• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Tecnologia Oftálmica
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Tecnologia Oftálmica
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Angiografia por tomografia de coerência óptica (Angio-TCO) para o diagnóstico da neovascularização de coróide na degeneração macular relacionada à idade: uma revisão sistemática

Thumbnail
View/Open
ANGIOGRAFIA POR TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (ANGIO-TCO) PARA O DIAGNÓSTICO DA NEOVASCULARIZAÇÃO DE CORÓIDE NA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (632.8Kb)
Date
2023-01-16
Author
Cristino, Amanda dos Santos [UNIFESP]
Silva, Analmiria de França [UNIFESP]
Santos, Leticia Ribeiro dos [UNIFESP]
Advisor
Soares, Tarciana de Souza [UNIFESP]
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
Show full item record
Abstract
Objetivos: Sintetizar as evidências científicas disponíveis e avaliar a capacidade diagnóstica da angiografia por tomografia de coerência óptica (Angio-TCO) no diagnóstico de neovascularização de coróide (NC) na degeneração macular relacionada à idade (DMRI) considerando a angiografia por fluoresceína (AF) como método comparador. Métodos: Foi elaborada a revisão sistemática (RS) seguindo as recomendações do protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A estratégia de busca foi feita nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Scielo, EMBASE, Cochrane Library, Periódicos da Capes e Lilacs e foram incluídos artigos originais publicados nos últimos dez anos disponíveis na íntegra. A avaliação da qualidade dos estudos foi realizada pela ferramenta QUADAS-2 (Quality Assessment of Diagnostic Accuracy Studies). Os desfechos primários avaliados para o diagnóstico da NC na DMRI foram a sensibilidade e a especificidade. Resultados: Foram incluídos 11 artigos nesta RS. A média de idade dos pacientes foi de 58,5 a 79,7 anos de idade. A sensibilidade apresentou valores entre 50% e 94%, e a especificidade entre 67,6% e 100%. O risco de viés avaliado foi considerado baixo e foi considerada boa a qualidade metodológica dos estudos incluídos, revelando resultados positivos e promissores em relação ao diagnóstico com a Angio-TCO. Conclusão: A Angio-TCO apresentou altos valores de sensibilidade e especificidade e demonstraram grande potencial de uso desta tecnologia, com alta capacidade diagnóstica para a detecção de NC em pacientes com DMRI. No entanto, a Angio-TCO ainda não pode ser considerada um método substituto e superior à AF, sendo necessária a construção futura de mais estudos sobre a temática.
Keywords
Tomografia de coerência óptica
Angiografia
Degeneração macular exsudativa
Neovascularização de coróide
URI
https://repositorio.unifesp.br/11600/66765
Collections
  • Tecnologia Oftálmica [34]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV