Análise da relação entre a qualidade de vida relacionada à saúde em cirurgias com intenção curativa para adenocarcinoma gástrico e a centralização da assistência em hospitais gerais ou especializados

Imagem de Miniatura
Data
2022-08-24
Autores
Pinheiro, Rodrigo Nascimento [UNIFESP]
Orientadores
Lopes Filho, Gaspar de Jesus [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivos: A avaliação da qualidade de vida (QV) pode agregar conhecimento ao estudo do câncer gástrico e esse desfecho também pode ser usado para comparar os resultados em oncologia de diferentes hospitais. O presente estudo objetiva avaliar a relação entre QV e os tipos de hospitais (geral ou especializado) no tratamento de doentes com adenocarcinoma gástrico submetidos a cirurgia com intenção curativa. Método: Este foi um estudo transversal, envolvendo 104 pacientes. Análises descritiva e inferencial foram utilizadas para comparar hospitais gerais e um centro especializado em câncer, avaliando os escores dos questionários FACT-Ga (Functional Assessment of Cancer Therapy – For Patients with Gastric Cancer) e MOS-SF36 (Medical Outcomes Study 36 – Item Short Form Health Survey) para análise de QV (utilizados testes de Mann-Whitney e, ou Kruskal-Wallis); sexo, tabagismo, quimioterapia e testes de Helicobacter pylori (teste Qui-Quadrado de Pearson); alcoolismo, etnia, tipos histológicos de Lauren, localização do tumor no estômago e tipo de cirurgia (Extensão do teste exato de Fisher); e o número de linfonodos ressecados (ANOVA com Fator Fixo). Análise comparativa de sobrevida foi realizada empregando o teste Log-Rank. Resultados: Os grupos se mostraram equilibrados na comparação da maioria das variáveis. Há mais etilistas no hospital geral A e no hospital especializado (p=0,026), há mais negros e pardos no hospital geral A (p=0,002) e a renda é maior no hospital geral B (p=0,037), mas essas variáveis não se relacionam com QV em nossa amostra. O grau de diferenciação celular foi maior no hospital especializado. Doentes do hospital especializado apresentaram pontuações mais altas do FACT-Ga (bem-estar físico, PWB, p=0,006; bem-estar funcional, FWB, p=0,011 e FACT-G total score, p=0,023). Os escores do MOS-SF36 apresentaram comportamento semelhante, mas sem diferenças significantes. Doentes do hospital especializado apresentaram melhores escores em bem-estar emocional (EWB, p = 0,034 e p = 0,047) comparados aos dos hospitais gerais. Não houve diferença na sobrevida entre os três hospitais (p=0,214). Conclusão: Em nosso estudo, foi possível demonstrar a relação entre escores de QV (MOS-SF36 e FACT-Ga) com a centralização da assistência em hospital especializado no tratamento de doentes com adenocarcinoma gástrico submetidos a cirurgias realizadas com intenção curativa.
Descrição
Citação
PINHEIRO, R.N. Análise da relação entre a qualidade de vida relacionada à saúde em cirurgias com intenção curativa para adenocarcinoma gástrico e a centralização da assistência em hospitais gerais ou especializados . São Paulo, 2022. 43 f. Tese (Doutorado em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar) - Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2022.