Van Gogh e a natureza no Museu de Arte de São Paulo
Data
2023-01-25
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A natureza foi um dos grandes temas da pintura francesa a partir de fins do século XIX. A
investigação sobre a ótica e a intenção de tornar a representação um lugar de expressão da
visão particular do artista, alinhavam-se a uma postura artística que se opunha à mimese tal
como defendida pelo ensino acadêmico. Além disso, no contexto da terceira revolução
industrial, artistas e literatos voltavam sua atenção para aquilo que estava acabando: os
bosques e pradarias que estavam sendo engolidos pelo aumento das cidades e avanço das
fábricas e ferrovias. O presente trabalho tem o intuito de estudar a representação da natureza
nos quadros: Banco de pedra no asilo de Saint-Remy (1889) de Vincent van Gogh e O
Grande Pinheiro (1890-1896) de Paul Cézanne – ambas as obras que fazem parte do MASP.
Pretende-se discutir, sobretudo, a importância das árvores em cada representação. Van Gogh
dedicou-se a representar oliveiras e ciprestes em várias obras, buscando expressar um
“sentimento da natureza”, como afirmou em carta para o irmão, em suas representações. Já
Cézanne fez mais de uma reprodução do pinheiro, que segundo alguns autores fez parte de
sua infância. A temática principal dos quadros estudados aqui é a natureza e a árvore como
um sujeito central da pintura. Pretendo, além disso, traçar análises comparativas entre estas
obras.