Investigação da influência da adição de íons de Jahn-Teller sobre a indução do comportamento magnetoelétrico em cerâmicas a base de PbTiO3

Data
2023-01-11
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Neste trabalho foi realizada a investigação de possível indução de comportamento magnetoelétrico multiferróico em cerâmicas ferroelétricas a base de PbTiO3 através de dopagem com íons Jahn-Teller. A produção dos corpos cerâmicos foi realizada através do emprego da rota convencional de reação em estado sólido. A tentativa de indução de ordenamento magnético, com consequente comportamento magnetoelétrico em cerâmicas de PbTiO3, foi realizada através de dopagens específicas, com íons Jahn-Teller Fe3+, com o objetivo de se comparar os resultados experimentais com o modelo teórico proposto por Bersuker. A partir dos corpos cerâmicos produzidos, foram realizadas investigações das propriedades dielétricas, ferroelétricas, magnéticas e seu potencial fotovoltaico. O objetivo foi de estabelecer uma correlação entre as propriedades elétricas e magnéticas, em função da dopagem, e comparar os resultados obtidos com aqueles previstos no modelo de Bersuker, baseado no efeito pseudo-Jahn-Teller.
Descrição
Citação
Vargas, Natália Florêncio da Costa. Investigação Da Influência Da Adição De Íons De Jahn Teller Sobre A Indução De Comportamento Magnetoelétrico Em Cerâmicas A Base de PbTiO3 / Natália Florêncio da Costa Vargas. - 2022. 50 f. Trabalho de conclusão de curso de Bacharel em Engenharia de Materiais – Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Ciência e Tecnologia, 2022.