O ensino do gerenciamento de conflitos para graduandos de enfermagem com o uso da simulação clínica
Data
2022
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: construir e validar um cenário de simulação clínica voltado para o ensino do
gerenciamento de conflitos para estudantes de graduação em enfermagem. Método: trata-se
de um estudo metodológico, no qual inicialmente construiu-se um cenário de simulação a
partir da experiência dos pesquisadores. Posteriormente realizou-se uma análise por experts
da área por meio da técnica Delphi. Para a seleção destes experts, foi realizada uma adaptação
da proposta de Fehring, valorizando a formação acadêmica, em pontuações. Para validação do
cenário, foi utilizada a escala likert contemplando desde “concordo totalmente”, até “discordo
totalmente”. Os dados coletados foram analisados à luz da estatística descritiva, e Índice de
Validade de Conteúdo (IVC), considerando o IVC maior ou igual a 80%. Resultados: Com a
participação inicial de oito experts em simulação clínica e dois estudantes de graduação em
enfermagem, houve a necessidade de três “rounds” para a validação do cenário, chegando ao
IVC >80%. Conclusão: o cenário foi construído, validado e está apto para ser utilizado com
graduandos de enfermagem.