IVC Global de 0,988, demonstrando a alta concordância entre os juízes. No domínio “objetivos” o IVC Total variou de 0,878 a 1; em “estrutura/apresentação” IVC foi 1; e “relevância” o IVC foi 0,878. Conclusão: o material educativo ebook foi construído, como um recurso didático, para aprimorar o letramento em saúde das pessoas, diante de situações de emergência que afetam crianças e adolescentes, seu conteúdo foi validado por juízes, em relação ao objetivo, estrutura/apresentação e relevância.
Objective: To carry out the development and validation of content for the educational material "First Aid: Caring for Children and Adolescents." Method: This is a quantitative methodological study conducted in two stages: first, the description of the phases involved in the creation of the digital educational material, and second, the validation of content by a panel of judges using the Health Educational Content Validation Instrument, along with the application of the Content Validity Index (CVI) test. Results: The educational material was developed based on current literature, focusing on emergency situations involving children and adolescents. It provides guidance on basic life support for individuals with no prior knowledge in the field. The eBook was evaluated by the judges, resulting in a Global CVI of 0.988, indicating a high level of agreement among the judges. In the "objectives" domain, the Total CVI ranged from 0.878 to 1; for "structure/presentation," the CVI was 1; and for "relevance," the CVI was 0.878. Conclusion: The educational eBook material was created as an instructional resource to enhance health literacy for individuals facing emergency situations affecting children and adolescents. Its content was validated by judges in terms of objectives, structure/presentation, and relevance.
Objetivo: Construir y validar el contenido del material educativo "Primeros Auxilios: Atención a Niños y Adolescentes". Método: Se trata de un estudio metodológico cuantitativo, realizado en dos etapas: con la descripción de las fases de construcción del material educativo digital y la validación de contenidos por un Comité de Jueces, utilizando el Instrumento de Validación de Contenidos Educativos en Salud y la aplicación de la prueba de Índice de Validez de Contenido (IVC). Resultados: El material educativo se construyó basado en literatura actualizada sobre situaciones de emergencia que involucran a niños y adolescentes, brindando orientación básica de soporte vital a personas sin conocimientos previos en el área. El libro electrónico fue analizado por los jueces con un IVC global de 0,988, lo que demuestra un alto acuerdo entre los jueces. En el dominio de "objetivos", el IVC total osciló entre 0,879 y 1; en "estructura/presentación," el IVC fue 1; y en "relevancia," el IVC fue 0,878. Conclusión: El material educativo, en forma de libro electrónico, se creó como recurso didáctico para mejorar la alfabetización en salud de las personas ante situaciones de emergencia que afectan a niños y adolescentes. Su contenido fue validado por los jueces en relación con el objetivo, la estructura/presentación y la relevancia.
Descrição
Citação
Coleções