Elaboração e validação de um cenário sobre preparo de medicamento para infusão intravenosa para Prática Deliberada em Ciclos Rápidos
Data
2023-11-30
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
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Resumo
A Prática Deliberada em Ciclos Rápidos (PCDR) permite que os alunos pratiquem
uma habilidade até a aquisição da competência desejada. Visto que os erros de
medicação são um dos eventos adversos mais frequentes na área da saúde, viu-se a
necessidade da criação e validação de um cenário para o preparo de medicamentos
de infusão intravenosa e que possa ser utilizado na PCDR. Nesse sentido, o objetivo
principal do estudo foi elaborar e validar um cenário sobre preparo de medicamento
para infusão intravenosa para PDCR. O cenário simulado foi elaborado após uma
revisão narrativa de literatura e baseado no Modelo de Simulação de Ensino em
Enfermagem da National League for Nursing. Após a elaboração, o cenário foi
submetido para análise de evidências de validade de conteúdo por especialistas
selecionados baseando-se nos critérios propostos por Guimarães et al, em que
consideram a experiência profissional e de pesquisa na área. Para a análise das
evidências de validade de conteúdo, os especialistas analisaram cada um dos tópicos
do cenário quanto à relevância teórica, clareza e pertinência prática, utilizando-se um
instrumento contendo uma escala de Likert de três pontos: -1=discordo totalmente,
0=discordo parcialmente, 1=concordo. Nesta etapa foi calculada a Razão de Validade
de Conteúdo. Após este cálculo, o CVR obtido foi comparado com a tabela de valor
de CVR crítico, que determina se o tópico do cenário estará validado ou não, de
acordo com o número de especialistas respondentes. Três especialistas responderam
ao instrumento, demonstrando a necessidade de um CVR crítico de 1,00, os únicos
tópicos que não alcançaram o CVR de 1,00 foram o contexto, informações básicas e
design. O cenário sobre preparo de medicamentos para infusão intravenosa para
PDCR foi elaborado e a maioria dos tópicos teve evidências de validade de conteúdo
adequada, mas três precisam de reformulação para uma nova análise. Faz-se
necessário também a análise de evidências de validade de conteúdo pelos estudantes
para garantir a qualidade e adequabilidade do cenário para a população-alvo.