Respostas dos consumidores à falta de produtos no varejo: uma análise considerando o foco regulatório do consumidor em produtos de compra não planejada

Imagem de Miniatura
Data
2022-08-02
Autores
Saito Junior, Marcelo [UNIFESP]
Orientadores
Lopes, Evandro Luiz [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O mercado varejista apresenta uma grande variedade de estudos, principalmente relacionados ao comportamento dos consumidores em diferentes cenários. Um tema muito pertinente neste contexto são os impactos que a falta de estoque pode causar em determinado negócio. Neste trabalho foi abordado como se comportam diferentes perfis de foco regulatório quando um determinado produto, cuja compra não estava planejada (não alvo) está em falta na prateleira de um estabelecimento varejista, identificando como cada um deles reage e o que efetivamente é levado em consideração para a tomada de decisão futura. Para desenvolver este trabalho foi necessário formular um questionário survey com questões de desempenho de consumo, mensuração de foco regulatório e dados demográficos. Após a conclusão da coleta das respostas (109 respondentes validados), a base de dados foi analisada estatisticamente pelo software SPSS. Finalmente a conclusão da análise dos resultados demonstrou que os consumidores de perfil promocional tendem a manter a intenção de compra na loja varejista mesmo se deparando com a falta do produto nas prateleiras ao passo que o consumidor de perfil preventivo reage negativamente, demonstrando queda na intenção de compra, inclusive procurando um outro ponto de venda melhor abastecido.
Descrição
Citação
Coleções