Auto-organização de nanofibras de fibroína da seda em filmes automontados e sua interação com melanina livre e incorporada em lipossomos

Imagem de Miniatura
Data
2023-04-28
Autores
Santos, Sara de Carvalho [UNIFESP]
Orientadores
Moraes, Marli Leite de [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Os biopolímeros, fibroína da seda (silk fibroin, SF) auto-organizada em filmes nanoestruturados e melanina incorporada em lipossomos, foram investigados neste trabalho, a fim de unificar propriedades já conhecidas dos materiais, ampliando o espectro de aplicações em biossensores de tromboembolismo venoso (TEV). Inicialmente, foi investigada a auto-organização estrutural da SF em filmes nanoestruturados usando diferentes métodos de deposição, o método casting, por imersão vertical contínua de 2h, filmes camada por camada (Layer-by-Layer, LbL) por imersão vertical com e sem secagem e deposição horizontal por gota (drop LbL). Imagens de microscopia de força atômica mostraram que a adsorção da SF sobre o substrato e a formação de nanoestrutura foram influenciadas pelo método de adsorção e a etapa de secagem, sendo a técnica LbL com secagem, tanto o método por imersão quanto por drop LbL, os que apresentaram filmes com estruturas globulares regulares e estruturas em folhas-β, confirmado por dicroísmo circular. A melanina também foi investigada em filmes LbL contendo SF, sendo primeiramente analisada a incorporação da melanina em lipossomos. Medidas de espalhamento de luz dinâmico, potencial Zeta e espectroscopia de fluorescência mostraram maior dispersão e estabilidade da melanina quando incorporada em lipossomos DPPG, assim como imagens de AFM deram diâmetros médios maiores para os filmes do sistema DPPG+melanina, quando comparados com os demais filmes, demonstrando a incorporação da melanina ao lipossomo. A construção dos biossensores com os filmes SF e melanina, assim como a detecção de PDF em diferentes concentrações, foram monitoradas por voltametria cíclica e espectroscopia de impedância eletroquímica. A área do voltamograma e a capacitância em baixas frequências mostraram valores maiores para os filmes contendo a melanina incorporada em lipossomos, e ao adicionar o anticorpo anti-PDF aos filmes, o sistema contendo apenas lipossomos teve maior adsorção do anti-PDF, visto pelo aumento de área do voltamograma e capacitância. Contudo, o biossensor, SF/DPPG-anti-PDF, mostrou melhores resultados na imobilização do anticorpo e consequentemente na detecção do PDF.
Descrição
Citação
SANTOS, Sara de Carvalho. Auto-organização de nanofibras de fibroína da seda em filmes automontados e sua interação com melanina livre e incorporada em lipossomos. Marli Leite de Moraes. 2023. 87p. Dissertação(Mestrado) - Engenharia e Ciência de Materiais, Departamento de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de São Paulo, São José dos Campos, 2023.