A contribuição da Gestão Democrática e o trabalho do Assistente Social no âmbito da escolar

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Data
2022-08-11
Autores
Santos, Franciele de Jesus [UNIFESP]
Orientadores
Thomaz, Silvia Maria Tagé [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
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Resumo
O presente trabalho teve a intenção de entender os aspectos da Gestão Democrática e a sua contribuição para a educação básica e como ela é importante para a autonomia na educação, além de abordar sobre a forma como o trabalho do Assistente Social é importante no âmbito escolar. O primeiro capítulo discorre sobre a educação nas políticas públicas, em uma análise a partir de autores que foram essenciais para a discussão sobre o assunto. Fazendo esse estudo do funcionamento das escolas públicas, eu pude partir no segundo capítulo para a educação pública em Santos obtendo informações da Secretaria de Educação de Ensino — SEDUC. E com os primórdios da educação em Santos, em meados de XIX, junto ao surgimento das primeiras escolas, pelo qual é citado de forma bem sucinta, com o intuito de trazer um contexto histórico mais preciso. Também no segundo capítulo, a Gestão Democrática nas escolas públicas de Santos são analisadas, levando a conclusões sobre como ela funciona. Levando em consideração a estrutura social das escolas públicas em Santos e as vastas demandas e evasão escolar, no terceiro capítulo o trabalho do Assistente Social é pautado, trazendo aspectos da profissão como um todo e como o Assistente Social é necessário para mediar e solucionar conflitos sustentados de forma teórica-metodológica.
The present work was intended to understand aspects of Democratic Management and its contribution to basic education and how it is important for autonomy in education, in addition to addressing how the work of the Social Worker is important in the school environment. The first chapter discusses education in public schools, in an analysis based on authors who were essential for the discussion on the subject. By doing this study of the functioning of public schools, I was able to start in the second chapter for Public Education in Santos, obtaining information from the Secretary of Education of Teaching — SEDUC. And with the beginnings of education in Santos, in the mid-19th century, together with the emergence of the first schools, for which it is mentioned very succinctly, in order to bring a more precise historical context. Also in the second chapter, Democratic Management in public schools in Santos are analyzed, leading to conclusions about how it works. Taking into account the social structure of public schools in Santos and the vast demands and school dropout, in the third chapter the work of the Social Worker is guided, bringing aspects of the profession as a whole and how the Social Worker is necessary to mediate and solve sustained conflicts. in a theoretical-methodological way.
Descrição
Citação
SANTOS, Franciele de Jesus. A contribuição da Gestão Democrática e o trabalho do Assistente Social no âmbito da escolar. 2022. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.
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