Uma investigação sobre os fundamentos da lógica numa perspectiva transcendental idealista da matemática

View/ Open
Date
2022-07-26Author
Primon, Gabriel Kiredjian [UNIFESP]
Advisor
Castilho, Tiago Nunes [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho dedica-se a investigação de como se justificam alguns conceitos e definições básicos da matemática, mais detidamente acerca das tabelas-verdade na lógica clássica. Como pergunta norteadora temos: "como é possível justificar os princípios lógicos e as definições das tabelas-verdade da lógica clássica, assim como alguns fundamentos da matemática, usando do referencial fenomenológico?". Procurou-se estabelecer uma justificativa fenomenológica dos princípios lógicos (identidade, não-contradição e bivalência) e das definições de algumas tabelas-verdade básicas (negação, conjunção e condicional). No início da dissertação explicou-se brevemente as escolas de pensamento matemático buscando pontuar como elas se distinguem nos seus princípios. Logo, viu-se que existe, de um certo modo, visões distintas dentre as correntes filosóficas do pensamento matemático. O referencial teórico adotado neste trabalho é o da fenomenologia tal como explicitada na referência Mathematics and Its Applications: A Transcendental-Idealist Perspective (SILVA, 2017). Neste trabalho objetivamos prospectar uma interface dos termos da fenomenologia com os fundamentos da lógica e da matemática. Investigamos uma abordagem fenomenológica buscando verificar como é possível investigar os fenômenos a partir das fontes intencionais. Esta pesquisa também propôs explicitar o uso de alguns conceitos básicos da fenomenologia num contexto do âmbito de ensino da matemática a fim de analisar fenômenos que ali aparecem. Também alguns exercícios de lógica clássica são propostos. Como contribuições desse estudo, podemos potencializar e reavaliar o modo como os alunos veem o mundo intervindo em suas “verdades” já pré-estabelecidas. This work is dedicated to the investigation of how some basic concepts and
definitions of mathematics are justified, with more detail about truth tables in
classical logic. As a guiding question we have: "how is it possible to justify the
logical principles and the definitions of the truth tables of classical logic, as well
as some foundations of mathematics, using the phenomenological framework?".
We tried to establish a phenomenological justification of the logical principles
(identity, noncontradiction
and bivalence) and the definitions of some basic
truth tables (negation, conjunction and conditional). At the beginning of the
dissertation the schools of mathematical thought were briefly explained, seeking
to point out how they differ in their principles. Therefore, it was seen that there
are, in a certain way, different views among the philosophical currents of
mathematical thought. The theoretical framework adopted in this work is that of
phenomenology as explained in the reference Mathematics and Its Applications:
A TranscendentalIdealist
Perspective (SILVA, 2017). In this work we aim to
explore an interface between the terms of phenomenology and the foundations
of logic and mathematics. We investigated a phenomenological approach
seeking to verify how it is possible to investigate phenomena from intentional
sources. This research also proposed to explain the use of some basic
concepts of phenomenology in the context of the teaching of mathematics to
analyze phenomena that appear there. Also, some classic logic exercises are
proposed. As contributions of this study, we can enhance and reevaluate the
way students see the world intervening in their preestablished
“truths”.
Keywords
FundamentosLógica
Matemática
Fundamentals
Logic
Math
Collections
- Ciências (Licenciatura) [119]