Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos

Imagem de Miniatura
Data
2022-05-03
Autores
Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]
Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]
Souza, Deise Lopes de
Reis, Regina Célia
Orientadores
Tipo
Artigo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira os egressos de diferentes perfis sociodemográficos e culturais avaliam suas experiências de formação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e as relacionam ao seu crescimento individual. Para tanto, investiga a existência de associação entre características pessoais de ex-alunos a fatores como desenvolvimento da atividade profissional na área de formação, facilidade de obter emprego, nível salarial e continuidade dos estudos. Foi aplicado um questionário online, com link de acesso enviado por e-mail aos egressos dos cursos de graduação, entre os meses de abril e agosto de 2020, sendo obtidas 1.795 respostas. Além dessa consulta, foi utilizado também o coeficiente de rendimento acadêmico acumulado de cada respondente até o final de seu curso, informação extraída do sistema de registro acadêmico da instituição. Com o intuito de verificar o efeito da passagem pela universidade em diferentes grupos de indivíduos, foi elaborado um indicador para diferenciar os egressos segundo seu pertencimento étnico-racial e a experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior. Para o tratamento dos dados, efetuou-se análise fatorial exploratória do questionário de avaliação do curso e testes de Qui-quadrado para mensurar a relação entre variáveis qualitativas. Os principais resultados indicam que as experiências na Unifesp foram positivamente qualificadas e tiveram influência na trajetória pessoal e profissional dos egressos, persistindo, contudo, desigualdades no que se refere à facilidade para se empregar, ao aumento da faixa de renda e à continuidade dos estudos, a depender do pertencimento étnico-racial e da experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior.
Descrição
Citação
Minhoto, M. A.P.,Silvestre, M. A., Souza, D. L. de, & Reis, R. C. dos(2022). Experiências na graduação da Unifesp: Aavaliação de egressos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 30(65). https://doi.org/10.14507/epaa.30.6058Este artigo faz parte dodossiê especial, Experiência do Aluno na Educação Superior Latino-americana,editada porMaria Santelices e Sergio Celis.
Coleções