Enfrentamento da pandemia do COVID-19 na atenção primária sob a perspectiva da equipe de enfermagem e do agente comunitário de saúde

Imagem de Miniatura
Data
2022-11-30
Autores
Sacramento, Avynner´s Silva e [UNIFESP]
Orientadores
Sala, Danila Cristina Paquier [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A pandemia de COVID-19 foi desafiadora para gestores, profissionais e toda a sociedade, exigindo respostas imediatas e complexas, em todos os componentes do sistema de saúde. Foi pensado mais em uma reorganização de serviços de APS para enfrentar a epidemia, e menos, nas necessidades dos profissionais de saúde. Por meio de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, objetivou-se compreender as percepções da equipe de enfermagem e do Agente Comunitário de Saúde dos desafios do processo de trabalho na atenção primária durante a pandemia do COVID-19. A produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas, desenvolvidas entre novembro de 2021 e maio de 2022. A análise por meio do conteúdo temático revelou a desconfiguração do trabalho na APS na pandemia e os sofrimentos das trabalhadoras na APS. É urgente, a necessidade de acolhimento, cuidado e valorização destes profissionais no pós-pandemia, provendo recursos, rede de apoio, qualificação para o desenvolvimento de trabalho baseado em dignidade.
Descrição
Citação
SACRAMENTO, Avynner´s Silva e. Enfrentamento da pandemia do covid-19 na atenção primária sob a perspectiva da equipe de enfermagem e do agente comunitário de saúde. São Paulo, 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022.
Coleções