A importância da química farmacêutica medicinal na formação do farmacêutico clínico: um estudo sistemático utilizando medidas de aprendizagem

Imagem de Miniatura
Data
2021-01-26
Autores
Lustoza, Fernanda Domingues [UNIFESP]
Orientadores
Fernandes, João Paulo dos Santos [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Farmácia através da Resolução CNE/CES nº 6 de 2017 o perfil do egresso do curso de Farmácia foi ampliado, devendo este apresentar formação em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. O estudo da Química Farmacêutica deve contribuir não somente para o conhecimento das técnicas de planejamento e descoberta de fármacos, mas também na determinação da influência da estrutura química de uma molécula em sua atividade biológica. O objetivo deste trabalho foi avaliar se o conhecimento da estrutura química, utilizando uma metodologia baseada em problemas contribui na formação de futuros farmacêuticos para atuar no âmbito da farmácia clínica e cuidado farmacêutico, utilizando para tal, medidas de aprendizagem. O estudo foi feito com graduandos dos cursos de farmácia em quatro instituições de ensino superior (IES) da Grande São Paulo (IES de A a D), através da aplicação de questionários pré e pós-exposição de conteúdo previamente elaborado com conhecimentos específicos de Química Farmacêutica, utilizando casos clínicos reais selecionados da literatura. Ao final, foi verificado que as informações visuais relacionadas a conteúdos químico-medicinais contribuíram positivamente no desempenho dos alunos avaliados. O cálculo das medidas de aprendizagem demonstrou que em todas as IES os ganhos de Cohen, Hake e Dellwo foram superiores aos alunos onde os aspectos químico-farmacêuticos foram apresentados (Grupo I) em comparação com os alunos que tiveram apenas informações relacionadas aos aspectos farmacológicos (Grupo II).
After the publication of Resolution CNE / CES nº 6 of 2017, the profile of the graduate of the Pharmacy course was expanded, which must present training for the health care of the individual, the family and the community. The study of Pharmaceutical Chemistry should contribute not only to the knowledge of the techniques of planning and discovery of drugs, but also determining the influence of the chemical structure of a molecule on its biological activity. The objective of this work was to evaluate if knowledge of the chemical structure, using an problem-based teaching methodology contributes totraining of future pharmacists to work within the scope of clinical pharmacy and pharmaceutical care, using learning measures for this purpose. The study was carried out with undergraduate pharmacy students from four higher education institutions (HEIs) in Greater São Paulo (HEIs from A to D), through the application of pre- and post-exposure questionnaires of previously prepared content with specific knowledge of Chemistry Pharmacist, using real clinical cases selected from the literature. At the end, it was found that visual information related to chemical-medicinal contents contributed positively to the performance of the evaluated students. The calculation of the learning measures demonstrated that in all HEIs the gains of Cohen, Hake and Dellwo were superior to the students where the chemical-pharmaceutical aspects were presented (Group I) compared to the students who had only information related to the pharmacological aspects (Group II).
Descrição
Citação