• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Ciências Farmacêuticas
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Ciências Farmacêuticas
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A importância da química farmacêutica medicinal na formação do farmacêutico clínico: um estudo sistemático utilizando medidas de aprendizagem

Thumbnail
View/Open
Arquivo Pós-defesa Fernanda Domingues Lustoza_FINAL_Capes.pdf (3.297Mb)
Date
2021-01-26
Author
Lustoza, Fernanda Domingues [UNIFESP]
Advisor
Fernandes, João Paulo dos Santos [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado
Metadata
Show full item record
Abstract
Após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Farmácia através da Resolução CNE/CES nº 6 de 2017 o perfil do egresso do curso de Farmácia foi ampliado, devendo este apresentar formação em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. O estudo da Química Farmacêutica deve contribuir não somente para o conhecimento das técnicas de planejamento e descoberta de fármacos, mas também na determinação da influência da estrutura química de uma molécula em sua atividade biológica. O objetivo deste trabalho foi avaliar se o conhecimento da estrutura química, utilizando uma metodologia baseada em problemas contribui na formação de futuros farmacêuticos para atuar no âmbito da farmácia clínica e cuidado farmacêutico, utilizando para tal, medidas de aprendizagem. O estudo foi feito com graduandos dos cursos de farmácia em quatro instituições de ensino superior (IES) da Grande São Paulo (IES de A a D), através da aplicação de questionários pré e pós-exposição de conteúdo previamente elaborado com conhecimentos específicos de Química Farmacêutica, utilizando casos clínicos reais selecionados da literatura. Ao final, foi verificado que as informações visuais relacionadas a conteúdos químico-medicinais contribuíram positivamente no desempenho dos alunos avaliados. O cálculo das medidas de aprendizagem demonstrou que em todas as IES os ganhos de Cohen, Hake e Dellwo foram superiores aos alunos onde os aspectos químico-farmacêuticos foram apresentados (Grupo I) em comparação com os alunos que tiveram apenas informações relacionadas aos aspectos farmacológicos (Grupo II).
 
After the publication of Resolution CNE / CES nº 6 of 2017, the profile of the graduate of the Pharmacy course was expanded, which must present training for the health care of the individual, the family and the community. The study of Pharmaceutical Chemistry should contribute not only to the knowledge of the techniques of planning and discovery of drugs, but also determining the influence of the chemical structure of a molecule on its biological activity. The objective of this work was to evaluate if knowledge of the chemical structure, using an problem-based teaching methodology contributes totraining of future pharmacists to work within the scope of clinical pharmacy and pharmaceutical care, using learning measures for this purpose. The study was carried out with undergraduate pharmacy students from four higher education institutions (HEIs) in Greater São Paulo (HEIs from A to D), through the application of pre- and post-exposure questionnaires of previously prepared content with specific knowledge of Chemistry Pharmacist, using real clinical cases selected from the literature. At the end, it was found that visual information related to chemical-medicinal contents contributed positively to the performance of the evaluated students. The calculation of the learning measures demonstrated that in all HEIs the gains of Cohen, Hake and Dellwo were superior to the students where the chemical-pharmaceutical aspects were presented (Group I) compared to the students who had only information related to the pharmacological aspects (Group II).
 
Keywords
Farmacologia clínica
Química farmacêutica medicinal
Ganho de aprendizagem
Educação em ciências farmacêuticas
Estudos de casos
Medicinal pharmaceutical chemistry
Learning gain
Education in pharmaceutical sciences
Clinical pharmacology
Case studies
Sponsorship
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
URI
https://repositorio.unifesp.br/11600/65823
Collections
  • PPG - Ciências Farmacêuticas [62]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV