A influência da mídia social instagram na adesão e escolha de práticas corporais de mulheres

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Data
2022-03-30
Autores
Caetano, Thalita [UNIFESP]
Orientadores
Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender a influência da mídia social Instagram para a adesão e escolha de práticas corporais de mulheres. Trata- se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 45 mulheres, entre 18 e 55 anos, que utilizam a rede social Instagram. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o modelo de entrevista semiestruturada, as quais foram realizadas por mídia on-line e, posteriormente, gravadas e transcritas para um arquivo eletrônico. A análise de dados se deu por categorias não-apriorísticas. Os resultados obtidos demonstram que parte das voluntárias consomem conteúdos no Instagram sobre práticas corporais e sobre esse consumo conseguimos perceber preferências distintas. Também pode se perceber que o conteúdo do Instagram despertou o interesse em experimentar e aderir novas modalidades, trazendo conhecimento para modalidades, até então não conhecidas ou observadas pelas mesmas. Quando questionadas sobre a influência, a maior parte das entrevistadas confirma terem sido influenciadas pela Rede Social. Outras acreditam que não foram influenciadas pelo Instagram em suas práticas, mas dizem que seu consumo tem um efeito de motivação e inspiração para continuar realizando. Como conclusão, a influência confirmada pelo Instagram pode ser um caminho para o incentivo e manutenção das práticas corporais de mulheres, mas sinaliza que necessitamos de mais análises críticas sobre esta influência e os diálogos que estão sendo realizados por este meio, uma vez que as mensagens podem estar tomando caminhos que favorecem o mercado e não a Educação Física.
The purpose of this study is to understand the influence of the social media Instagram for the adhesion and choice of body practices of women. This is a descriptive research with a qualitative approach. The study included 45 women, between 18 and 55 years old who use the social network Instagram. As a data collection instrument, semi-structured interviews were used, which were carried out by online media and, later, recorded and transcribed to an electronic file. Data analysis was performed by non-a priori categories. The results obtained demonstrate that parts of the volunteers consume content on Instagram about body practices and about this consumption we can perceive different preferences. It can also be seen that the content of Instagram aroused interest in experimenting and joining new modalities, bringing knowledge to modalities hitherto not known or observed by them. When asked about the influence, most of the interviewees confirm that they were influenced by the Social Network. Others believe that they were not influenced by Instagram in their practices, but say that its consumption has a motivating and inspiring effect to continue performing. In conclusion, the influence confirmed by Instagram can be a way to encourage and maintain women's bodily practices, but it signals that we need more critical analysis about this influence and the dialogues that are being carried out through this medium, since the messages can to be taking paths that favor the market and not Physical Education.
Descrição
Citação
CAETANO, Thalita. A influência da mídia social Instagram na adesão e escolha de práticas corporais de mulheres. 2022. 63 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.