Elaboração e validação de um cenário sobre preparo de medicamento para infusão intravenosa para Prática Deliberada em Ciclos Rápidos

Data
2023-11-30
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
A Prática Deliberada em Ciclos Rápidos (PCDR) permite que os alunos pratiquem uma habilidade até a aquisição da competência desejada. Visto que os erros de medicação são um dos eventos adversos mais frequentes na área da saúde, viu-se a necessidade da criação e validação de um cenário para o preparo de medicamentos de infusão intravenosa e que possa ser utilizado na PCDR. Nesse sentido, o objetivo principal do estudo foi elaborar e validar um cenário sobre preparo de medicamento para infusão intravenosa para PDCR. O cenário simulado foi elaborado após uma revisão narrativa de literatura e baseado no Modelo de Simulação de Ensino em Enfermagem da National League for Nursing. Após a elaboração, o cenário foi submetido para análise de evidências de validade de conteúdo por especialistas selecionados baseando-se nos critérios propostos por Guimarães et al, em que consideram a experiência profissional e de pesquisa na área. Para a análise das evidências de validade de conteúdo, os especialistas analisaram cada um dos tópicos do cenário quanto à relevância teórica, clareza e pertinência prática, utilizando-se um instrumento contendo uma escala de Likert de três pontos: -1=discordo totalmente, 0=discordo parcialmente, 1=concordo. Nesta etapa foi calculada a Razão de Validade de Conteúdo. Após este cálculo, o CVR obtido foi comparado com a tabela de valor de CVR crítico, que determina se o tópico do cenário estará validado ou não, de acordo com o número de especialistas respondentes. Três especialistas responderam ao instrumento, demonstrando a necessidade de um CVR crítico de 1,00, os únicos tópicos que não alcançaram o CVR de 1,00 foram o contexto, informações básicas e design. O cenário sobre preparo de medicamentos para infusão intravenosa para PDCR foi elaborado e a maioria dos tópicos teve evidências de validade de conteúdo adequada, mas três precisam de reformulação para uma nova análise. Faz-se necessário também a análise de evidências de validade de conteúdo pelos estudantes para garantir a qualidade e adequabilidade do cenário para a população-alvo.
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